segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Curry de lentilha e espinafre com leite de côco


Foto retirada do the taste space porque acabei não fotografando o meu...

Curry é uma das minhas paixões culinárias ♥ É quentinho, cheiroso, aconchegante. É ainda melhor no frio ou quando, como hoje, eu estou doentinha :~ Por ser uma comida ardidinha limpa as vias respiratórias e me faz transpirar um pouco, o que é como mágica pra fazer passar a febre e curar meus resfriados. Semana passada tive um dia particularmente difícil por causa disso, então quando fiquei bem o bastante pra levantar da cama (depois da manhã no posto de saúde), fui direto pra cozinha.

Desculpem por pegar foto de outro lugar, mas eu só resolvi postar a receita depois que acabei com tudo, porque achei boa demais pra não compartilhar.

Ingredientes
1 maço de espinafre
2 tomates bem maduros
2 a 3 xícaras de lentilha cozida e escorrida
200ml (1 garrafinha) leite de côco
1 colher (sopa) curry em pó
1 colher (sopa) extrato de tomate
cebola picada, alho moído e sal a gosto

Modo de fazer
Frite a cebola e o alho em um fio de azeite e refogue o espinafre até ele murchar. Eu só uso as folhas e guardo os talos para usar em outra coisa, mas se você não se incomodar com a textura (acho meio fibrosas) pode picar e usar também.
Acrescente a lentilha e o tomate. Quando o tomate ficar bem molinho, pode colocar o curry (se a colher de sopa vai ser generosa ou miserável depende do quão apimentado você prefere), o leite de côco, o extrato de tomate e o sal.
Se você gostar da sopa bem cremosa, pode deixar cozinhar assim, porque o tomate vai soltar um pouco mais de água, mas se preferir algo com mais caldo, pode acrescentar de 100 a 200ml (meia a uma xícara) de água e deixar cozinhar.
Experimente e ajuste o tempero, se necessário.

A maioria das receitas que vejo de curry de lentilha usa a variedade vermelha, mas eu uso a verdinha que é a que eu sempre tenho em casa mesmo.
Você também pode usar grão de bico no lugar de lentilha, se preferir, e ainda acrescentar outros vegetais como abóbora ou cenoura que também fica muito bom e dá um colorido bonito :3 Também pode por uma frescurinha verde (salsinha picada) na hora de servir que fica bonito!

Você pode comer a sopa sozinha ou colocar por cima do arroz branco ou macarrão tipo noodles (eu usei miojo mesmo. Sem julgamentos aqui). No caso do miojo, eu obviamente descartei a bomba de sódio que vem junto e escorri toda a água do cozimento. Coloquei o macarrão em um tigela e cobri com a sopa. Yum yum ♥

2 comentários:

  1. Parece uma delícia! Vou testar ^^

    Obrigada pela dica o/

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a foto pensei "caramba, mano, que coisa linda de se comer com os olhos". Quando vou cozinhar nem sempre os pratos ficam bonitos. Daí eu vi a referência embaixo da foto. Propaganda enganosa isso aê hahaha Qualquer dia desses vou tentar fazer, um dia que der uma esfriada aqui. Quem sabe o povo da minha casa se apaixona por Curry?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...