sábado, 26 de março de 2011

Usando lolita em público


Alguma dica para sair em público vestida de lolita? Especialmente se você está sozinha? Como eu devo reagir se receber comentários maldosos? Qual é a melhor maneira de tentar e ajudar a ignorar olhares estranhos?


Isso é algo com o qual quase todas lolitas precisam lidar, mesmo aquelas que não se importam com os olhares estranhos e às vezes comentários maldosos. É necessário muita coragem para sair em público usando qualquer coisa fora do comum, e mesmo a lolita mais discreta é considerada estranha por muitos. Não há uma maneira à prova de fogo que garanta que você tenha a coragem para sair por aí com um bolo na cabeça, mas há algumas coisas que você pode fazer para te ajudar a trabalhar seus nervos para fazer isso.

Pessoalmente, eu tenho me vestido, bem, vamos apenas dizer "anormalmente" ou "com gosto questionável" desde o ginásio, então usar lolita realmente não foi um grande passo fora da minha zona de conforto. Mas isso não significa que eu estivesse sempre preparada para a atenção que uma moda de fora tende a atrair! Há uma série de coisas que aprendi em meus anos usando roupas esquisitas e eu gostaria de compartilhá-las com vocês todas nesse post.

Finja um pouco
Se você está realmente preocupada sobre sair em público vestida estranhamente, jogue um pouco um jogo de imaginação. Finja que você está completamente sozinha onde quer que você esteja, você é uma princesa extravagante numa infortunada viagem no tempo, ou qualquer coisa que você ache que possa ajudar a superar o quão desconfortável a opinião de outras pessoas possa fazer você se sentir. Isso soa completamente bobo, mas às vezes focar em bobagens pode realmente distrair sua mente de chamar a atenção, e é só o que realmente importa.

Ignore as pessoas, ou simplesmente não reaja
Se você realmente notar pessoas encarando, apontando ou, pior ainda, gritando ou fazendo comentários rudes, apenas ignore-as. Se você não consegure realmente ignorá-las, e está notando cada comentário, não sinta como se precisasse reagir a cada um deles. Geralmente as pessoas fazem comentários esperando que você reaja de alguma maneira, e se você simplesmente ignorá-las, é como se eles estivessem fazendo a si mesmos de tolos, não sobre eles apontando como acham que você parece boba para todos que estão em volta. Apenas pense sobre isso, e se você estiver em algum lugar cheio de pessoas e alguém gritar algo estúpido para você, todos olharam para a pessoa gritando, não para o que quer que ela esteja gritando. Apenas continue seu caminho como se ninguém fosse te notar, apenas para o idiota gritando "LITTLE BO PEEEEEEP" por aparentemente nenhuma razão.

Use fones de ouvido ou headphones
Ter um pouco de música pode ajudar a bloquear muitas coisas e ser um pouco de um mundinho só seu. Mesmo só tendo ele em seus ouvidos, com o som desligado, ou muito baixo, é uma boa desculpa para ignorar pessoas que fazem comentários rudes.

Se ignorar não funciona, tente deixá-los sem reação
Às vezes as pessoas estão apenas dispostas a serem irritantes e você acaba em uma situação onde você simplesmente não pode fingir que elas não existem. Um exemplo disso pode ser alguém que começou a falar com você e você responde, mas a situação rapidamente se transforma em eles desmerecendo você, funcionários e atendes de lojas extremamente rudes, ou pessoas com quem você está de alguma maneira interagindo. Nesse caso, se você não se sentir como se pudesse reunir coragem para simplesmente lhes dizer para cuidarem de suas próprias vidas, o melhor que você pode fazer às vezes é agir como se o que eles tivessem lhe dito foi algo como uma piada fraca. Dê a eles uma risadinha sem graça como "He he, é" e geralmente eles estão satisfeitos. Eu não vou mentir, é passivo-agressivo e eu faço isso algumas vezes com pessoas que são rudes comigo em público, eu ajo como se estivesse confusa quando dizem algo rude ou estúpido para mim, como se eu não tivesse idéia do que possam estar falando: "Ovelha? Que ovelha? Eu não entendo o que você quer dizer, eu não sou uma fazendeira, e isso é um shopping, por que uma ovelha seria permitida aqui?" e a pessoa fazendo o comentário costuma ficar um tanto embaraçada por ter dito alguma coisa pra começar.

Seja educada com as pessoas que são gentis
Nem todo mundo vai ser rude com você! Usar lolita muitas vezes pode um justo número de elogios. Agora, para as pessoas extremamente tímidas, is pode ser muitas vezes tão preocupante quanto comentários rudes, mas nesse caso, você realmente deveria dizer apenas um educado "Obrigaa!" para qualquer um que sai do seu próprio caminho para lhe dizer que gostam do que você está vestindo. Algumas vezes os curiosos e genuinamente interessados irão fazer perguntas sobre o que você está vestindo, você não precisa se aprofundar em respostas elaboradas e explicar a história da moda lolita para eles se você não quiser, muitas pessoas sentem-se satisfeitas com um "Oh, é só um estilo feminino/extravagante/fofo que eu gosto de usar". Você geralmente não precisa nem dizer "Lolita" ou citar o Japão se não quiser.

Desenvolva outfits mais estrangeiros
Se você puder, você pode querer usar alguns outfits lolita mais práticos, qualquer coisa que você sinta que é menos "extremo" que seu estilo lolita normal. Talvez isso signifique usar uma anágua com menos volume, pular os acessórios de cabelo gigantes, ou usar um cutsew simples ao invés de uma camisa. Qualquer coisa que possa fazer você se sentir um pouco mais confortável!

Esteja segura
Lolita é uma moda que atrai muita atenção e vai fazer você se destacar, então você deve saber onde se destacar pode ser uma má idéia. Se puder, evite ir a lugares arriscados sozinha usando lolita, tente arranjar um amigo para ir com você, ou considere levar uma troca de roupa.

Não existe realmente uma maneira "certa" de reagir a comentários maldosos, porque comentários maldosos não estão certos, para começar. Mas geralmente, é melhor não criar uma grande comoção sobre eles. A maioria das pessoas que diz coisas desagradáveis para outras pessoas está apenas tentando se sentir superiores de alguma forma, e o melhor que você pode fazer nessa situação é se regusar a reconhecer sua "superioridade" e negar a elas a satisfação de uma reação. Com isso me mente, eu descobri que posso realmente atrair muito mais elogios e comentários positivos do que negativos enquanto estou andando por aí de lolita!

Como você lida com os olhares e comentários sobre usar lolita em público? Você acha que ignorar é a melhor opção? Ou você é uma pessoa muito mais verbal fazendo com que as pessoas saibam que você não se importa com os comentários? Ou, talvez, você é sortuda o bastante para que ninguém realmente pisque um olho quando você sai montada em seus franzidos e babados?


Créditos>:
Original:
Wearing Lolita in Public - F*** Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

19 comentários:

  1. Ah..
    Boas dicas..
    Uma das vezes que estava de lolita na rua (quando fui ver Alice no cinema) falaram que eu ia dançar quadrilha...Eu simplesmente ignorei..
    Mais uma vez, fui ao shopping com umas amigas e o pessoal nem olhou..só uma garotinha que chegou pra gente..nossa..que lindo!!É cosplay?(relevei pq a garota tinha uns 6 anos)Eu ri e disse, não é cosplay, mais eh uma moda que veio do japão...o olhinho da menina brilhava e disse, nossa, que lindo!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei a traducao! As pessoas por aqui sao bem inoportunas- principalmente os homens-, por isso ja me acostumei a ignorar todos. Fones de ouvido sao mesmo otimos- principalmente aqueles gigantes de dj ou os de computador! Eles ate parecem que vem com uma placa embutida: nao enche o saco rsrs! Kissu

    ResponderExcluir
  3. Isso era uma coisa que eu até desabafei na seção do descarrego do Forum ML esses dias: é complicado não responder, ingnorar e se sentir bem vestindo lolita perto de gente mal educada *que tem demais aqui*. Gosto muito desses artigos que a Caro-Chan e a Victorian Suzane escrevem, porque realmente são uma luz no fim do tunel.
    Aliás eu geralmente linko o seu blog porque ele tem bastante conteudo bom em português para pesquisa (você já deve ter visto isso rs).

    ResponderExcluir
  4. A segunda dica é a melhor, e a terceira ajuda muito. Quando eu morava no Brasil tinha gente que implicava até com o fato de eu sair com uma sombrinha num dia de sol de rachar... E era daquelas sombrinhas pretas sem nada >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu fosse você, diria que era para proteger do sol, haha
      visita meu blog! http://linalinadance.blogspot.com.br

      Excluir
  5. Ja sai estranha uma vez e sem saber utilizei algumas dessas dicas.
    Uma outra coisa que eu sempre fiz é olhar alguma coisa sem ser para as pessoas. Como o celular ou ler algo.

    ResponderExcluir
  6. Boa! Mas é sempre difícil sair na rua com roupa "estranha" se você está sozinha. Seja lolita, ou qualquer outro visual, ou cosplay, sozinho é sempre terrível x.x É bom quando você sai com amigos e eles tbm estão vestidos que nem você. Mas meus amigos todos me abandonaram nas "roupas estranhas" FU.

    ResponderExcluir
  7. Tb uso roupas estranhas desde cedo e já vi de tudo. Desde a minha mãe anunciando para os vizinhos que eu era maluca e ela não tinha nada a ver com o fato de eu ser assim, até pessoas me parando na rua para perguntar o que estou vestindo. Costumo usar muito as três primeiras dicas. Tento agir o mais naturalmente possível, como se eu estivesse em um mundo diferente. Procuro não me importar com os comentarios das pessoas, como se elas simplesmente não existissem. E acho que elas percebem que não estou ligando, e que elas não estão recebendo nenhuma atenção por estarem sendo inconvenientes... aí ficam meio sem jeito. Também já teve criança apontando e falando: olha a princesa, mamãe! E isso vale o dia! E muitas pessoas são realmente educadas e curiosas, e perguntam numa boa e até admiram o fato de sairmos assim, sem ligar para o que os outros pensam ou dizem. Uma vez uma senhora me falou: não ligue para as pessoas idiotas que ficam olhando ou fazendo piada. Na verdade elas queriam ter a sua coragem. Faça mesmo isso, e você não se arrependerá depois, como a maioria das pessoas que percebem que deixaram de viver e fazer o que queriam por se preocupar demais com a opinião alheia.

    Bjooooos!

    ResponderExcluir
  8. Sair de lolita na rua é realmente algo complicado =/

    Eu tento ignorar as pessoas e comentários, e depois dou risada deles.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ichigo!
    Gostaria de anunciar a nova Roriita Valentines, agora com nova moderação, melhor e mais ativa!
    Corra e mande valentines para todas as lolitas que admira ♥
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112833862&refresh=1

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Eu acho que se a pessoa começar a ter coragem pra usar, depois de um tempo acaba se acostumando e nem liga para os outros naturalmente. Isso aconteceu comigo, mas eu continuo usando fones de ouvido pq assim as pessoas não vem falar comigo quando estou sozinha :~ mesmo sendo só gente curiosa, sem querer ofender, mas eu detesto falar com estranhos LOL

    Só tenho medo mesmo é de sair na minha rua, por exemplo, que é bem deserta e a maioria dos que passam por ela nos finais de semana são moradores de rua, na maioria homens, então acabo sempre indo de carro ou acompanhada até o metrô :x

    ResponderExcluir
  11. Vou confessar que existe um certo nervosismo antes de sair na rua. Mas é coisa boa, como antes de subir no palco! A questão é que aqui na minha cidade (curitiba) eu não conheço nenhuma loli e me sinto muito sozinha. =/

    ResponderExcluir
  12. Caramba...
    não sabia que existiam tantas lolitas brasileiras
    *-*

    ResponderExcluir
  13. Sair na rua vestindo Lolita é um sacrifício para mim, ainda mais eu que me ofendo rapido, pode ser até um Casual, eu sou tímida...ai já viu né?!
    Mais de um tempo pra cá eu tento sair na rua assim, mesmo que seja só com as meias, sapatos e acessorios, mais de pouco em pouco eu vou acostumando.....


    até que eu já consegui sair de casual na rua *-* (com bloomer e tudo *u*)

    ResponderExcluir
  14. Sair como Lolita realmente exige muita segurança e coragem :/
    eu tento não chamar muita atenção mas parece que pelo fato de eu estar apenas com um vestido e uma anágua(nunca deixo faltar XP)todos já olham... a sociedade realmente não sabe respeitar e segue muito a mídia americana D=

    ResponderExcluir
  15. Oi,gostei muito do seu blog!Tenho uma dúvida e gosataria que fosse respondida...
    Gostaria de saber se,caso uma lolita pode sim usar roupas do dia dia como outras pessoas ou ela só pode usar roupas lolitas.Já ouvi pessoas dizerem que lolitas só podem usar roupas lolitas e não por exemplo uma calça ou um vestido simples.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Eu não sou lolita, mas adoro o estilo e por isso vim parar aqui. Mas, mesmo sem ser lolita, só pelo fato de sair com saia de babados e roupas cor-de-rosa já passei por situações assim. As principais reações vem da parte dos homens com comentários como "oh, princesa!", entre outros. Já tive reações boas também, como a vendedora me parar no meio da loja para elogiar meu vestido.
    Realmente, gente, os fones de ouvido e os livros são a melhor pedida! hehehe Sério, funcionam muito. Segundo, se você ainda não se sente segura em sair com roupas diferentes dos costumes brasileiros, vá acompanhada. Só saia sozinha quando tiver um pouco mais de segurança com as suas roupas. Eu sei porque já passei por isso e hoje me sinto bem por sair com roupas diferentes e nem vejo mais se estão me mandando olhares agressivos ou não. Simplesmente me sinto feliz por estar exteriorizando o que sou por dentro. Nós somos feitas de morango, chocolate e tudo o que é kawaii, isto é o que importa.
    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  17. Boas dicas! Ainda não fui abordada de maneira agressiva, mas já ouvi pessoas comentando umas com as outras sobre eu estar fantasiada ou de cosplay (¬¬).. Mas os olhares e dedos apontando é o mais comum..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...