domingo, 5 de agosto de 2012

A definição de "ita" no Japão

Esse artigo foi postado no grupo lolita do facebook e achei muito interessante, porque fala do que é ser ita do ponto de vista das lolitas japonesas. É ainda mais interessante se você levar em consideração o quanto algumas ocidentais (brasileiras principalmente) reclamam de lolita ser muito difícil e cheio de regras e algumas até usam como argumento que no Japão não tem nada disso! Sempre duvidei que não tivesse nada disso, afinal de contas o estilo surgiu lá. Então surgiu esse artigo falando de mil razões pelas quais você pode ser considerada ita e... ONDE ESTÁ SEU DEUS AGORA? É claro que não quer dizer que se você não seguir o padrão das japonesas você vai ser ita, é só a título de curiosidade, pra mostrar que lolita fail tem em todo lugar e que "regras lolita" não é uma invenção ocidental.

Bem, vamos a tradução ^^v Comentários em itálico são meus.


Olá a todas.
Recentemente, enquanto eu navegava pela internet sobre moda lolita, eu encontrei um post/artigo em japonês sobre "ita lolita" e como as lolitas japonesas julgam isso. Depois de ter lido sobre isso eu percebi que as lolitas internacionais e as lolitas japonesas tem padrões muito diferentes quanto a questão "ita".
Esse é o post que eu li: Como você julga / define uma ita?


O post original em japonês

Eu achei muito interessante, então eu gostaria de compartilha-lo com todos e traduzirei para o inglês (e eu para o português, derp xD). De qualquer forma meu inglês é bastante limitado então por favor suportem meu inglês estranho.

Antes que eu entre nos detalhes sobre a ita japonesa, eu gostaria de levantar uma questão. O que é ita?

Há muitas maneiras e regras para definir uma ita, tais como usar renda barata e vestidos de cetim. Coordenação errada com sapatos errados, usar uma fantasia de maid ou uma fantasia de personagem de anime, não usar uma anágua ou bloomer por baixo da saia, não usar uma camisa por baixo do JSK, mostrar muita pele, ser muito sexy... blablabla... Sim, isso continua eternamente se você quiser entrar em detalhes. De qualquer maneira eu quero deixar algum espaço para falar sobre a definição japonesa de ita.

Então a conclusão breve de ita é:

Se você viu alguém usando "lolita" e você começou a pensar: "Espere aí. Tem algo de errado com o outfit dela. Nossa, ela está estranha, espero que as pessoas não confundam esse outfit com lolita, oh eu estou feliz que eu não usei aquilo." Esse "alguém" faz você pensar assim, então ela é uma ita.

Lembre-se de como nós primeiramente nos atraímos pela moda lolita? Nós vimos nossas amigas, algumas imagens de revistas, na internet ou numa vitrine de uma loja de brand lolita? E nós nos apaixonamos pelo visual? Nós somos atraídas por eles porque eles parecem tão adoráveis e perfeitos. Eu posso dizer a vocês com 100% de certeza que esses definitivamente não são ita. Quando você viu uma ita você não queria se parecer com uma.

A seguir entrarei em detalhes sobre a ita japonesa.

A moda lolita surgiu no Japão e tem uma longa história desde o final dos anos 80 até o começo dos anos 90. Eu me lembro que comecei a usar lolita quando estava na faculdade em 1990. Devido a história de lolita ser maior no Japão, há muitas regras que se desenvolveram durante esse período para as lolitas japonesas para seguir e algumas delas são muito estritas comparadas ao padrão internacional. Desde a maneira de coordenar o outfit até o comportamento e a linguagem que elas usam.

Neste artigo, a autora agrupou em 6 seções.

痛ロリの条件 As condições de uma ita no Japão

A:【体型・メイク・ヘアスタイル】 Penteados, maquiagem e corpo

・肥満体型
Excesso de peso
・ブサイク
Mulher de má aparência
・高校生以上なのにノーメイク
Não usar maquiagem se você está na idade do colegial ou acima
・ギャルメイク(ギャルロリ)
Maquiagem Gyaru / Gyaru Lolita
・眉毛や産毛がボーボー
Não afinar ou definir as sobrancelhas
・ボサボサヘア
Cabelo bagunçado
・ひっつめヘア(後ろで結んだだけの髪型)
Apenas maria-chiquinhas para trás sem nenhum outro arranjo especial
・ファッションウィッグではなくコスプレウィッグをかぶっている
Usar uma peruca de cosplay ao invés de uma peruca apropriada


Na minha opinião, eu acho que é ridículo julgar alguém que é grande, ou acima do peso ou feia. De acordo com esse padrão, se você estica demais o shirring você é considerada como acima do peso. Ok, eu tenho que admitir que eu me encaixo nessa condição. Eu sou grande e estou acima do peso e eu sempre uso meus vestidos com o shirring esticando ao máximo, mas eu ainda posso fazer um bom outfit lolita!
De qualquer forma todas nós sabemos que há algumas pessoas por aí apontando para nós, pessoas acima do peso, e rindo pelas nossas costas. De fato, uma triste verdade.

Sobre a maquiagem, eu tenho que concordar com esse. Eu acho que o equilíbrio de todo o look é muito importante. Você colocou tudo em você e você já fez um bom trabalho, então não vai levar muito tempo para se maquiar. Pelo menos batom. Isso irá completar todo o visual e parecerá agradável.

Sobre a parte de gyaru lolita, por que lolitas no Japão odeiam gyaru lolita? Isso é devido a gyaru lolita ter começado com um grupo de hostess de clubes noturnos (Ageha) que usam às vezes para o trabalho para atrair homens. Isso faz com que gyaru lolita tenha um certo significado sexual que é algo que as lolitas odeiam.

Sobrancelhas e cabelo. Como eu sempre digo, equilíbrio é muito importante. Maria-chiquinhas altas com as pontas cacheadas finalizariam todo o look. Não é difícil fazer isso. Já que nós já colocamos todo tipo de coisas em nós mesmas, não faz mal adicionar um toque ao nosso penteado. Algumas vezes eu vejo uma lolita muito adorável com outfit e coordenação perfeitos, mas as sobrancelhas a denunciam. Parece com um delicioso bolo em que você esqueceu de colocar açucar.

A questão de perucas apropriadas versus peruca de cosplay. Eu acho que a maioria das lolitas internacionais não entenderia isso. Bem, geralmente uma lolita apropriada não usa uma peruca realmente colorida. O máximo que podem fazer é usar uma peruca loira, ou loiro com um toque de rosa ou mint. A maioria delas fica no castanho claro ou castanho acinzentado como você pode ver na GLB e Kera. Há algumas usando perucas coloridas, mas elas não chamam a si mesmas de lolita, mas fairy kei ou decora lolita (que são diferentes tipos de grupos de moda e eles tem suas próprias regras também).

Você pode pensar "Hey, eu vi esse poster da AP e eles usam perucas rosa/azul", é verdade, mas a peruca é para combinar com todo o design do poster e não é realmente pela moda em si. Portanto ainda irá parecer muito cosplay para a maioria das lolitas do Japão se você tiver uma peruca colorida.

Por mim, eu amo perucas coloridas, então eu não me importo de usar, mas eu sou muito cuidadosa com a qualidade da peruca, assim não parecerei muito barata usando. De qualquer forma eu tento não usar muita cor na minha cabeça por causa de toda a atenção que será desviada para a cabeça ao invés das roupas.

Nessa parte concordo com a parte de sobrancelhas, cabelo, maquiagem e peruca. Acho que lolitas poderiam se preocupar mais com a aparência em geral, não apenas com o que vestem. Quanto a perucas coloridas, não tenho nada contra, acho muito bonitas quando bem coordenadas, mas realmente é necessário prestar atenção à qualidade: uma peruca brilhosa e rala estraga qualquer outfit.

Quanto a gyaru, aqui no Brasil não vejo essa rixa ridícula entre estilo, então nenhum problema em usar maquiagem/penteados gyaru em lolita.

Sobre discriminar lolitas gordinhas ou menos bonitas... ridículo '-' Não vou mentir quanto a isso, tem gente que não gosta, mas não é isso que proíbe alguém de usar lolita, né? Por favor...



B:【明らかにロリィタに合わないアイテム】 Algo que definitivamente não é um item lolita

・ローファー(中高生に多い)
Sapatos escolares (aqueles loafers/mocassins de colegiais, por exemplo)
・一般的なスニーカー
Tênis normais
・ピンヒールのパンプス
Salto alto
・ポインテッドトゥのパンプス
Sapatos de bico fino
・メガネ
Óculos

Bem, bem. Não cometemos todas esses erros quando começamos a usar lolita? Eu na verdade acho que você pode combinar moda lolita com saltos ou sapatos de bico fino, mas realmente depende do tipo de lolita que você está usando. Gothic ou classic pode funcionar, mas sweet? É um pouco difícil de combinar.

Óculos! Sim, eu fiz um artigo sobre como usar óculos em lolita (não tenho certeza, mas acho que é esse aqui), está se tornando comum usar óculos com armações grandes dos anos 80 com o seu outfit e eu acho que pode ficar muito bom se você escolher a armação certa, mas nunca a armação fina de meral dourado, por favor.

De qualquer forma, se óculos são algo que você certamente precisa para uso diário eu não vejo nenhum mal nisso. Não te faria menos lolita ou uma ita se você tiver um outfit bem balanceado que seja agradável de olhar.

Eu fiz um post sobre lolitas de óculos aqui e particularmente não acho que seja uma interferência tão grande no outfit a ponto de não poder usar em todo caso.


C:【着こなし】 Coordenando

・JSKをインナーやボレロ無しで直接着用
Não usar uma blusa ou bolero ou camisa por dentro
・パニエ&ドロワーズを穿かない
Não usar anágua ou bloomer
・冬なのにコートを着ない
Não usar um casaco mesmo se for inverno e estiver nevando lá fora
・素足
Sem meias ou meia-calça
・大胆な露出
Mostrar muita pele
・コーディネートがチグハグ
Coordinate que não combina
・雑誌や広告のコーディネートをそのまま着た「制服ロリィタちゃん」
Usar exatamente o mesmo coordinate como um poster ou revista como "uniform lolita"
・頭もの&アクセサリーが無い
Nenhum acessório na cabeça
・しわくちゃヨレヨレ
Montes de amassados e manchas
・汚れたり破れたりしている
Montes de rasgos ou sujo

Coordenação! Esses são realmente difíceis. Eu acho que a maioria dessas são regras básicas da moda lolita, embora eu ache que a idéia de "uniform lolita" é muito interessante. A idéia é que mesmo que você esteja usando lolita você não usa todo o outfit do mesmo designer, como você pode ver nos street snaps da GLB ou Kera. Nenhuma delas está usando todo o outfit da mesma brand. Eles misturam e combinam com diferentes brands e criam seu próprio estilo.

Para mim é um tanto difícil e eu geralmente caio na armadilha do "uniform lolita" porque é mais fácil. Bem, todas nós começamos copiando coordinates das revistas e da internet e gradualmente desenvolvemos nosso próprio gosto, então não há nada para se envergonhar nisso. Então, quantos itens você pode usar juntos da mesma marca sem parecer com "uniform lolita"? Eu diria três itens. Você tem headbow, JSK/OP e meias combinando. Ou Headbow, JSK/OP e bolsa, ou JSK/OP, meias e sapatos. Nunca use tudo junto, como headbow, JSK/OP , blusa, meias, sapatos e bolsa. Isso fará você parecer uma publicidade grátris para a marca desse designer.

Nós todas precisamos parecer limpas e asseadas mesmo se não formos uma lolita, é senso comum. Eu sei que é difícil passar os vestidos, passar a vapor é a opção. Alisa as rugas e também remove odores.

Sobre isso de usar jsk sem camisa/bolero e não usar meias, muitas lolitas ocidentais são contra, mas acho que aqui no Brasil tem uma aceitação maior por causa do clima (e por causa do clima ninguém é obrigado a usar casaco quando... neva). Embora esses itens deixem o outfit mais completo, a ausência deles não faz de você automaticamente uma ita.

O negócio de usar um outfit todo de uma brand só é pira de japonesa, porque muita gente usa fullset de uma print só. O máximo que acontece é algumas pessoas acharem falta de criatividade, mas ita? Lol no.

E sobre o estado das roupas que você usa... óbvio, né? Ninguém sai com roupa rasgada/suja/amassada como se tivesse sido mascada e cuspida... espero o_õ



D:【コスプレロリータ】 Cosplay lolita

・BODY LINEなどのコスプレ衣装
Comprar roupas cosplay lolita da BODY LINE
・アニメのゴスロリキャラのコスプレ衣装
Usar mesmo estilo de personagens de anime ou quadrinhos
・そもそもコスプレやメイドとロリィタを混同する
Vestir-se como maid e chamar isso de estilo lolita

Eu acho que a maioria das lolitas japonesas não gosta da Bodyline. Eu estou ok com isso. Na verdade eu gosto de alguns dos produtos, como os sapatos. Eu comprei algumas coisas deles e eles sempre tem sapatos em tamanhos grandes, então eu não me importo em usar seus produtos. De qualquer maneira, se estou no Japão eu não uso Bodyline para ir a uma loja de designer porque eu sei que algumas prints da Bodyline são cópias dessa brand e eu não me sinto confortável.

Eu não preciso nem passar por essa moda anime ou maid porque eles são cosplay e não lolita.

PS: Eu recebi algumas perguntas sobre Bodyline. Por que as lolitas japonesas não gostam da Bodyline?

Pela minha própria pesquisa, e também minha experiência como uma lolita japonesa em uma comunidade lolita japonesa eu acho que é porque a Bodyline tem uma má reputação na comunidade lolita japonesa. Uma das razões é que a Bodyline não era uma loja de roupas lolita quando começou. Era uma loja de fantasias e lingerie sexy para a indústria sexual e pornográfica no Japão e recentemente mudou para uma loja lolita devido a popularidade do cosplay e da moda lolita no exterior. De qualquer forma você ainda pode perceber que era uma loja de moda sexual pelo nome "BODYLINE". De qualquer maneira a maioria dos homens japoneses hoje em dia ainda reconhece a Bodyline como uma loja sexual e é algo que as lolitas japonesas tentam evitar.

A segunda razão é que Bodyline na verdade é uma loja chinesa, mas tentam se afirmar como uma loja japonesa, o que compra a raiva da maioria das lolitas japonesas, porque a maioria das lolitas não quer que as pessoas confundam a Bodyline com o padrão japonês de qualidade.

Há alguns links sobre o que outras lolitas japonesas pensam sobre Bodyline aqui, aqui e aqui.

Sobre maid e cosplay, todo mundo tá cansado de saber. Sobre a BL... bem, vai de cada um. Nem todo mundo compra brand, nem todo mundo prefere o taobao, e felizmente aqui ninguém vai achar que você comprou seu jsk no sex shop.


E:【ブランド・手作り】 Brand, Handmade

・「厨ブランド(中高生向けの安いメーカー)」と呼ばれるブランドのアイテム
Brands baratas (para colegiais)
・技術不足でセンスの無い、安っぽい手作りロリィタ服
Vestidos lolita mal feitos com péssimo senso de moda

Brand barata. Eu não conhecia isso, então eu fiz uma pesquisa na internet sobre o que é 厨ブランド (brand barata). Como eu pensei, Bodyline, Nissen e Dream V apareceram na lista. O que me surpreendeu foi que grandes nomes também apareceram em 厨ブランド (brand) barata), tais como h.NAOTO, Maxiciman e Putumayo. Eu acho que a série h.NAOTO frills parece um pouco ita a despeito do preço. De qualquer forma eu acho que é uma das características do designer e nós não deveríamos criticar só porque não é exatamente o nosso gosto.

Itens handmade com terrível senso de moda. Sabe, eu acho que é maldade dizer isso. Quando eu comecei em lolita 22 anos atrás, nós não tínhamos muitas escolhas, então a maioria dos nossos itens eram handmade. Essas lolitas que começaram com vestidos handmade, todas elas desenvolveram seu próprio estilo e algumas delas se tornaram designers dessas brands bem conhecidas, então não deveríamos criticar.

Resumindo: ou você usa brand ou handmade bem feito ("vestidos lolita mal feitos com péssimo senso de moda" a meu ver não exclui todos os handmades, certo?).
E licença pra comentar isso: "Essas lolitas que começaram com vestidos handmade (...) algumas delas se tornaram designers dessas brands bem conhecidas" SAMBANDO NA CARA DA SOCIEDADE! CHUPA HATERS!!! 8D



F:【行動】 Comportamento

・地べたに直接座る
Sentar diretamente no chão
・がに股歩き
Andar como homem
・下品な笑い方
Rir alto
・ブランドに様付け(「BABY様」など)
Colocar "sama" depois do nome da brand como "Baby sama"
・「〜でしゅよ」といった赤ちゃん言葉
Falar como um bebê
・アニメオタク丸出しの行動
Mostrar muito espírito otaku ou gosto por anime
・精神論者(ロリィタの精神云々を語る人)
Falar muita teoria sobre lolita
・自称メンヘラの「構ってちゃん」
Fingir ser mentalmente instável, ou viver em um mundo imaginário
・他のロリィタさんに悪口を言う
Falar mal de outra lolita

Essa parte é engraçada. Na verdade para a lolita internacional lolita é apenas moda, não há nada além disso. De qualquer modo, no Japão, lolita é mais do que uma moda, é um estilo de vida. Então a maioria das lolitas japonesas requerem que se aja elegantemente e graciosamente, mas não exageradamente. Bem, eu estou feliz que eu não viva no Japão agora, de outra maneira eu seria tão ita entre essas lolitas japonesas!

Além disso a maioria das lolitas internacionais começaram nesse estilo por causa de seu interesse na cultura japonesa como anime e outras coisas. De qualquer forma, lolitas japonesas não são necessariamente fãs de anime. A maioria delas se considera como pessoas com alto senso de moda e ou trabalham na indústria da moda ou estudam em escolas de moda/arte. Elas não querem que as pessoas confundam com cosplay então tendem a evitar assuntos sobre anime quando estão juntas.

Conclusão:
Lolitas japonesas tem condições e regras restritas entre elas porque não querem que as pessoas pensem mal dessa moda.

Então, aqui é uma das maiores diferenças entre lolitas japonesas e estrangeiras: comportamento. E não é só porque lá seguem que aqui temos que seguir (afinal se fosse pra seguir tudo o que elas falam quantas lolitas sobrariam no Brasil?), então não adianta muito usar como argumento que "no Japão é assim", ok?

Achei interessante que condenam o comportamento "not roriita", mas também aquele forçadamente "kawaii". Resumindo: atitudes de otaku e not roriita não são bem vistas.

E não pode falar mal de lolita, mas, de acordo com essas regras, de ita pode? :B


De qualquer forma essas regras se aplicam apenas a lolitas japonesas, mas não as estrangeiras! Por que? Porque o conceito da moda lolita é se parecer com uma boneca francesa. Então qualquer estrangeira pode usar qualquer coisa que goste e tudo isso estará aceitável! Sim. Depois de tudo, não há regras contanto que você esteja usando um outfit bem balanceado e esteja feliz quanto a isso. Tudo está bem!

Ok, que lolitas estrangeiras não precisam seguir as regras restritas das japonesas tudo bem, mas falar que só porque não somos japonesas qualquer coisa vai estar bom... não xD Aliás, isso chega a me dar uma impressão de "vocês nunca serão lolitas japonesas mesmo, melhor nem perder seu tempo tentando". Whatever. Mas eu concordo que contanto que o outfit esteja agradável não há porque ficar super preocupada (muito menos seguir todas as regras listadas nesse post, que são muitas!).


Créditos:
Original:
The "Ita lolita" definition in Japan - Kaho's Lolita World
Tradução: Ichigo

45 comentários:

  1. Nossa, que curioso! Apesar de eu não ser lolita, como acompanho o blog e gosto do assunto, entendo o que é ita, de acordo com a moda ocidental. Realmente é bem complicado ser lolita no Japão, exige bastante e é algo para se gostar mesmo, porque se aplica até para a vida. Na verdade, já acho complicado para vocês que não é só moda como lifestyle, mas admiro muito as garotas que conseguem aplicar a moda lolita no dia-a-dia e não só em eventos ou encontros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no Japão parece ter muitas coisas mais a serem levadas em conta além do outfit em si, a maioria é puro exagero, na minha opinião.
      Aqui no Brasil é muito difícil alguma menina usar lolita no dia-a-dia, mas muitas usam para sair para o cinema ou coisas assim, além de eventos e encontros, é claro.

      Excluir
  2. Existem itens desse artigo com os quis eu concordo e outras eu achei preconceituosos! - O fato de uma menina estar a cima do peso ou usar óculos por exemplo.
    Acho que o mais importante é ter conhecimento da moda e do que fica ou não bem em você.
    Bem, de todo modo eu sou ocidental, então não preciso seguir isso tão rigidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas que vale a pena investir mais mesmo, como no caso de maquiagem e penteados, na minha opinião (afinal contribuem pro look geral), mas discriminar alguém pelo tipo físico é preconceito mesmo. O pior é que, mesmo que no Japão isso seja coisa de ita, pessoas acima do peso sofrem algum tipo de discriminação em todo lugar.
      Também acho que o importante é conhecer a moda e saber o que fica bem ou não em você. Não adianta nada saber tudo e não saber como aplicar e ficar só nas cópias.

      Excluir
  3. Na parte do comportamento já excluiu uma boa parte das meninas BR do padrão. O acima do peso depende. Nunca vou conseguir achar uma menina REALMENTE acima do peso boa. Chubby é uma coisa, tem gente que fica super bem ~ Nas brands... depende... Tem gente que mistura peças da BL com Brand e fica super bom. De resto eu acho que se não causa estranhamento e agrada os olhos, está okay ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o mais importante é a pessoa saber se vestir. Quem está MUITO acima do peso tem que pelo menos usar coisas que sirvam. Não adianta nada se espremer numa brand até estourar o shirring, nesses casos um handmade sob medida é bem melhor '-'

      Excluir
  4. Oi, Ichigo! Muito bom o post! Sério, não lembro aonde li recentemente que as lolitas japonesas tem um certo asco de lolitas internacionais no geral por conta da mistureba e da falta de padrões, mas moda é isso, cada lugar vai ter suas características e peculiaridades, não saindo muito do padrão a meu ver não tem nenhum problema~ Ainda mais lá, onde eles pegam inspirações de tudo quanto é canto e usam como "querem". Não acompanho muito o que as lolitas de lá pensam ou execram, gosto mais de ler sobre a história e surgimento dos estilos, mas o post é bem interessante! Só uma dúvida: ele é de quando? já que quem escreve fala que começou a conhecer e usar o estilo em 1990, será que o comportamento das japonesas também não pode ter mudado ao longo do tempo e elas passaram a aceitar mais as diferenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post no blog é do final de junho desse ano e o original em japonês são do começo de 2011. Não é super recente, mas também não é antigo.
      Não sei quanto a japonesas terem "asco" de lolitas internacionais, mas acho que dificilmente elas nos considerariam lolitas de verdade :X

      Excluir
  5. Adorei o post. Realmente acho bobagem dizer que "gordinhas" não podem ser lolita u.u
    Concordo com a maquiagem, afinal em qualquer que seja a moda, não vai adiantar montar todo um visual foda e sair com a cara de uma panela mal lavada T3T
    Um ótimo domingo .o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, eu acho que isso de maquiagem/penteado podia ser "regra" em todo lugar, mas é meio que uma questão de bom senso mesmo xD

      Excluir
  6. Isso é extremamente interessante. Eu sempre tinha ouvido que essa parada de padrões de comportamento em Lolita era invenção dos ocidentais e "no Japão não tinha nada disso", mas parece que talvez lá seja pior...? Mas não vou mentir, eu adoraria que tivéssemos um pouco disso aqui. Acho que se Lolita fizesse as outras pessoas a se sentirem motivadas a serem mais educadas/refinadas e a não falar mal dos outros, seria algo muito mais construtivo na vida das pessoas .-.

    Eu acho engraçado que maquiagem gyaru é tipo mó tendência aqui e lá é coisa de ita, e o pior é que acho que maquiagem gyaru combina muito bem com lolita o_O" (apesar de não servir para mim porque eu não aguento botar muita coisa na cara).

    Também achei interessante o conceito de uniform lolita. Eu sempre achei coords de uma brand só um tanto monótonos. Não requer muita capacidade de coordenar e parece que a mensagem que a pessoa está passando é "olha quanto dinheiro eu tenho" em vez de estar tentando ser criativa e contribuir para a moda de alguma forma. Mas dizer que isso é ita me parece um tanto estranho. Se bem que provavelmente aqui achariam que você não entende de moda se você sempre se vestisse identicamente às modelos nos outdoors/revistas, então acho que tem algum sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão de comportamento que algumas ocidentais acham que deve ser aplicado a lolita é justamente um que as japonesas condenam: o de ser forçadamente fofinha, falar como bebê e tal. Também acho que todo mundo deveria ser mais educado (não só lolitas, pessoas em geral), mas cobrar que as pessoas tenham uma personalidade específica é retardado (tipo umas meninas que falam que lolitas tem que ser doces e meigas. Educadas, sim. Fofas, não necessariamente!)

      Sobre não falar mal dos outros, aparentemente as lolitas japonesas falam de não falar mal de outras lolitas, mas excluir quem não corresponde a determinados ideais é ok.

      Também acho que maquiagem gyaru fica bem em lolita, mas provavelmente teria preconceito se aqui tivesse essas rixas entre estilos que nem lá.

      Eu não gosto muito de uniform lolita. Não acho feio nem nada, mas realmente é mais fácil (em termos de montar, não de comprar, claro) do que fazer um coord mais variado. Mas é só opinião minha, nada contra quem usa. E realmente copiar um look todo (sendo de brand ou não) deve passar um pouco essa impressão '-'

      Excluir
  7. Ótimo post Ichigo <3
    Dá pra notar que no Japão lolita não é somente esse "lance de fim de semana" que a maioria das lolitas internacionais usam...
    Algumas coisas são definitivamente preconceituosas, como a questão do peso ou óculos... E algumas eu concordo com você também, como o make e o penteado.
    Só me senti personalmente ofendida porque acho LYNDO coords todos de uma "linha" só de brand *Da blouse à calcinha de Melty Chocolate é amor <333* Mas sei lá né, vai ver é questão de gosto (?)
    Enfim, texto interessante para se refletir em como as coisas mudam de um lugar para o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, lá parece ser mais serious business.
      Então, também acho que curtir fullset ou não vai muito de gosto, eu por exemplo não gosto ^^" Mas jamais passaria pela minha cabeça chamar de ita uma menina que usa uma print da cabeça aos pés.

      Excluir
  8. É a questão do choque de culturas. Talvez o que chamamos de preconceituoso aqui, seja aceitavel no japão, já que a maioria da população não tem problemas com peso. Eu acho que os japoneses tendem a ser muito tradicionais e seguir regras, ocidente é mais aberto para mudanças, então acabamos não tendo problemas com isso. Não podemos julgar também afinal, eles tem seus motivos, mas também não devemos seguir suas regras só porque a moda foi originada no país.
    Eu particularmente amo maquiagem e cabelo Gyaru em lolita, então sou suspeita pra falar. Dx
    Dentro dos padrões, acho que todos podemos fazer nossas próprias regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que lá seja comum, discriminar alguém por problemas de peso ou visão continua sendo preconceito, sendo considerado aceitável ou não ^^'
      Na verdade no Ocidente temos problemas com isso sim, algumas meninas até mais que japonesas xD Mas acredito (espero) que seja uma minoria.

      Excluir
    2. Não discordo que seja preconceito e errado. Mas lá deve ser um assunto menos polemico, apesar de a população japonesa estar engordando. Temos sorte de estarmos menos preconceituosos ultimamente, principalmente os brasileiros.

      Excluir
  9. ahuahsaush aiai a parte de comportamento é engraçado mesmo, imagina uma lolita andando como homem o.O [...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dificuldade em visualizar isso xD

      Excluir
    2. Essa coisa d andar feito homem vamos combinar q é completamente not lolita!Acho q nenhuma garota vai querer andar feito homem,a não ser q ele tenha uma opçao DIFERENTE ou q ela seja toda largadona rsrsrs...Na minha cidade eu sou a única lolita,as pessoas tem preconceito,eu não tenho nenhuma amiga lolita,mas ok!Apesar de eu ser a UNICA,eu NUNCA fui ita,e olha q eu sou lolita a 2 dias XD,mas quem sou pra falar né XD???Mas eu fiquei um mes,quase TODOS os dias pesquisando sobre lolita,então por isso NUNCA fui ita,e...eu sou OTAKU super ultra mega fanática,falo 50 horas por dia XD,na verdade eu me tornei otaku pq eu era só gótica,daí descobri o gothic lolita,descobri coisas sobre o japao e sobre animes e mangás,então tá tudo relacionado :P...

      Excluir
    3. Concordo ,sempre quis ser lolita,ja tentei mas n deu certo,resolvi seguir o meu estilo p q ninguem diga q sou ita e tal.criei meu proprio estilo,estilo q me agrada e q tem tudo q eu gosto,tudo sobre mim,meu estilo e indefinido.é era vitoriana,com cosplay,visual kei,lolita...n sou otaku fanatica .n acompanho todos esses animes q meus amigos sempre falam,mas amo de mais a cultura e a moda japonesa.<3nya bjm.

      Excluir
  10. Parece que no geral, fora o preconceito, a "frescura" das regras não muda muito.
    Eu particularmente acho que todas meninas (inclusive as japonesas) ficam gordas com lolita, entretanto uma gordinha linda ♥!
    Sobre as perucas e penteados, parece bem óbvio. Peruca cabelo de Barbie é o que mais tem por aí. De dar medo!
    Sobre vestir-se toda de uma brand só, eu acho lindo! Mas concordo que é um tanto falta de criatividade. Seria como sair toda trabalhada no catálogo da Fórum (única marca que veio na cabeça), ridículo.
    Andar como homem, o que seria isso?
    Sentar no chão, quem vai querer sentar no chão sujo com a roupa perfeita de lolita? Eu particularmente não sento no chão nem com meu jeans e camiseta convencionais.
    Falar como bebê e rir alto é definitivamente ridículo para qualquer que seja o grupo social que alguém queira entrar.
    Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem toda menina fica gordinha de lolita, acho que depende muito do corpo. Meninas com seios grandes e pernas grossas tendem a parecer mais cheinhas mesmo :~ *chatiada*

      Ainda tô tentando imaginar o que é "andar como homem" xD Sei lá, andar dura dando passos muito largos? ^^"

      E eu não tenho problemas em sentar no chão de jeans, mas com lolita... >< Felizmente tenho um namorado cavalheiro que me empresta a blusa dele hehehe

      Também não me importo de rir alto estando só entre amigos e não em lugares fechados com muita gente xD

      Excluir
  11. Ichigo, boa tarde.
    Em primeiro lugar, está cada dia mais linda ^^
    Em segundo, estou procurando itens de decoração para "me dar" de presente, mas itens kawaii's (como uns relógios de parede que você postou há um tempo atrás). Poderia por favor me passar o link de algumas lojas? Arigatou ^_^

    PS: Adoro seu blog, é demais!

    Kisu

    Beatrix ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Olha, uma loja que tem muita coisa de decoração é a Swimmer :3 http://www.swimmer.co.jp/
      E se vc morar em SP, vá na Fancy Goods na Liberdade (só que são carinhas as coisas lá i.i)

      Excluir
  12. Adorei o post Ichigo! Foi muito bem traduzido e achei super interessante o que a Kaho falou e teus comentários junto.E sobre a Bodyline não sabia disso! hehehehe agora meio que explica pq elas não curtem mesmo lá ^^'.
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada ^^v
      Eu sempre tive minhas desconfianças por causa do Mr. Yan e os concursos estranhos de modelo T^T

      Excluir
  13. Muito interessante o post, Ichigo. Nunca tinha lido! Eu acho que elas são bem rígidas lá e por um lado têm razão. Por outro lado, acho que são regras muito imaturas que parecem terem sido feitas por meninas muito novas e mimadas. Com isso, dá para perceber que as lolitas do Japão são muito novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, aparentemente são meninas e mulheres com idade de colegial ou superior.

      Excluir
  14. Gostei muito do seu post, Ichigo!
    Esses tópicos sobre óculos e sobre estar acima do peso me surpreenderam um pouco, mas faz todo o sentido!
    Eu não me lembro de ter visto fotos ou vídeos de lolitas japonesas usando óculos ou que estivessem "cheinhas".
    A parte sobre sapatos de bico fino eu não concordo muito com o artigo, penso como você e acho que, em Gothic principalmente, é possível coordenar de uma forma bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio raro ver meninas cheinhas no Japão em geral xD Mas acredito que muitas delas usem lentes ao invés de óculos (eu acho tão bonitinho óculos x_x)

      Excluir
  15. Olha, acho complicado esse negocio de afirmar q todas as lolitas japas seguem essas regras soh pq um blog em japa diz q eh assim... Tem tanta divergencia de opiniao as vzs dentro do mesmo blog, quando tem mais de 1 autora! Acho que eh muito chamar de "farinha do mesmo saco", sabe?
    Eu tiro muito pelo universo cosplay, tem cosplays lindos q por n terem seido completamente feitos a mao sao chamado de "cosplay xing-ling" ou "cospobre" (quando eh mal-feito ou usando materiais baratos). Existem os que se vestem exatamente igual o personagem, os q criam um personagem novo baseado em um existente, os que fazem o chamado crossover (misturar elementos de varios animes, como colocar o Naruto vestindo roupa de Dragon Ball p.ex.). A meu ver, se o resultado final ficou bom, sao validas todas as alternativas. Se eu n tenho capacidade de costurar, nao eh natural comprar pronto?
    E tem certos personagens infantis que alguns cosplayers fazsem as "versoes crescidas", acho muito mais valido que uma mulher de 20 anos querer se passar por uma crianca de 6.
    Enfim, entrei demais no universo cosplay, mas eh soh para mostrar q apesar dos "universos" diferentes, as regras geralmente sao as mesmas. Nao pode isso, nao deve fazer aquilo... Acho q eh como vc falou, se agrada aos olhos, realmente importa se custou cem ou mil reais?? Importa MESMO o q vao pensar/falar? Que tipo de cultura "fraca" serah julgada como ruim soh pq um de seus membros se desviou do "padrao"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento afirmei que todas as lolitas japonesas seguem essas regras, apenas que é uma coisa que existe lá. As regras foram retiradas de um fórum, então não é apenas uma opinião ou uma autora.

      Não sabia que tinha isso de diferenciar cosplay pronto e cosplay feito a mão xD Como eu não faço cosplay prefiro nem opinar nessas questões de crossover e de personagens crescidas.

      E bem, não é questão da cultura ser julgada como fraca ou não (até porque não é bem uma cultura...), é questão de ninguém querer ser representada por algo que não pertence ao estilo. Se um emo se diz gótico me parece meio óbvio que os góticos não vão curtir serem representados por ele.

      Excluir
  16. ^TL;DR ita = sem senso comum de estetica, perioooood.


    AHHHHH MEU T__T Esse okonomiyaki tava escrito 'maria' em katakana, o Kei fez pq 'me ama' ou algo assim auhsuhsuahsu XD
    e baita delicia, tem macarrão e camarão e carne e batata @___@ Hiroshima style.
    E o 'negocinho' é um hanabi O-o tipo daqueles que soltam fogo e faisca. É GENIAL <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então é hanabi mesmo qualquer tipo de fogo de artifício @_@ Fiquei confusa xD

      Excluir
  17. achei o post no minimo interessante. muitas coisas faladas as lolitas aqui do brasil concordadam , outras nem tanto. eu achei alguns fatos um tanto preconceituosos até nas brands. acho que a lolita se faz até com roupas totalmente offbrand ( por favor lembra que eu sou iniciante) e lolitas sem money obviamente nao podem comprar vestidos de marca. particularmente eu uso bodyline mesmo sabendo de tudo pois acho as roupas bem feitas e etc. acho que uma lolita tem que ter bom gosto independente do estilo, mas coisas como comportamento, corpo ( qual é o problema de alguem acima do peso usar) marcas, e outras coisas que eu vi ( tem muita coisa acima quee eu concordo ) ,particularmente , nao corcordo.

    o texto que voce escreveu foi interessante e quero te pedir de novo levar em consideraçao o meu inicio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você falou está correto: dá pra fazer lolita de offbrand, brand ou handmade, ou tudo junto xD

      Muitas coisas da BL são bonitas e bem feitas (só acho tenso que o preço só tem subido mais e mais), e não faz muito sentido pararmos de usar aqui por causa da fama que a marca tinha lá.

      Excluir
  18. Interessante saber como são as itas no Japão, uma tijolada na cara de itas preguiçosas que ficam falando que é dificil ¬¬'
    Quanto a lolitas acima do peso, acho ridículo também, mas eu ja sabia que la elas não gostavam, elas usam até o termo "dosu-rori" para se fererir a essas lolitas, é um termo pejorativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, reclama de boca cheia aqui xD
      Não sabia do "dosu-rori" o_o

      Excluir
  19. Posts assim são realmente muito úteis...
    Gosto muito de lolita,mas ainda não sou uma.
    E por isso,não tenho uma opinião totalmente formada,mas como já disseram antes,há um preconceito e tanto das lolitas japonesas.
    Eu acho que o que vale é o esforço,a dedicação. ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ichigo. Meu nome é Petra, você não deve me conhecer, mas comecei a ler seu blog por indicação da Kakao e estou achando muito instrutivo! Aprendendo muitas coisas!

    Achei o artigo muito interessante porque de certa forma, ele é um reflexo do ideal e ao mesmo tempo, da hipocrisia japonesa. Adoro o Japão, viajei duas vezes pra lá, uma vez ficando em casa de amigos e outra ficando em uma hospedaria tradicional, e como eu e meu namorado ficamos lá por cerca de um mês cada vez, deu pra dar uma observada no dia a dia deles. Dessa forma, deu pra entrar em contato tanto com o lado lindo quanto com o lado feio das coisas de lá.

    Isso que eles falam do asseio, por exemplo, é uma coisa espantosa. Perto deles, nós parecemos mendigos O_o É meio assustador como todos são aburdamente produzidos, as roupas tinindo, os cabelos sem um fio fora do lugar. A impressão que dá é que a gente caiu num set de comercial por engano O_o Quando aparece um ou outro japonês não tão arrumado, chama atenção mesmo. Principalmente uma lolita -- como eu cheguei a ver, em Akihabara! Então acredito que seja essa a referência a que eles estão fazendo quando citam a necessidade de "estar sempre com roupas limpas e passadas".

    O que chega ao outro ponto, que é a questão do peso e do cabelo. Quando estava em Akihabara, eu cheguei a ver uma ita! Eu não sabia o que era uma ita na época, só me pareceu uma lolita mal arrumada. Era gordinha, usava loafers, o cabelo estava amarrado em duas maria-chiquinhas e não usava maquiagem nenhuma. E estava em Akihabara, o bairro dos otakus mais otakudos, num maid café (que eu estava visitando, falo mesmo XD). Me chamou atenção porque eu tinha visto uma lolita muito linda em Harajuku e essa era bem diferente.

    Depois contei pra colega na casa de quem eu estava hospedada, e ela disse que na verdade, a maioria das lolitas que ela via eram gordinhas mesmo! Justamente porque o sobrepeso é extremamente mal visto no Japão -- se é mal visto no resto do mundo, adicione isso umas cinco vezes mais no Japão, o padrão de "normalidade" deles é esquelético -- minha amiga contou que as garotas com mais corpo normalmente acabam adotando o estilo loli porque os vestidos bufantes, com cintura alta e que escondem as pernas ajudaria a disfarçar a silhueta.

    Acredito que para a lolita "de verdade", que entra no mundo loli em busca de um estilo de vida de sofisticação e é abençoada com a magreza natural das japonesas, ela deva menosprezar as "pobres coitadas" naturalmente marginalizadas (e que talvez justamente por isso já se voltem pra uma cultura mais otaku -- que pra nós não é tão grave, mas pra eles é tão mal visto), procurando no estilo alguma maneira de se encaixar numa sociedade que praticamente as desconsidera.

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse post no livejournal não faz muito tempo atrás... E rolou uma confusão danada nos comentários. Muita gente que se dizia lolita japonesa/lolita que já foi pro Japão e teve a oportunidade de conhecer a comunidade lolita local falou que esse artigo é completamente sem noção, porque era só uma minoria que pensava assim, e justo essa minoria faz questão de fazer barulho.
    A meu ver, também, esse artigo é meio inválido, visto que já vi muita lolita no Japão quebrando muitos desses estereótipos (vide Maki de óculos, Misako fazendo otaquice, Sae ligeiramente acima do peso - no ponto de vista oriental, obvio - etc). Sei que a maioria das japonesas realmente não concorda com metade do que o artigo cita como essencial pra ser caracterizado lolita, e também que lá a liberdade pra se montar um outfit é maior (até porque a moda de Harajuku surgiu justamente pra quebrar regras); mas talvez seja porque elas são melhores pra coordenar e não façam porcalhada como muita gente aqui no ocidente faz.

    ResponderExcluir
  22. Eu achei tudo isso ridículo! Que besteira é essa de que lolita não pode usar cetim, etc etc etc e esse monte de baboseiras que foram traduzidas?! Minha nossa, lolitas sempre foram e sempre serão um estilo livre! Pode-se por o que quiser na sua lolita! É claro que eu achei alguns tópicos muito importantes... Mas, em suma, que horror de postagem, que mania de achar que Brasil é Japão, nunca seremos iguais em nenhum aspecto a eles.

    ResponderExcluir
  23. Estou fazendo um TCC de moda sobre subculturas japonesas e depois de pesquisar em diversos blogs e sites de lolitas brasileiras, tudo o que senti foi decepção. Sempre pensei que usuários de estilos alternativos fossem menos preconceituosos quanto ao que outras pessoas usam, mas o que mais vi foram lolitas julgando umas às outras por motivos estúpidos como o comprimento da saia ou a matéria prima da roupa. O simples uso do termo ita, já é um tipo de preconceito! O estilo tem décadas de existencia e vários sub-estilos foram criados desde então.
    Se esse post foi para justificar o constante uso da palavra ita, não fez diferença nenhuma. Foi como dizer que já que os japoneses julgam, nós também podemos...
    Me parece que a maior dificuldade de ser lolita não é combinar roupas,mas sim agradar às outras lolitas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...