domingo, 5 de maio de 2013

Cuidados com os cabelos

Como pedido e prometido, eis um post sobre meus cuidados com os cabelos :3 Eu não sou lá das mais preocupadas e devotadas aos cabelos, apesar de amá-los muito. Nem tenho muitas fotos que mostrem bem o meu cabelo, acho que nesse post dá pra ver o tamanho dele, e mesmo assim é um pouquiiinho mais longo ao natural, porque é liso.

É muito frequente as pessoas elogiarem e perguntarem o que eu faço com os cabelos e eu costumo responder despreocupadamente que "não faço nada demais". É até verdade que não gasto muito tempo ou dinheiro com ele, mas prestei atenção e vi que faço alguma coisa, sim.



Shampoo e condicionador favoritos

Eu adoro experimentar shampoos e condicionadores, mas sempre acabo voltando pra esses da Natura (amo o fato de ter refil!). O shampoo é pra proteção da cor e o condicionador é pra cabelos ruivos (hehe). Também amo a linha para cabelos coloridos da Botany e a da Phytoervas, têm um cheiro maravilhoso, deixa meus cabelos muito macios e sinto que estão realmente limpos, adoro.
O Johnson's Baby é uma aquisição recente. É importante usar shampoos anti-resíduo para que os produtos não acumulem nos fios e deixem eles pesados (sabe quando você acha que o shampoo não está mais funcionando? É esse acúmulo), mas acho que esses podem ser um pouco agressivos às vezes, e não são tão bons para cabelos tingidos, que tendem a "sangrar", então estou usando esse Johnson's Baby para fazer uma limpeza suave dos fios uma ou duas vezes por semana, antes do shampoo que costumo usar.



Cremes para pentear/sem enxágue

Não uso esses produtos toda vez que lavo os cabelos, só quando sinto necessidade de uma hidrataçãozinha extra.
Esse creme anti-frizz Dove é eterno! Faz anos que eu tenho ele e simplesmente não acabada o_o' Ele endurece dentro do frasco, aí eu coloco um pouquinho de água e voi lá (isso é coisa de pobre e não sei se pode, mas nisso ele está comigo há um tempão G_G).
O da Hello Kitty tem um cheirinho bem suave que é um misto de frutas vermelhas e floral, gosto muito :3 Tenho até review dele e outros produtos da linha aqui.



Proteção térmica

Eu raramente uso chapinha ou baby liss, e deteeesto secar o cabelo com secador (só quando tenho que lavar ele à noite e no frio mesmo) e sei que evitar essas coisas contribui para um cabelo mais saudável. Contudo, quando eu preciso usar, é indispensável proteger os fios. Eu tenho usado esse protetor térmico da Avon há algum tempo, mas aceito indicações porque quero parar de usar coisas da Avon :)
Além do protetor térmico também passo um reparador de pontas, pra uma proteção extra.



Produtos complementares

Essa máscara da Pantene é outra coisa que não acaba nunca, nem sei quando comprei D: É pra ser usada de duas a três vezes por semana, mas eu uso quando eu sinto o cabelo seco ou rebelde (devia usar mais como prevenção, mas eu não lembro x_x).
O creme noturno da L'oréal eu uso nesse esquema também, mas confesso que não sinto nenhuma mudança significativa, e ainda por cima não rende nada no meu cabelo (a recomendação é uma porção do tamanho de uma noz, mas pro tanto de cabelo que eu tenho tem que ser umas 3 ou 4 vezes essa quantia? o_õ).
Enfim, são produtos "extra" mesmo, um complemento que nem sempre consigo usar por falta de hábito e excesso de preguiça. Shame on me.


De produtos isso é tudo (tem pomadas modeladoras e spray, mas não entra na parte de cuidados necessariamente). Como podem ver não é um arsenal extenso nem dispendioso. Acho que o que faz mais diferença pra mim são certos hábitos que eu tenho e que contribuem para um cabelo mais bonito.

Evitar ao máximo lavar o cabelo em água quente
Não vou dizer que eu não faço isso nunca porque né? Tem dias que o frio é demais. Mas além de danificar os fios o calor ainda estimula a produção de oleosidade na raiz. Se não dá mesmo pra deixar de lavar na água pelo menos morna tente fazer um esforço pra dar uma enxaguada na água fria. Ajuda a fechar as cutículas do fio e deixar o cabelo mais brilhante!

Não lavar o cabelo todo dia
A menos que esteja muito calor ou que você tenha feito muito exercício é dispensável lavar a cabeça todo dia. Antes eu achava insuportável, mas tirando as situações em que eu citei é passável (mas ainda tenho nojinho quando alguém me fala que lava o cabelo uma vez por semana, desculpa). Eu lavo o cabelo dia sim dia não ou a cada dois dias e notei que eles ressecam menos.

Não torcer o cabelo nem esfregar a toalha
Isso contribui pra quebra e queda dos fios! Aperte o cabelo para retirar o excesso de água, não torça! Da mesma maneira, aperte a toalha nos fios para secar, não esfregue.

Cortar as pontas com frequencia
Eu mesma corto e pinto o meu cabelo, tanto pra economizar dinheiro quanto por preguiça de ir ao salão. Costumo aparar as pontas sempre que sinto elas muito cheias de pontas duplas, mas quando eu mantinha franjinha reta era muito mais frequente (coisa de cortar a cada quinze dias, e não vencia!). Meu cabelo sempre cresceu rápido e acredito que aparar de 2 em 2 meses ou mesmo de 3 em 3 meses ajuda a manter o cabelo mais forte e saudável. Por experiência própria, acho que não cortar ele nunca não só não ajuda a crescer rápido como também deixa os fios vulneráveis e quebradiços.


E esses são os cuidados que eu tenho com os cabelos :D Tem algum desses itens que você já seguia ou que pretende seguir? Quais produtos e dicas recomendam? Falem nos comentários ♥

17 comentários:

  1. Nossa, eu sou MUITO chata com produto pra cabelo, ainda mais por causa da coloração. Infelizmente percebi agora que vou ter que abrir mão do shampoo de manutenção de cor da dove que tava usando pra voltar a usar shampoo anti-caspa :\
    eu não costumo usar nem chapinha e nem secador (le mãe ficou com ele) e ainda tô procurando um protetor térmico com bom custo/benefício. Vivo mudando as máscaras que uso no cabelo, mas não gosto de gastar fortunas com elas e sempre costumo "batizá-las" com ampolas de vitaminas. É, eu sou bem chata com isso mesmo, mas a saúde do meu cabelo vem em primeiro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem cabelo colorido sofre mais mesmo né D: É um dos motivos que me fez desistir de pintar de alguma cor diferente...

      Excluir
  2. Tenho um cabelo bem parecido com o seu,só que não é tingido :) também não faço muita coisa nele,raramente eu uso secador e a ultima vez que coloquei um babyliss foi há 2 anos atras,até porque meu cabelo não dura mais que 2 minutos enrolado,mesmo com um monte de laquê.Acho que a única 'frescura' que eu tenho com ele é de usar toda semana o shampoo anti resíduos (meu cabelo é oleoso demais x_x) e o creme de hidratação.Meu condicionador preferido é o da tresemmé pra cabelos secos,ele deixa meu cabelo mais macio do que quando eu uso o creme hidratante,recomendo bastante :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que quanto menos coisa a gente fizer no cabelo melhor D: Mas eu não consigo mais me ver de cabelo preto, sei lá ;^;
      O meu cabelo também não parava com cachos, muito liso e muito pesado, o jeito é pegar mechas com meia dúzia de fios por vezes, tacar pomada e spray heh :~
      Eu não me dei bem com a Tresemmé... o shampoo e condicionador fizeram meu cabelo sangrar pra sempre (é normal que saia um pouco de tinta na primeira ou segunda vez que lava depois de tingir, mas até os frascos acabarem, uns dois ou três meses depois, meu cabelo AINDA tava sangrando G_G), fora que deixou eles meio quebradiços e tava caindo mais que o normal... fiquei traumatizada. Mas ainda não é pior que Seda que abre FERIDAS no meu couro cabeludo >_< medo.

      Excluir
  3. Ichigo, eu também não vou ao salão, mas não sei cortar além da franja. Será que você poderia ensinar como cortar a parte de trás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, tudo o que eu faço é prender um rabo de cavalo pra frente e cortar na altura que eu quiser, assim ele fica em camadas e mais ou menos simétrico, depois eu só desfio mais com a gilette.

      Excluir
  4. Adorei suas dicas! Preciso seguir essa de não torcer e nem esfregar o cabelo com a toalha porque eu sempre faço isso.

    ResponderExcluir
  5. Dá até tristeza ver um post de cuidados com os cabelos.. porque eu nem hidrato nem nada, sou muito largada nesse quesito UDHASUD O seu cabelo dá até gosto de ver nas fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo algumas pessoas postando rotinas mirabolantes e fico tipo "aw... 'kay" D: hauehuaehu
      mas seu cabelo é tão bonitinho, poxa i.i

      Excluir
  6. Bem interessante ler sobre esse xampu anti-resíduos. Estou em um dilema incrível, porque meu cabelo é oleoso e não consigo encontrar um produto que se de bem com ele: parece que viciam rápido demais... Então pensei em tentar incluir o anti-resíduo no tratamento! ^^ Eu não cuido muito não, mas está sempre apresentável: cortadinho, limpinho, cheirosinho! Não consigo não lavar todo dia: só quando sei que não vou sair no dia seguinte. Fico aflita, procurando espelhos para ver o aspecto dele o tempo todo... x.x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anti resíduo ajuda mesmo :3 (ou no meu caso, o Johnson's ^^v)
      Ah, o mais importante é estar limpo, né? xD No resto dá-se um jeito.
      Estou querendo um shampoo seco agora!

      Excluir
  7. Esse Defrisante: Pós-Reposição Gold Black RMC System - 300g, é puro amor <3 Eu só acho que pra você vai durar eternamente mas vale muito a pena, sabe aquele chiado da chapinha? aquele cheiro de coisa quente/queimando que sobe? o laranja do cabelo meio queimado? Esse defrisante tira tudo isso, você usa a chapinha que nem sente :3

    ResponderExcluir
  8. Por que vc quer parar de usar produtos da avon? E faz um post com dicas para aparar os cabelos, por favor. Muito util para todas que nao temos paciencia para ir aos saloes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque voltaram a testar em animais... se é que tinham parado mesmo, né?
      Vou ver se gravo um vídeo da próxima vez que for cortar! ^^v

      Excluir
  9. Eu acho cabelo ondulado e cacheado nas pontas lindo, mas nas vezes em que fiz baby liss (e olha que foi no salão) as pontas ficaram arrebentadas. Eu desanimei do baby liss ainda mais depois que o meu atual cabelereiro disse que danifica o cabelo que nem a chapinha e digamos que as minhas experiências passadas com chapinha não são muito boas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...