domingo, 13 de março de 2011

A Lesson in Lolita 3: Blusas

Olá a todas!
Maio chegou, trazendo consigo sol e calor às ruas de Tokyo, e mostrando que é hora de se despedir dos casacos e agasalhos pesados. Materiais mais leves estão voltando a reinar no mundo da moda, e sem um casaco ou jaqueta, presta-se mais atenção às blusas usadas - portanto, esta é uma boa hora para uma lição sobre blusas.

Escolhendo sua primeira blusa
O top mais clássico de todo a moda Lolita é com certeza a blusa. Claro que camisetas ou "cut-sews" são ótimos para um look casual, mas nada como uma blusa para expressar a beleza e graciosidade do estilo. Você pode passar de "doçura extrema" a "discretamente elegante" dependendo do design de sua blusa. Combinando-a com uma saia de mesma cor e rendas parecidas, fica como se fosse um vestido. Mostrarei aqui algumas dicas úteis para comprar sua primeira blusa Lolita:

1. Escolha branco: A maioria das blusas Lolita são brancas, pretas ou creme. Porém, branco é a cor que combina mais facilmente com outras roupas, então é recomendada para sua primeira compra. O branco vai iluminar seu rosto e lhe dar uma aparência delicada e radiante. Porém, lembre-se que sua roupa de baixo pode aparecer através do tecido se usada sem um cardigan por cima. [1]

2. Simplicidade é a melhor opção: Uma blusa de design simples na frente e nas mangas é melhor porque você pode coordenar com uma variedade maior de roupas e não vai estragar a sua silhueta quando fizer sobreposições. Uma blusa com mangas removíveis é um ótimo item que você pode usar o ano inteiro, mas para a Lolita iniciante recomendo uma blusa mais básica.

3. Gola arredondada ou alta: Ambos os tipos de gola são clássicos que combinam com uma variedade enorme de roupas. A gola arredondada é excepcionalmente feminina, e é recomendada para Lolitas que preferem o estilo sweet. Em contrapartida, você a gola alta confere uma aparência clásscia e elegante.

Blusas decoradas com rendas ou babados na bainha foram feitas para serem usada por fora da saia, enquanto blusas com amarração nas costas (que permitem que você ajuste a cintura) não apenas são bonitas, como são úteis para serem usadas por baixo de jumper skirts (vestidos sem mangas), porque ajudam a manter a forma original do vestido.

Blusas em preto e creme
Embora eu recomende a blusa branca para as Lolitas iniciantes, apresentarei outras duas cores clássicas de blusas: preto e creme. Uma blusa preta criará uma aparência refinada e é perfeita se você não quiser seguir um estilo super-doce. Se você tem muitas roupas em cores profundas e estampas sofisticadas, descobrirá que tem muitas opções com que combinar sua blusa preta. Como é uma cor que chama a atenção, usar sapatos ou meias pretas ajuda a balancear o conjunto.

A blusa creme é mais quente e suave em comparação com a branca padrão. É ideal para criar uma aparência de boneca antiga, combinando com uma estampa floral clássica ou com um tom amarelado. Combinada com preto, o contraste é mais suave que o de uma blusa branca.



Blusas de mangas curtas
Uma blusa de verão tem mangas curtas, e quando se trata de blusas Lolita, você não estaria errada em presumir que todas as blusas de mangas curtas têm mangas bufantes (na minha opinião, isto deveria a se aplicar a todas as camisas de mangas curtas e não apenas blusas). A suave forma arredondada é adorável, lembra as roupas de uma princesa. O comprimento e volume da manga variam de blusa para blusa, mas procure por um modelo que não "engrosse" seus braços. Mangas curtas significam que haverá mais pele à mostra, mas também permite que você use acessórios como wristcuffs ou luvas longas de renda. Blusas com decote aberto também te dão a oportunidade de usar acessórios como gargantilhas.



Um milhão de detalhes
Além das mencionadas anteriormente, há muitas outras características e acessórios removíveis que se tornaram característica do estilo Lolita. Aproveito a oportunidade para apresentar estes detalhes um a um.

Franzido: É feito costurando-se no tecido com elástico fino, fazendo com que o tecido se franza. é uma técnica decorativa vista em muitas peças Lolita. Nas blusas, o franzido ajuda a definir a cintura e dá forma às mangas.

Pin-tucks: É outra técnica decorativa muito comum em roupas Lolita. São feitas várias dobras estreitas no tecido, que são costuradas. Dá um toque elegante e delicado à frente, gola ou mangas de uma blusa.

Jabot: Uma espécie de gravata decorativa feita de renda ou babados. Para acentuar seu visual, use uma blusa de jabot por baixo de um jumper skirt ou jaqueta, de forma que o mesmo apareça.

Laço: Uma espécie de gravata amarrada em forma de laço. Geralmente é feito do mesmo tecido da blusa. Acessórios como o laço, que são feitos o mesmo tecido da blusa, devem receber os mesmos cuidados que a mesma. Se você lavar a blusa a seco e lavar o laço à mão, a cor e textura do tecido podem começar a apresentar diferenças.

Gravata: É diferente das gravatas dos cavalheiros. Elas são mais curtas e decoradas com renda. Recomendado o uso com uma jaqueta.

Gola marinheiro: É aquela gola que se estende nas costas formando um retângulo, como dos uniformes dos marinheiros. Assim como as golas arredondas e as altas, mencionadas anteriormente, a gola marinheiro é bem comum no estilo Lolita. É ótima para um visual "escolar" ou "marinheiro" mesmo.

Mangas princesa: São compridas e se abrem em forma de sino. Perfeitas para completar um visual aristocrático. Porém, é um pouco difícil mantê-las limpas, especialmente durante refeições.

Punhos: Uma característica importante nas blusas de mangas compridas. Há dois tipos principais de punhos: os "punhos de camisa" tradicionais, que são uma faixa de tecido ajustada aos pulsos; e os punhos que cobrem parte da mão, mais compridos e amplos. Basicamente, os punhos de camisa têm uma aparência mais "prática", enquanto os punhos mais compridos são mais "românticos".

Fita para a cintura: Amarrada nas costas, uma grande fita decorativa pode ser usada sobre uma saia simples (que já não tenha uma fita), para acentuar seu visual.

Uma bela blusa para uma bela Lolita!
Aqui termina nossa aula sobre blusas. Mesmo se você geralmente se veste em no estilo causal Lolita, por que não usar uma blusa de vez em quando? Uma blusa com certeza irá acentuar a beleza de sua saia ou jumper skirt Lolita.
Até a próxima!


Notas:
1: A autora não menciona, mas acho legal lembrar que há blusas com forro, e também que roupa de baixo da cor da pele - não usar branca! - fica bem discreta sob blusas brancas.


Créditos:
Original:
On Blouses
Tradução: Juli Pegas, originalmente postada na comunidade lolita do LJ

Também pode ser útil:
[Pergunte à Ichigo] "Blusas" lolita

3 comentários:

  1. Eu ADOOOOOORO blusas <3 Eu tenho uma lista de coisas para replicar e deve ter uns 8 modelos de blusas lá hauhe :x

    Acho que uma boa blusa dá um toque a mais no outfit :3 é um item que as vezes me chama muito mais a atenção do que um vestido ou saia :B

    ResponderExcluir
  2. obaaa, adorei o post!! essas lolita lessons são incrivelmente úteis! me ajudou a tirar várias dúvidas que eu tinha a respeito da peça ^^
    obrigada ichigo

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro camisas Lolitas, por mim teria todas que apareceram neste post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...