quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como fazer amigas lolita (online e offline)


Um tempo atrás em um fórum lolita eu vi um tópico problemático: entre as usuais vendas e os anúncios de meetings, alguém tinha escrito jovialmente, "Lolitas esnobes na vida real! Compartilhem suas histórias!" com um grande rosto sorridente. O que estava havendo aqui? Algumas dúzias de comentários mais tarde, o consenso geral veio à luz – a "lolita IRL esnobe" parecia mais uma lenda urbana do que uma freqüentadora de convenções e meetings locais. Poucas tinham histórias para compartilharem por si só; mais tinham o gênero "o melhor amigo do meu primo conheceu a irmã dessa lolita sueca". Para as raras garotas que tinham uma história, as quais pareciam em maior quantidade como "Eu sorri pra ela e ela foi embora!" havia uma amargura latente: por que aquela garota não pareceu amigável? As lolitas não deveriam ter um parentesco não dito, como membros de espécies? Por que aquela garota não quis ser minha amiga [lamúria crescente, palco certo]?

Então, qual é o problema? Por que lolita é um centro de dramas de amizade até na vida real, esteja você querendo fazer amigos ou se encaixar na panelinha que você entrou? Seríamos nós lolitas párias socialmente desajeitadas, ou algo assim? Por que parecemos ter uma dificuldade em construir amizades?

Em meus anos na comunidade Lolita, ambas online e na vida real, eu afiei meu próprio estilo de "amizade" pessoal. Embora eu admita que eu possa ser bastante tímida e introspectiva, eu consegui achar lolitas o suficiente para conversar – online e offline. Eu aprendi como fazer isso na sempre popular tentativa e erro. Então, se acontecer de você ser da "Island of Misfit Toys", como eu mesma, continue lendo!


Meetings

Meetings e convenções são sua melhor chance de interagir com outras lolitas em pessoa. Em meetings você vai ser jogada dentro de situações sociais diretas, freqüentemente com estranhos. Até veteranas nas comunidades locais delas não conhecem todas em um encontro! Em convenções você vai ver um monte de lolitas flutuando por aí com suas respectivas amigas ou grupos, ou trabalhando no beco dos artistas e stands de vendas. Embora sejam configurações diferentes, ambos podem acabar sendo lugares para conhecer lolitas e construir amizades.

Encontros, especialmente para pessoas tímidas como eu, são como exercícios sociais. Encontrar um bando de estranhos com os quais você tem algo em comum é na verdade uma fórmula muito boa para isso. Isso convirá para você aprender a arte de jogar conversa fora, por exemplo, e não se preocupe se você ainda não conseguir – a prática leva à perfeição. Embora nós já tenhamos ouvido todas as dicas usuais antes, requer prática para que se torne confortável usá-las.

Pergunte às pessoas sobre elas mesmas. Em lolita, perguntar sobre um único acessório ou um simples elogio pode fazer a bola ir rodando. O anel dela é de uma loja de antiguidades na França? Quando ela visitou? Ela tem família lá?

Conversação é também sobre manter um ritmo constante ou deixar a conversa correr. De novo isso é infelizmente algo que você tem de praticar se você ainda não é boa nisso. Um exemplo: na minha família, nós falamos uns com os outros o tempo todo sem retornar o olhar, mas outras pessoas acham isso realmente rude. Quando estiver na dúvida, diga menos, não mais. Vá com calma, e você chegará lá.

O outro macete para encontros é aprender seu "estilo de amizade". Como você se conecta melhor às pessoas? Eu não sou uma pessoa do tipo "a vida da festa" ou a "líder do grupo" – eu me dou melhor em situações de um-a-um. Então faça você mesma algumas aberturas! Quando eu quero conhecer alguém melhor, eu faço um esforço para fazer algo um-a-um. Em um caso, eu acompanhei uma nova amiga para achar uma loja de cupcakes por perto; em outro, eu ajudei uma garota que escorregaria em seu vestido de brand em um meet de patinação no gelo. Se você não conseguir achar um tempo durante o meeting, considere arranjar para se encontrarem outra hora para fazer compras, tomar café, ou algo que ambas gostam de fazer.

Na verdade, há uma parte final para meetings freqüentemente não mencionada: online. Uma vez que você encontra garotas na vida real, é habitual ser amiga delas em um site de rede social como Livejournal, Facebook ou Tumblr (qual for que lhe agrade – o meu tende a ser Facebook.). Então vocês podem conversar e conhecer uma a outra entre os meets. Na próxima vez que vocês se virem, você terá um repertório ou pelo menos alguns assuntos para conversar!


Em convenções

Se você é uma fã de convenções, você vai ter muitas oportunidades de conhecer lolitas. Se você ficar o fim de semana inteiro, você irá provavelmente achar pelo menos um meeting lolita no menu que você possa ir, mesmo que isso seja só chá, almoço, ou swap meets (os quais são bastante informais). Se você não pode ir ou se um meeting não será realizado, você irá na maioria das vezes apenas ver lolitas andando pelo andar como visitantes normais de convenções. O jeito mais fácil de aproximar-se delas é pedir para tirar uma foto! E então apresenta-se. Isso é também onde os cartões de visita lolita entram. Lolitas em convenções não querem ter longas e enroladas conversas – elas saíram para ver o painel da Sailor Moon, ou para encontrar suas amigas para um café, ou agarrar aquele vestido em algum stand... você entendeu. Dando seu cartão de visita é uma maneira fácil de fazer uma conexão. Melhor ainda se elas tiverem um também!

E se você não ouvir mais nada delas outra vez, online ou na vida real? Não se desespere. Não quer dizer que você é uma ita mal-amável, fadada a estar sozinha para sempre. Só quer dizer que a pessoa não é pra você. Há quantidade suficiente de lolitas nesse planeta, e você vai fazer muitas outras amigas se você continuar tentando.


Uma palavra sobre pessoas

Coisas para ter em mente quando estiver fazendo amigas lolita: lolitas são pessoas. Mesmo nós amando pensar nelas como bonecas vivas cor-de-rosa e cheias de glitter, elas não são. Elas têm dias bons e dias ruins. Algumas são doces, algumas são engraçadas, algumas são tímidas, algumas são rudes. Isso é como é. Uma das lições que eu aprendi na vida é dar as pessoas o benefício da dúvida. Talvez alguém a quem você se apresentou alegremente tenha sido rude com você. Eu conheci uma garota no ensino médio que era rude comigo todos os dias por quatro anos. Primeiro eu pensei que ela estivesse tendo um dia ruim; então eu percebi que ela era assim com todo mundo.

Não gaste sua energia montando uma grande lista de merda de pessoas que você menospreza. Se você não gosta delas, não gaste tempo com elas. Se você tem que topar com elas freqüentemente, apenas tente ser civilizada. Não há razão para ser amiguinha se você não gosta de alguém. Por outro lado, há pessoas nesse mundo que simplesmente não irão gostar de você. Embora seja tentador gritar para elas: "Por que você não gosta de mim?!" e então convencê-las do quão brilhante e açucaradamente doce você é, não vai valer a pena, e você não irá mudar a cabeça de ninguém de qualquer forma. O melhor jeito de convencer as pessoas das partes boas da sua personalidade é ser você mesma. Ninguém é perfeito, mas todo mundo tem alguma coisa positiva que possa oferecer.

(Agora, se você está sofrendo bullying, online ou offline, ou se você se encontra em uma situação difícil de uma amizade tóxica, isso é outra história. Eu não vou discutir isso neste post, mas se você está interessada em um artigo sobre amizades tóxicas ou como lidar com bullying, me avise!)

Mantenha uma mente aberta sobre as pessoas que você encontra. Talvez você tenha uma grande categoria "não" para pessoas que parecem gostar demais de anime, ou você fica apavorada com pessoas com piercings, ou alguém no campo x de trabalho ou estudo. Tente ignorar essas coisas. Algumas grandes amigas que eu conheci não são nada como eu, ou como as pessoas que eu tenha conhecido anteriormente. Minha mãe, por exemplo, fica um pouco desconfortável quando vê pessoas com piercings faciais ou tatuagens (nós somos de uma área rural bem conservadora). Mas nada tem sido melhor para ela do que, quando ela faz um comentário sobre as angel/snake bites ou medidores de alguém, ser lembrada de que sua própria filha pode ser injustamente julgada por sua cor de cabelo alternativa. A aparência das pessoas, ou seus hobbies, ou o que mais você não goste nelas, não as desqualificam de ser uma boa pessoa. Como eu disse, eu acredito que todo mundo oferece algo de positivo.


Fazendo sua amizade crescer

Ok, então você conheceu uma garota que você gosta, e que você se entrosou. E então? Bem, você pode simplesmente esperar o próximo meeting, esteja certa de que ela irá, e então vá. Mas meetings são melhores para fazer novos amigos, bem como também amamos ver nossos amigos de eventos anteriores. Além do mais, quem quer ver um amigo só uma ou duas vezes por mês? Se você tiver sorte, sua nova amiga vive perto. A partir daí vocês podem se encontrar para chá ou café, explorar lojas vintage locais, tirar fotos no parque... Qualquer coisa realmente. Troquem números então vocês podem mandar mensagens e ligar. Conversem online à noite. Parabéns, você tem uma amiga lolita na vida real!

Se você conheceu uma garota que você gosta, mas que não mora perto de você, considerem virar penpals ou amigas online. Penpals são especialmente divertidas para lolitas – já que isso envolve as tradicionais cartas, adesivos e provavelmente canetas gel com glitter. Tirem fotos uma para a outra e enviem pequenas bugigangas na correspondência. Vocês também podem ser amigas online, o que significa conversar e ler os blogs ou livejournals uma da outra. Mesmo se tudo o que vocês fizerem for falar, esses amigos são tão valiosos como amigos reais. Eu tenho uma amiga previamente-online-somente a qual está vindo me visitar de Chicago em breve – eu estou tão excitada de vê-la por um final de semana!

Se não é possível você sair para encontrar lolitas de verdade (como se você fosse da Antártida ou algo assim) considere fazer amigos online só por conversar com eles em fóruns ou em sites de redes sociais. Envie mensagens para garotas as quais você achar interessantes, e comece conversas. Você não precisa estar geograficamente localizada para fazer amigos!

A outra coisa para saber sobre construir uma forte amizade com uma lolia... é falar sobre lolita. Lolita é um tópico divertido do qual amamos falar sobre – sapatos, vendas, modelos, a comunidade – mas isso pode apenas levá-la até aí. Depois que você conheceu uma lolita e quer realmente uma amizade de ouro, você tem que ir além disso. Vocês podem descobrir que tem outras coisas em comum, ou um senso de humor compartilhado, ou vocês apenas gostam de passar o tempo juntas, mesmo que isso não envolva baldes de babados. Algumas das minhas amigas Lolita compartilham meu amor por bonecas, ou política, ou filmes da Disney. Minha querida amiga Dalin de La Vida Frills e eu, por exemplo, fomos à uma convenção de My Little Pony em nosso amor compartilhado por brinquedos dos anos 80! Eu estava tão excitada quanto uma colegial com uma paixonite por aquela viagem porque eu sabia que nós seríamos amigas muito mais próximas depois disso ♥


Espero que isso tenha ajudado todas vocês, garotas que sentem falta de amigas lolita! Contem-me sobre algumas de suas melhores histórias sobre fazer amizades. Como você conheceu suas melhores amigas lolita?


Créditos:
Original:
How to Make Lolita Friends (Online and Offline) – Parfait Doll
Tradução: Aikochan, postado no Moda Lolita
Revisão: Ichigo

25 comentários:

  1. Que post legal ichigo! Eu acho que li ele no blog da victoria =) é bem útil para quem tem dificuldade em como se introsar nesse meio,e também com amizades no geral.
    Eu particularmente nao tenho problemas,adoro conhecer gente nova e me meto mesmo para conversar XD a minha amiga Dani diz que nao sabe como consigo fazer amizade tão rápido hehehe.
    Mas isso de lolita ser esnobe e metida é tenso,eu pelo menos só conheci lolita simpática mas claro,como em qualquer meio social deve ter uma que é metida mesmo.
    xoxo
    Luly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de conhecer gente nova, mas diferente de você não tenho muita iniciativa. Fico torcendo pras pessoas virem falar comigo e na maioria das vezes tenho dificuldade em manter uma conversa. Nem é por falta de interesse, é falta de costume e timidez mesmo e fico me sentindo muito idiota depois ;^;
      Esse artigo acaba servindo pra mim, no final das contas... ^^"

      Excluir
    2. Eu adoro essa cultura, acho lindo as lolitas mas tenho vergonha de conversar com a garotas!!

      Excluir
    3. Eu adoro essa cultura, acho lindo as lolitas mas tenho vergonha de conversar com a garotas!!

      Excluir
  2. Muito bom o post, já tive meus problemas com isso. Não só em Lolita. Atualmente sou muito mais em iniciativa, mas confesso que o frio na barriga na hora de puxar um assunto nunca me abandonou. Já vi uma Lolita Esnobe e não foi muito legal, ela não só esnobava outras futuras lolitas que tentavam se aproximar como ignorava todas as outras pessoas por perto, só aceitava aproximação de pessoas que queriam fotos! Eu não sei quais eram os motivos dela, mas acho que ela foi muito fria.
    Abraço .o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico meio em pânico falando com pessoas novas... fico olhando em volta, nunca sei o que falar... estou tentando mudar isso x_x
      Mesmo quando eu vejo alguém sendo "esnobe" eu fico pensando se a pessoa realmente é esnobe ou se tem os mesmos problemas que eu :~

      Excluir
  3. Achei muiito interessante esse post . Eu adoro fazer novas amizades , ainda mais no meio lolita , eu me sinto bem em ter uma amiga lolita , que possa conversar sobre os diversos assuntos. Nunca vi nem conheci uma lolita Esnobe , e espero não conhecer.
    As lolitas que eu conheço são super simpáticas e acolhedoras , elas tem muito mais experiencia em lolita do que eu .Quando fui no primeiro meeting , fiquei com medo de errar e elas me jugarem , mais não , elas foram muito fofinhas comigo .
    Um Beijinhos com sabor de morango com chocolate da Alessandra ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das lolitas que começaram há pouco tem medo do tipo de recepção que possam ter, mas como você falou a maioria é muito simpática e atenciosa, não há o que temer ^^v

      Excluir
  4. Engraçado como muitas vezes estive no outro papel, o da garota "arrogante".

    Por uma postura mais distante e reservada, as pessoas me viam como alguém realmente arrogante e fria. Na realidade,sou bem desligada e tímida pessoalmente, sempre fico "perdida" quando tem muitas pessoas desconhecidas em minha volta, me apavoro e acabo me calando. Acabei erguendo um muro ao meu redor por muito tempo.
    Acredito que muita gente já sorriu para mim e eu não sorri de volta por que estava distraída com outra coisa ._.

    Contudo, admito que na internet tenho bem mais traquejo social, então aproveito para faze-la de minha aliada e quebrar o gelo, descobrir coisas em comum. Realmente tenho mais facilidade quando estou com apenas uma amiga, gosto desse mini-micro-meetings, me sinto mais solta sem a responsabilidade de dar atenção a várias pessoas ao mesmo tempo. Enfim, posso relaxar e ser eu mesma.

    Quanto a lolifriends, acredito que só gostar de lolita não é o suficiente. Babados é muito pouco perto da vastidão de gostos, costumes, valores, histórias, crenças que cada pessoa tem. São muito sortudas aquelas garotas que tem realmente uma amiga lolita local, alguém que teriam amizade e adorariam indiferente aos assuntos relacionados a lolita.

    E por mais assustador que isso possa parecer, acho que o principal em uma amizade é que essa pessoa saiba o quanto você estima a companhia dela, quanto valor ela tem na sua vida, o quanto ela faz diferença e que realmente você a adora, pois isso faz bem para o coração de todas nós!
    (Minhas lolifriends que sabem bem dos meus papos açucarados n.n)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, eu sou assim também ^^'

      Acho que por ser mais fácil interagir na internet as pessoas esperam que a gente seja comunicativa IRL também e quando não acontece ficam achando que é arrogância ou sei lá o que, quando é simplesmente timidez '-'

      Também acho que apenas ter lolita em comum não é uma base suficientemente forte para uma amizade. Eu não gostaria de ter uma "amiga" lolita simplesmente pra ter com quem usar lolita. Agora, acho que é uma coisa diferente ter uma amiga que por um acaso também gosta de lolita.

      acho que o principal em uma amizade é que essa pessoa saiba o quanto você estima a companhia dela, quanto valor ela tem na sua vida, o quanto ela faz diferença e que realmente você a adora, pois isso faz bem para o coração de todas nós! [2]
      Gostaria muito de poder demonstrar melhor pras pessoas o quanto eu gosto delas :~

      Excluir
  5. adorei o post*-* ainda estou entrando no mundo lolita (ainda não tenho nada pra usar... nem um lacinho T-T) e minha mãe achou a moda feia -.-'... pelo menos ela pensou na possibilidade de deixar eu ir mandar um modelo pra costureira fazer^^ (aqui ninguém nunca comprou nada online, ai eu meus pais não pensam muito na possibilidade de lojas na internet)

    Mas, voltando ao assunto do post, achei muito legal e principalmente que até na escola eu não consigo fazer amizades, imagina com garotas lolita o.o' (eu ia morrer de vergonha >.<') Mas o que eu tenho mais medo é contar pras minhas amigas que já conheço a muito tempo que eu adoro a moda lolita, principalmente pq eu sou super reclusa na escola e esse estilo é super chamativo e diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!

      Realmente muitas pessoas tem dificuldades em começar uma amizade (incluindo eu) >:

      Poxa, não entendo por que ter medo de contar pras suas amigas que você gosta de lolita o_o' Se ainda fosse pra gritar pro mundo ok, mas se são suas amigas...

      Excluir
    2. ah... não sei explicar muito bem, mas apesar de conhecer elas praticamente desde o maternal, nunca me abri muito com minhas amigas e na frente delas fico meio sem saber o que falar -.-'.. é estranho mas na escola sempre tive uma personalidade muito diferente do que sou mesmo, ai fico pensando se eu de repente falasse tudo o que eu gosto elas acharem que sempre menti sobre mim mesma. Mas agora já to tomando mais coragem, vou tentar falar pra elas sobre a moda lolita e outras coisas também =D (o problema é comigo mesmo, pq elas sã tão gente boa) >.<'

      Excluir
    3. Isso aí,bola pra frente ^ ^,nao tem por q se importar com o q elas digam,se sao suas amigas d verdade,nunca falariam algo realmente ignorante!Ainda nao aderi ao estilo gothic lolita,mas já tenhos alguns itens pra começar a usar,digamos...como a Ichigo fala:lolita 24/7...E o pior é q tb sou tímida,e moro em cidade do interior onde TODAS as garotas usam roupas curtas e nao tem um pingo d pudor,dai CLARO q vao me criticar,e por isso tenho poucas amigas..mas acho q vc deveria pensar como eu:se nao me aceita do jeito q sou e nao quer saber d mim...ÓTIMO,nao gosto d gente assim e nao quero ter vc como amiga(soa meio arrogante,mas nao significa q vc tenha q dizer,é só pensar isso,OK???)!Boa sorte >3O um beijinho com sabor d chantilly!!!

      Excluir
  6. Esse post é extremamente útil para quem é tímida (oi). Já superei minha timidez em lolita, mas mesmo assim não consigo conversar direito com elas pelo computador. Vou ver se arrumo uma penpal, faz tempo que quero uma!

    ResponderExcluir
  7. Esse foi um problema que também encontrei no início. Em parte porque não sou lá muito extrovertida, sem falar que onde moro há pouquíssimas lolitas. Hoje em dia não estou tão dentro do mundo fofo que é o mundo lolita, mas posso dizer que tenho algumas amigas bem legais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ^^

      Não tem muitas lolitas onde eu moro também, as minhas melhores lolifriends estão em SP e fico muito feliz por elas terem tido mais iniciativa que eu i.i

      Excluir
  8. Eu adoraria fazer amizade com lolitas e aí poder usar esse estilo tão lindo; aqui onde eu moro não há nenhuma lolita e o pessoal não conhece nada de cultura japonesa (pra falar a verdade, há poucos japoneses aqui ^^). Sendo assim, meu visual vai mais para o lado gyaru, mas não dá para ousar muito, tipo, usar um look hime. Ai como eu queria um dia desses me vestir desse jeito tão fofo!
    Adorei a postagem :3
    Beijus<3
    http://reinokawaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que você precise de amigas lolitas para usar lolita ._. Mas... entendo que algumas pessoas não se sintam confiantes o bastante para chamarem tanta atenção sozinhas '-'

      Excluir
  9. Ah sim! Ia me esquecendo...
    Queria te agradecer porque foi por meio do seu blog que descobri a moda lolita e passei a ser grande admiradora ^^
    Inclusive, citei no meu TCC sobre empreendedorismo a moda lolita como exemplo de como os japoneses perceberam oportunidade de investir nesse segmento e lucrar com grandes marcas, tipo a Angelic Pretty :D
    Minha orientadora disse que não conhecia esse estilo e achou interessante ^^
    Beijus<3
    http://reinokawaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, seus posts são sempre muito bons! Acho que o simples fato de você não ter uma postura 'acima do bem e do mal' e usar a própria vida como exemplo faz com que qualquer um se sinta mais reconfortado...
    Sempre quis me corresponder com alguém por cartas, acho um máximo isso! Comigo todas as lolis que conheço são de eventos ou amigas de amigos... elas me ajudam a achar peças e me virar sem money para brands, são amigas e (fadas) madrinhas!

    Confesso, acho legal piercings e tatuagens se eles tiverem uma estética, amo cabelos coloridos mas... não consigo conviver com gente que usa dreads. (u.u)'

    Beijos (*--*)//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhuaheuahue dreads eu acho tenso também D:

      Ah, esse post é uma tradução, na verdade ^^' Mas acho importante em qualquer artigo desse tipo dar exemplos de experiências pessoais, tento fazer isso também :)

      Excluir
  11. Oie ^-^ adorei o posto,e gosto muito do seu blog,é bastante útil nas duvidas! E pra tirar uma duvidazinha que ainda ficou resolve comentar aqui. Vamos a ela rs'
    Bem,o que acontece é que os meetings onde eu moro são fechados e só com convites,e é meio que impossivel alguém que não faz parte da panelinha conseguir um desses (digo panelinha por que TUDO na minha cidade funciona assim,não sou a Ita chata que odeia as "lolitistas" "lolinazis" e coisas do tipo rrsrs') Qualquer meio aqui é fechado na panelinha,o meio cosplay,o meio roqueiro (que inclusive são as mesmas pessoas do meio lolita aqui) e essas pessoas são muito chatas (ressaltando que não por serem veteranas,por serem ruins mesmo). O que você acha que eu deveria fazer ou o que voce faria? (deixando em anonimo só pra proteger minha imagem,pois é bem provável que elas possam acompanhar o blog) e PS: eu as conheço já.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...