segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Lesson in Lolita 1: Escolhendo seu primeiro item

Sobre as Lessons
Essa é uma série de artigos que começaram a ser traduzidos pela Juli, Valentine e eu em 2009 (sim, faz um tempo!). Até hoje tem algumas traduções pendentes, mas resolvi retomá-las e postar desde a primeira aqui. São artigos muito interessantes e úteis especialmente para quem está começando ou querendo começar no estilo lolita. Foram escritos originalmente em japonês, mas infelizmente o site dos artigos originais saiu do ar, por isso não estou colocando o link nos créditos.
A intenção é postar uma lesson por semana, preferencialmente domingo ou segunda, espero que gostem ♥



Olá e konnichiwa a todos! Chegaram ao Japão notícias de que a moda Lolita está em ascensão ao redor do mundo. É fascinante ver que este estilo, que foi originalmente inspirado em estilos ocidentais, está sendo reabsorvida dentro da cultura que a inspirou.

Deve haver muitas aspirantes a Lolita que agora estão pensando em comprar sua primeira peça. Neste artigo, eu gostaria de dar alguns conselhos sobre o básico deste estilo encantador, e responder algumas dúvidas que uma pessoa possa ter ao tentar um look Lolita. Para algumas de vocês, o que vou dizer pode soar trivial. Você pode até dizer - “Isto é moda, não há preceitos básicos ou regras, você só combina as roupas do jeito que achar melhor!” - e este é realmente um argumento justo. Porém, assim como não se pode construir um castelo sem uma fundação sólida, não se pode conseguir um visual criativo sem considerar alguns princípios básicos. Os estilos mais maravilhosos são aqueles universais; estilos que são vistos com freqüência e continuam imortais. Isto é o “básico” ou o “clássico” da moda, e conhecer este básico nunca será uma desvantagem.

Então aqui começa sua primeira lição sobre a moda Lolita: como escolher o seu primeiro item. Comprar sua peça Lolita de estréia pode ser um pouco amedrontador. Você talvez fique em dúvida se a mesma é suficientemente Lolita, ou se vai ser possível usá-la em várias combinações diferentes...

Aqui vou sugerir alguns itens perfeitos para Lolitas iniciantes, começando por dividi-las em dois grupos:

1. Aquelas que querem já querem entrar com tudo na cena Lolita;
2. Aquelas que preferem entrar no mundo Lolita de forma mais simples.

1. Aquelas que querem já querem entrar com tudo na cena Lolita
Para o primeiro grupo, gostaria de recomendar uma peça que pode ser usada facilmente sem a preocupação de ter que coordenar com vários outros elementos em uma combinação – um vestido de mangas. Usar um vestido de mangas já completa por volta de 80% do seu look, tornando mais fácil de acertar. A silhueta ideal para um vestido é formada por mangas bufantes, ajustado no tronco e a uma saia bem ampla. Um vestido sem mangas (jumper skirt) em uma cor lisa e básica seria ideal se você quiser experimentar uma variedade maior de combinações. Por exemplo, usando uma blusa de feitio delicado por baixo do seu jumper skirt tornará o visual exemplar para uma Lolita meiga e inocente.

Com vestidos sem mangas como o jumper skirt, é necessário usar alguma coisa por baixo para alcançar o visual Lolita correto. A donzela que existe dentro de você é revelada através da sobreposição de peças. Usar uma blusa de mangas compridas por baixo de um vestido de mangas curtas, por exemplo, é um é um arranjo sweet típico.




2. Aquelas que preferem entrar no mundo Lolita de forma mais simples
Agora seguimos para o segundo grupo mencionado anteriormente. Para aquelas que se desagradam com a aparência extrema e espetacular das Kote-lolis (lolitas que aderem radicalmente ao estilo “ama-loli”, ou sweet lolita) e querem começar com algo um pouco mais simples, uma saia é provavelmente a melhor solução.

Com uma saia, você pode controlar a intensidade do seu "grau Lolita", experimentando diferentes escolhas de blusas. Muitas pessoas, apesar de amarem o visual Lolita, se sentem apreensivas em relação a usá-lo em si próprias. Para aquelas que argumentam – "Não vai combinar comigo, é fofo demais", ou "Já sou muito velha para usar isso", eu recomendo escolher cores elegantes e refinadas que vão tornar o look mais discreto.

A saia Lolita clássica é bem ampla na barra, como por exemplo uma saia franzida na cintura. O comprimento padrão é logo acima do joelho, mas você pode optar por uma saia que cubra os joelhos, o que lhe dará uma aparência mais elegante. Aprecie sua saia Lolita com um cardigan simples ou uma blusinha de malha, desenvolvendo seu próprio , sutil porém doce, estilo "casu-loli" (Casual Lolita).




Anáguas
Um fato importante a ressaltar é que as roupas Lolita que você vê em revistas ou pela internet costumam ser fotografadas com uma anágua por baixo. Portanto, você vai descobrir que uma saia ou vestido por si só não fica com tanto volume quanto você pensou que ficaria. Porém, saias feitas de material encorpado podem ficar suficientemente armadas sozinhas, assim como algumas saias com babados em camadas.

A compra de uma anágua se torna uma missão secundária, assim como comprar sapatos e headdresses. Primeiro, você precisa da roupa principal, para ter certeza de que os próximos itens serão apropriados a ela. Se você já tem uma saia que pode ficar bem com um pouco mais de volume, seria uma boa idéia fazer da anágua sua primeira compra, e esta simples roupa de baixo já pode te proporcionar um look casual Lolita.

Em todo caso, usar ou não uma anágua depende muito muito de seu gosto pessoal e senso estético. De fato, algumas roupas simplesmente não acomodam anáguas volumosas - não posso desenvolver o "certo" e "errado" sobre anáguas aqui, portanto vou deixar o assunto para uma próxima coluna.

Conselho final para Lolitas
Se você está ansiosa para comprar algo de uma brand Lolita, mas quer gastar o menos possível, comprar simplesmente um par de meias ou um acessório pequeno já é suficiente. O importante é que uma pequena, porém bela, parte do mundo Lolita entrou na sua vida, e que este item adorável te deixará feliz sempre que você o segurar. Esta é a alegria do estilo Lolita. Não importa o quão pequeno é o item, o prazer que ele proporciona é imensurável, e vai definitivamente adicionar uma pitada de Lolita ao seu estilo do dia-a-dia.

Eu já disse muito nas passagens anteriores, mas permita-me fazer uma importante consideração final. O segredo para uma boa compra é "confiar nos seus instintos". Lolitas não dependem da aprovação dos outros. Em vez disso, elas simplesmente usam o que gostam. Lembre-se com ternura dos momentos em que você encontra um item que faz o seu coração bater mais forte, e você se apaixona por ele à primeira vista. São estas peças que se tornam as suas mais queridas e duradouras companheiras. Pensar demais na escolha de um item não costuma ter bons resultados.

Sua primeira lição sobre Lolita termina por aqui! Eu sinceramente espero que você encontre roupas que lhe tragam felicidade e satisfação, e que alegremente te levem mais fundo no mundo da moda Lolita.

Créditos:
Original:
Choosing Your Very First Item
Tradução: Juli Pegas, originalmente postada na comunidade lolita do LJ

13 comentários:

  1. Olá Ichigo!!!!!
    Adorei o post!
    Depois de algumas horas conversando...não sei porque pensei mostrar isso para a "nossa amiga"...quem sabe né..ela entenda!XD
    bju

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu lembro que eu peguei todas essas lições e salvei no meu computador! Ia escrever aqui que realmente o site tinha saído do ar, mas acabei de encontrar um link http://www.maruione.jp/images/special/lolitalesson/01/en.html no site do O|O|.
    Acho que se tem algum item que realmente todas as pessoas que gostam do estilo deveriam ter são os dois livros desta autora, "Lolita Issho Doraku", principalmente o primeiro de capa preta! É um livro que deveria ser traduzido pelo menos para o inglês, pois os textos dela são muito bons!

    ResponderExcluir
  3. oi!!!
    adorei seu blog e estou seguindo.
    me segue de volta?
    www.amorimortall.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  4. adorei a lesson *-*
    Atualmente, estou investindo em um visual mais casual, já que provavelmente vai demorar muuuiitooo ( pobre flandoo xD) pra mim mandar fazer o vestido dos meus sonhos (é um simplisinho da VM mais é lindo*-*)
    Otimas dicas
    Bjoos =**

    ResponderExcluir
  5. otimo post ^^
    Quero muito começar a vestir roupas lolitas *3*

    ResponderExcluir
  6. *-*

    http://bunnywink.tumblr.com/post/3170950862

    ResponderExcluir
  7. As lolita lessons são os melhores artigos que já li, adoro todos!! <33 Não teve um que não aprendi algo!

    Ah, vc é magrinha, cabe em toda roupa punk q quiser, inclusive pq tem cintura pequena! xD
    Se precisar pode pedir ajuda pra comprar alguma coisa q to mais acostumada com roupas desse estilo q lolita lol

    ResponderExcluir
  8. Texto lindo! Tbm adorei td q ja li dessa autora, ela transmite perfeitamente o sentimento de uma lolita e as dicas s]ao otimas!!

    E seu outfit daquele tecido de morangos, ja planejou? To doida pra ver!! Vai ficar mto fofo!!
    Bjao!!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei fora por um tempo e já perdi altos artigos ><
    Realmente, começar é bem dificil né...
    Acho que pra começar a comprar brands, o melhor mesmo é ir devagar né? Eu por exemplo ficaria doida com tanta opção, teria medo de comprar algo no calor do momento e nem ter certeza se é daquilo que gosto. ótimas dicas, pra quem não entende nada, como eu, ajuda horrores ^^
    =**

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei, Ichigo

    Muito legal. É algo que ajuda bastante
    Mas a parte da anagua ficou meia confusa O_o

    Valeu por poder postar as traduções dessas lições

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, mas fiquei triste porque eu até tenho meu primeito vestido, camisa e meia lolita para monstar um visual (menos um sabato mais mary jane). Contudo eu não tenho nenhuma amiga para fazer um encontro ou combinar alguma coisa do estilo =(

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post! Adoreiii!
    Acho que vou iniciar com um casual lolita, isso me inspirou bastante
    kissus

    ResponderExcluir
  13. Existem sites ou blogs brasileiros que vendem essas roupas? Qual o lugar mais fácil para comprar?
    Adorei o post
    obrigada
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...