quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fazendo uma matéria sem ser babaca

Saiu essa coisa grotesca o R7 e o povo ficou com sangue nu zóio. Virou polêmica e alvo de discussão em grupos de moda japonesa no facebook. Eu já postei meu rant a respeito, mas fiquei a vontade de fazer a minha versão não-ofensiva abordando a moda de um país com cultura totalmente diferentes do meu. Porque fazer piadinha preconceituosa é uó.

A 'fashion week' das ruas do Japão
Editoria do Reino de Morango resolveu mostrar um pouco da moda urbana do Japão nessa galeria



Foto: Tokyo Fashion

Começou a semana de moda mais importante do país, São Paulo Fashion Week. Enquanto isso, do outro lado do mundo, os japoneses tem desfiles diários a céu aberto esbanjando criatividade e, em alguns casos, exagero.

O Reino de Morango Fashion Week reuniu alguns looks do Tokyo Fashion, referência mundial em termos de moda urbana japonesa, e mostra para você a variedade de estilos!

Na foto, a jovem incorpora elementos da moda punk, como spikes e caveiras, em um visual que ganha delicadeza com saia rodada e babados.



Foto: Tokyo Fashion

Mesmo os looks mais simples como uma camiseta e short jeans se destacam com um cabelo colorido e flores campestres na cabeça.



Foto: Tokyo Fashion

O cabelo e a maquiagem fazem a diferença mesmo com uma regata branca.



Foto: Tokyo Fashion

O estilo lolita, inspirado em séculos passados, surgiu no Japão e ganhou adeptas no mundo todo (inclusive no Brasil). A garota da foto usa uma versão mais simples e 'oldschool'.



Foto: Tokyo Fashion

Japoneses adoram plataformas e meias-calças. Esse modelo de meia é inspirado nas bonecas BJD (ball jointed dolls).



Foto: Tokyo Fashion

Japoneses não tem medo e misturar estilos diferentes: minissaia vintage, cabelo platinado com corte modelo e jaqueta pesada.



Foto: Tokyo Fashion

Ousar nas sobreposições também parece ser uma característica marcante na street fashion japonesa. E novamente: plataformas!



Foto: Tokyo Fashion

Cores pastéis, orelhinhas, babados, laços, pompons e corações: vários elementos que os japoneses chamam de 'kawaii' (adorável, fofo) em um único look.



Foto: Tokyo Fashion

Shortinho e botas de aparência pesada combinadas com top mais fluido e de aparência futurista e mais um exemplo de como as meias-calças não são mero pano de fundo, e sim peças de destaque na moda japonesa.



Foto: Tokyo Fashion

Preto e branco em listras e quadriculado. Poderia ser um visual comum, mas plataformas, cabelo colorido, suspensórios e o acessório nas pernas e quadril fazem a diferença.



Foto: Tokyo Fashion

Mais um exemplo de look 'kawaii'. A bolsa é da estilista inglesa Vivienne Westwood, muito popular entre jovens japoneses.



Foto: Tokyo Fashion

Essa moça investiu nos tons de azul (inclusive em mechas no cabelo) para montar um look relativamente simples, mas que se torna interessante pelo uso de estampas e clutch metálica.



Foto: Tokyo Fashion

Esse look pode parecer fantasmagórico, mas na verdade trata-se de um estilo chamado shironuri, fortemente influenciado pelas gueixas, pelo teatro kabuki e pelos artistas de visual kei. A moça na foto, inclusive, se chama Minori e é bastante conhecida entre os fãs de moda japonesa por suas fotos bem produzidas e com aspecto fantasioso.



O que acharam? Não é assim tão difícil fazer uma matéria sobre algo excêntrico sem ser absurdamente preconceituoso, né? ^^v Se informar um pouco antes de divulgar informação nunca matou ninguém. Eu mesma quis colocar mais coisa nos comentários, mas como são coisas que eu não tinha certeza preferi me abster. E não é um tanto estranho não ter o nome do autor da "matéria"? Ou será que até eles perceberam o quão ruim ficou e resolveram não colocar por isso?

Ah! Também achei deselegante da parte desse tal de izismile citado como fonte das fotos na "matéria" original. Poxa, tem uma marquinha da Tokyo Fashion na parte inferior das fotos, pra que diabos o fulano coloca a própria marca na parte de cima? Qual o propósito de colocar marca d'água em fotos que NÃO SÃO SUAS? Deve tomar banho de óleo de peroba.

Enfim, acho muito importante ter certa postura quando for divulgar alguma informação, especialmente se você tem um público grande ou site bastante acessado. Mesmo se for em tom de brincadeira, piadas só são engraçadas se o alvo também vê graça. Disseminar intolerância e preconceito nunca é uma boa ideia.

48 comentários:

  1. Só acho que a matéria original deveria ter sido escrita dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? e nem dói escrever assim, direito. Por que não fizeram um esforço no r7 pra, pelo menos, ser respeitoso?

      Excluir
    2. Acho que ser respeitoso não é a proposta do R7, né.

      Excluir
  2. nossa sem comentários!!
    ISSO É UMA MATÉRIA SOBRE MODA JAPONESA!
    meus parabéns, pesquisa é tudo em uma matéria que vai pra internet e linda, vc se superou! Manda la pro R7 !! hauhauah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ^^v Não vou mandar porque não quero esse tipo de gente no meu blog :X

      Excluir
  3. OBRIGADA.
    Tô com muito ódio SÓ por causa da marca de agua em cima das fotos. Tipo, cadê creditos pra Tokyo Fashion?? Foda-se os comentarios de fashionista de tenho-11-anos-minha-mãe-me-deu-um-ipad õ_o
    Tipo, uma """""""""materia"""""""""""""" de internet onde o cara coloca a bunch of pics pra ridicularizar é só o BR sendo BR. Feijão com farofa não precisa de conteúdo, precisa pão e circo.

    Ainda bem que a gente tem vocês, que se importam com coisas que importam, tipo a verdade.



    Take care, take a DEEP DEEP breath!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi também a cara de pau em roubar os créditos do Tokyo Fashion, foi pra mim a cereja no topo.

      Excluir
  4. Ficou bem melhor...Acho que eles deveriam ter estudado todas as modas urbanas japonesas para publicarem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nem precisavam pesquisar a moda (pq eles não demonstraram apenas não conhecer a moda japonesa como a moda em geral... Vivienne Westwood, gente!), ser um pouco menos babaca pra comentar já estaria de bom tamanho.

      Excluir
  5. o esquisitices também mandou MUITO MAL qdo escreveu sobre as esquisitices depois do problema na usina de fukushima... eu cheguei a chorar... sabe... o esquisitice trata as coisas com um certo humor escrachado algumas vezes mas eu acredito que tem certas coisas que DEVERIAM LEVAR A SÉRIO... da uma olhada:

    http://noticias.r7.com/esquisitices/fotos/radiacao-de-fukushima-enche-japao-de-vegetais-mutantes-02092013#!/foto/1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não teve graça nenhuma
      Parece coisa de zueiro BRBRBRBRBR HU3HU3HU3 UGA BUGA
      Aff...

      Excluir
    2. Realmente acho que as mutações se enquadram como "bizarro", mas está longe de ser motivo pra piada! É uma coisa muito séria que compromete a vida e a saúde das pessoas D:

      Excluir
  6. Meus parabéns pela bela matéria, cherie.
    Que sirva de exemplo pra que as pessoas aprendam a entender o que é de fato jornalismo de moda e diminuam essa visão medieval que foi passada pelo R7. É deplorável ver que tem gente que ainda acredita que essas piadinhas cheias de intolerância e falta de senso são engraçadas em algum lugar.
    Seu ponto de vista é compartilhado por muitas pessoas, tenha certeza disso.
    Seu blog é lindo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que o R7 publica não pode ser chamado de jornalismo, muito menos jornalismo de moda, já que ficou claro que a intenção deles na "matéria" foi apenas tirar sarro da roupa alheia, mas ainda assim... argh.
      Muito obrigada! ♥

      Excluir
  7. Adorei a sua matéria ! Ficou simples, mas tá super informativa !
    De qualquer maneira, não acho que vocês devam se sentir ofendidos pelo site do R7. Na verdade, nunca vi nenhum "blog" de lá colocar uma matéria decente. Na verdade, outro dia li uma matéria sobre futebol que eu não consegui entender uma palavra de tão mal escrita que estava. E foi publicada lá.
    Vocês são lindas e o mais importante é que se divirtam se vestindo assim. (Sim, eu também quero me vestir assim, mas decora. Ainda estão me faltando muitos recursos, mas o farei ! ^^) Não liguem pra pessoas de mente fechada, só continuem. Uma hora elas vão ter que acostumar com a ideia ;) E, enquanto isso, vocês não perderam um segundo do seu momento de felicidade ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me ofendo pela matéria em si, mas pela falta de profissionalismo que eles tentam passar por jornalismo. E disseminar preconceito nunca é bom.

      Excluir
  8. Ichigo salvando a pátria!
    Sou a favor de enviar o link dessa postagem pro R7!
    Eu já estou de saco cheio desse monte de informações quando não equivocadas, completamente inúteis na mídia brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, gente, vai que resolvem pegar algo de lolita pra fazer uma "matéria" exclusiva >:

      Excluir
  9. R7 dando sua contribuição para que o preconceito continue caminhando entre nós. Argh...
    O pseudo-repórter anonimo merece uma daquelas tapadeiras de burro, bem fashion e de acordo com seu 'apurado' style!

    Nossa, quanta diferença pra uma matéria bem escrita feito a sua! Ok, tem coisas da moda japonesa que nos parecem estranhas (eu me assustei um pouco com a meia-calça que imita perna de boneca), mas isso não é motivo para hostilizar! ''Esquisito'' só se for pra usar na versão espanhol : requintado,primoroso,extraordinário, delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Ninguém tá pedindo pra amar e achar normal, mas respeito é bom e todo mundo gosta u_u

      Excluir
  10. Isso que é escrever sobre moda. O que me deixou impressionada é que a Record é uma empresa muito grande e cometer um erro grotesco assim...
    E nem o nome do(a) tal jornalista tem na reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja "erro", já que é de propósito, né? x_x Mas não me surpreende vindo da Record...

      Excluir
  11. Muito bom Ichigo,parabéns mesmo!
    Precisa ser enviada para eles,eu fico com muita raiva,pq em tempos em que tanto se fala em preconceito,em direitos,mas as vezes me parece que isso só é importante em se tratando de homossexualidade,parece que falar de preconceito se limita a isso.
    Mas essa "matéria" deles é o que?além de ignorante,agressiva ainda incentiva o preconceito e o bullying,contra pessoas,simplesmente pq vestem algo um pouco diferente.Inaceitável nos calarmos diante disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é uma matéria extremamente preconceituosa e ignorante. Fico feliz que você entenda: não é que a gente se deixe abalar com isso, mas não dá pra fazer de conta que não é nada também.
      Obrigada!

      Excluir
  12. Então. Aí temos uma matéria de MODA que fala sobre STREET FASHION e o jeito de se vestir sem estar alheio ao mundo e sem ser ignorante ou preconceituoso. Parabéns, Ichigo ♥ achei teu texto bem escrito e muito mais neutro - em nenhum momento você julgou as pessoas dos snaps pra dizer se elas tinham vestido tal coisa certo ou errado.

    Seria uma boa se o R7 tivesse um botão 'denunciar', mas já vi que não tem, e o 'fale conosco' deles até agora não respondeu nada pra mim (e pra nenhuma das outras meninas que se manifestou, tenho certeza).

    enfim, parabéns pela matéria ♥ fico feliz que mais gente compartilhe do mesmo ponto de vista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tanta gente entrou em contato e não deu em nada. Espero que pelo menos tenha servido pra eles se tocarem que não agradaram.
      Obrigada ♥

      Excluir
  13. R7 querendo ibope, porque olha... Parece que a coisa tá meio feia, precisa de matéria ~zueira~ para atrair atenção... Tsc tsc...

    Aliás, Ichigo, parabéns pelo post! Como sempre, arrasando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que a gente acaba fazendo as views deles subirem, né? D: hahaha mas fazer o que.
      Obrigada!

      Excluir
  14. Eu vi a versão original ontem e realmente fiquei chocada com a falta de pesquisa por parte de quem teve a coragem de postar isso. Gostei infinitamente mais da sua matéria. rs <3

    http://worldspanda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Fazer piada sem conhecimento, de forma preconceituosa é ..desnecessário...

    ResponderExcluir
  16. Sua versão ficou ótima e não é só porque já conhece mais o assunto. Com um pouco de pesquisa a criatura que fez a matéria com certeza conseguiria fazer algo assim.
    É muito fácil zoar com os outros quando se é uma pessoa preconceituosa e ignorante... Infelizmente essas duas qualidades somadas à falta de profissionalismo é o que acabamos encontrando em moda e jornalismo. Completo nojinho disso ugh.

    Muito obrigada por ter feito essa versão infinitas vezes melhor. E eu espero que o tanto de gente que teve contato com aquela coisa grotesca também veja o que você fez! *palmas*

    Como alguém que também busca informar mais as pessoas sobre estilos diferentes [sempre falo disso na faculdade] e como seguidora casual deles, só digo que precisamos de mais gente como nós nessa vida ;c; porque isso é fazer e estudar moda: livrar-se de preconceitos e buscar informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a pessoa não precisava nem pesquisar, sinceramente, bastava não ser tão nojenta e cabeça fechada. Mesmo não sabendo o nome das coisas dá pra falar sem ofender, não é?
      Muito obrigada ♥

      Excluir
  17. Batendo palmas de pé pra ti Ichigo!
    Como estudante de jornalismo, dá vontade de chorar quando vejo postagens como a do r7. Vou passar quatro anos estudando e tentando me tornar uma pessoa ainda mais aberta ao novo pra ter que lidar com 'jornalistas' como aqueles!

    Seu post foi super bem feito, ta bem escrito e tá puro amor~ O que falta às vezes é informação (é impressionante a quantidade de gente que estuda jornalismo e não quer saber do mundo lá fora!) e os pré-conceitos ajudam bastante na hora de julgar e falar sobre as coisas.

    Enfim, ótimo post. Quem dera que pudéssemos ter mais Ichigos nas redações de moda... Sonho... *suspira*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz só o primeiro ano de Jornalismo, mas pelo pouco que conheci desse mundo dá pra ver que a maioria das pessoas realmente leva a sério (sempre tem um ou outro que não quer nada com nada, né) e é de lascar que tenha gente que nem essa que escreveu essa "matéria" que ganhe pra fazer essas coisas -___-'
      Jornalismo de Moda parece uma área tão legal >: hehehe
      Muito obrigada!

      Excluir
  18. Ichigo sendo mais jornalista que os jornalistas. Sua matéria ficou ótima! Informativa, interessante e inteligente, totalmente o oposto da escrotisse original

    ResponderExcluir
  19. Nossa, a sua matéria está muito boa. Eu gostaria muito que eles, por respeito, trocassem aquela matéria pela sua.

    ResponderExcluir
  20. Foi uma matéria preconceituosa pra gente de cabeça fechada. Aqui no RJ sim tem roupa feia de verdade , as tais "lojas de piriguete" são tão bizarras que nem coleção de inverno tem! Já essas...usaria todas menos o look branco (que respeito) o resto é lindo. Roupa é isso aih , identidade , estado de espírito, ideais. Por pra fora o que se sente, isso é luxo!
    Sua matéria é anos luz melhor que aquilo, happy halloween

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho que não tem necessidade nenhuma de desmerecer outros tipos de roupa (no caso, as roupas de "piriguete") pra defender um estilo.

      Excluir
  21. Incrível! As mesmas fotos da "matéria" do R7, mas com um texto coerente e digno. Você deveria se oferecer para substituir a pessoa infeliz que fez a matéria do R7, afinal alguém foi pago para fazer aquele lixo.

    E fica a dica: ao lado dos botões de compartilhamento no R7 (abaixo das fotos) tem um triângulo preto com uma exclamação dentro. É um botão para "reportar erros", mas que abre uma caixa de mensagens. Já enviei minha mensagem de repúdio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA DEUSMELIVRE DE TRABALHAR LÁ XDDD
      Um monte de gente mandou mensagem pra lá reclamando, mas acho que não deu em nada '-'

      Excluir
  22. Gente,mas essa matéria do R7 é muito ridícula,a pessoa passar 4 anos perdendo tempo dela e dos professores dentro de uma faculdade,ganhar um diploma,e depois escrever esse lixo...desculpem-me a sinceridade, mas é de cair o cú da bunda! Matéria perfeita para os alienados mesmo,que vivem na lavagem cerebral cotidiana.
    Ichigo,super sua matéria,parabéns!
    Bjs Ci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido muito que essa criatura tenha um diploma de Jornalismo (ou de qualquer coisa, na verdade) xD
      Obrigada!

      Excluir
  23. Parabéns pelo post Ichigo!

    No fundo da alma, é preciso MUITA calma pra falar sobre o assunto sem apelar pro baixão calão e vocabulário rude... mandei uma mensagem para o Portal e, surpreendentemente clama, apontei foto por foto as tendências de nível mundial, grifes ocidentais e orientais, o nome dos estilos... enfim, tudo que eles poderiam ter feito e não fizeram.

    Se metade das pessoas que se metesse a falar sobre mode fosse tão sensata como você, não atuaríamos numa área tão banaliza e vista como "fútil".

    Beijos!! (*--*)//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de você algumas dezenas de pessoas mandaram mensagens pro R7, mas se adiantou alguma coisa...
      Obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...