domingo, 16 de janeiro de 2011

Classical lolita

Se eu fosse definir Classical (ou Classic) Lolita em uma palavra com certeza seria "elegante" (como poderão ver, usei muito essa palavra nesse post). É o estilo lolita mais maduro e discreto, sendo o mais indicado para ser usado em ocasiões como casamentos e formaturas (certamente causa menos estranhamento para os leigos do que OTT e deco, por exemplo).

Classical está em alta entre as lolitas ocidentais (inclusive as brasileiras) que aparentemente começam a se cansar do exagero do sweet atual.

A silhueta classical é ligeiramente diferente de outros estilos lolita: a saia muitas vezes não é no formato de sino comum à sweet, gothic, punk, country, etc. Isso deve-se não só ao corte da saia ou vestido, mas também ao uso de uma anágua própria para o estilo, também chamada de "A-line".


Como podem ver não há nenhum volume mais próximo a cintura, mas ele vai aumentando conforme se aproxima da barra.

Outra característica que só aparece em classical são vestidos ou saias mais longos que a "altura do joelho" que é uma das regras mais básicas do estilo lolita: eles por vezes chegam ao meio da panturrilha. Esse comprimento é chamado de "maiden lenght" (comprimento donzela).

Seguindo a elegância em classical é muito raro ver cabelos com cortes ousados ou cores chamativas nesse subestilo. Geralmente as adeptas do classical lolita se mantém fiéis a cores naturais (louro escuro, diversos tons de castanho) ou usam perucas nessas cores. Não que isso seja regra, mas é uma característica corriqueira.

Cores mais usadas
O leque de cores de classical é atualmente muito amplo, passando pelas clássicas sóbrias como preto, marrom, verde musgo, azul marinho, vinho e bordô, neutros como bege e cinza e alguns tons de rosa (especialmente rosa antigo e rosa pálido), azul claro, verde claro (não necessariamente mint), creme e off-white.

Temáticas e estampas comuns
As temáticas mais comuns em classical são camafeus, coroas e rosas, que aparecem tanto em estampas quanto em diversos acessórios. Estampas mais infantis, como ursinhos, bonecas e inspiradas em Alice in Wonderland também podem aparecer sendo, no entanto, mais elegantes do que seriam se fossem da Angelic Pretty, por exemplo (essas estampas mais sweet são especialmente comuns na brand Innocent World, que tem um estilo classical puxado para o sweet oldschool). Tecidos listrados e xadrezes (tipo tartan) são também muito usados.






Acessórios
Os acessórios usados em classical são sempre muito elegantes, sendo comum o uso de rosas, coroas e camafeus, assim como pérolas e acessórios nos tons de ouro velho e prata envelhecida. Relógios de bolso antigos podem se tornar belos colares. Relicários também vão bem com classical.






Headwear
O headwear do classical lolita é tão variado quanto o do sweet lolita, podendo ser usados bonnets, corsages de variados modelos, headbows (geralmente pequenos ou médios, e comumente usados de lado), headdresses, boinas e chapéus. É importante notar, no entanto, que o headwear em classical é sempre mais discreto e elegante do que seus equivalentes em sweet. Nada de bolos na cabeça aqui!









Sapatos
Botas vitorianas são comuns em classical, e particularmente acho a opção mais interessante de sapatos para esse estilo ♥ Os sapatos costumam ser menos enfeitados, são elegantes e não possuem muitas opções de cores "fantasia" e sim clássicas (marrom, preto, bordô, branco).







Bolsas
Bolsas classical apresentam geralmente cores clássicas e formatos pouco chamativos (excessão é essa bolsa maravilhosa de coroa da IW, que é um dos meus sonhos de consumo ♥). As mais comuns são as que lembram pastas e maletas, às vezes com estampas florais e listradas e algum detalhe discreto como um laço.







Imagens de referência
Retiradas de diversas edições da Gothic & Lolita Bible.




Brands classical:
Innocent World
Mary Magdalene
Juliette et Justine
Victorian Maiden

Mais sobre Classical Lolita:
Lolita Handbook (em inglês)
Hello Lace (em inglês)
Lolita Fashion (em inglês)
Queen Victoria's Dolls


Conforme o resultado da enquete o próximo post sobre subestilos será Gothic Lolita, seguindo então para Country, Punk e Guro. Após o post sobre Guro será feita nova enquete para decidir os estilos que se seguirão.

Espero que tenham gostado do post ♥

34 comentários:

  1. Ameeei o post :3
    Mas tive mais certeza que gosto mais do estilo sweet. O classical com essas características é mt bonito também.
    Acompanharei todos os posts de etilos estou gostando mt.
    Beijos amora ^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei *-*
    Eu gosto mais do sweer [2] mas classical é meu segundo favorito xD porque é mais simples mas não deixar de ser lindo também e eu adoro as estampas florais usadas no cassical e as cores meio apagadas *-*

    ResponderExcluir
  3. Que post mais lindo!
    Tenho uma admiração em especial pelo Classical, ainda que não seja meu sub-estilo favorito:)
    Aquela bota da Innocent World me faz ter delirios, é muito perfeita! Meu dream item a anos *--*
    Alias, tenho uma duvida: tenho uma saia classical, mas em formato de sino, há algum problema?
    Beijoo ♥

    ResponderExcluir
  4. Classical é minha subdivisão favorita junto com o gothic. Eu adoro fazer outfits que são meio "hibridos" de classical e gothic. A brand que eu mais gosto de classical é a Victoria Maiden, mas também pego muita inspiração na Mary Magdelane, e na Mille Fleurs.
    Enfim, muito ótimo post, bastante explicativo.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou ser oposta às meninas aí de cima e dizer que classical é meu subestilo favorito haha <3
    E acho que classical é um estilo ótimo para quem está começando. Por exemplo, é muito mais fácil encontrar um sapato aqui no Brasil que combine com classical do que um mais sweet. Além de ser mais comum achar tecidos florais do que com docinhos e etc :B Também dá pra encontrar acessórios como corsages e chapéus (pelo menos pra quem é de São Paulo, tem várias chapelarias no centro)

    E bonnets classical são lindos demais ;___; <3

    ResponderExcluir
  6. Classical é lindo, e bem mais usável que sweet.
    Simplesmente A-M-O estilo vitoriano.
    Muito bom o post *-*
    Estou doida para ver country lolita *O*
    xxxo
    Rafa.

    ResponderExcluir
  7. Esta é uma das minhas subdivisões favoritas! Adorei suas definições sobre o sub-estilo!

    ResponderExcluir
  8. adorei o post de paixão! tava tão ansiosa pra chegar logo em classical...

    ResponderExcluir
  9. Foi o primeiro estilo lolita de que gostei... muito bonito e elegante. Mas acho que, para mim, não é para todas as ocasiões.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro o Sweet, mas descobri que amo de uma paixão incontrolável o Classical! É tudo tão lindo, elegante, simples e detalhista ao mesmo tempo... *.*
    Concordo que o Classical é um estilo mais fácil pra começar aqui no Brasil, mesmo pra quem não mora em São Paulo e outras capitais.
    Também tô bastante curiosa com o Country.
    Ótimo post, Ichigo. Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  11. que post perfeito! *o*
    adoro o classical lolita (na verdade eu gosto de todos...) rsrs :3
    seu blog é lindo, estou seguindo ^^

    kissus :*

    ResponderExcluir
  12. Excelente post Ichigo!
    Fiquei encantada com as botas vitorianas. *_*

    =*

    ResponderExcluir
  13. Esse estilo é superrr lindoo... adorei o post, não sei muitas coisas sobre lolitas.. você ajudou bastante. aguardo os novos posts sobre o assunto. Seu blog é muito fofo. Estou te seguindo ^^

    ResponderExcluir
  14. Lindo e muito rico este post, pois vc fez uma pesquisa bem detalhada Ichigo! Fiquei fascinada pelo estilo clássico...sinceramente. Ei, vc sumiu... Beijinhos querida ;-)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!

    Eu acho Classical lindo! *_*
    Os sapatos são muito perfeitos =3

    Ps.: Por sinal... Sua pupe tá de classical, né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Acho classical o estilo mais lindo. É fino e elegante. Lembra muito as Ladys do século XIX *-*

    ResponderExcluir
  18. Olá! seu blog é lindo, estou seguindo!
    Bom, esses acessórios são fofos demais! Bjs,*

    ResponderExcluir
  19. Classical é minha subdivisão favorita. Se um dia eu conseguir fazer meu outfit, ele vai ser classic =D. amei o post.

    ResponderExcluir
  20. Eu amei o post <3 Por mais que eu ame Sweet OTT, ainda sonho em fazer um outfit Classical. *-*

    ResponderExcluir
  21. Minha subdivisão preferida <3 Adorei o post.

    ResponderExcluir
  22. Minha subdivisão preferida <3 Adorei o post.

    ResponderExcluir
  23. O meu preferido <3
    Elegante é a palavra de ordem concerteza. Minha primeira paixão lolita é um conjunto da Victorian Maiden, pena que nem vende mais ><
    Se vestir lolita novamente essa será minha subdivisão escolhida :3
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  24. Amei o post *O* mais eu tenho algumas duvidas.
    Esse ano eu pretendo montar meu primeiro outfit lolita, que sera o classical (provavelmente) e eu queria saber se não sairia muito do estilo usar uma sapatilha de prende, tipo assim: http://www.netserv19.com/ecommerce_site/arquivos1779/arquivos/0__142423sap_com_salto_alto.jpg ~o salto eu acho que é um pouco mais baixo~ Por que essa eu tenho em casa, e também, pode se usar salto no classic? (não muito grande é claro) e que eu vi em algumas fotos .-. e eu tinha lido que não se usava salto em lolita e tal... Enfim, post otimo, me ajudou muito, Arigatou *-*

    ResponderExcluir
  25. Ai ai*-* Classical;.;

    só de ver eu já imagino a Rika

    eu preciso entregar seu cavalinho;.;

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto muto do classical, é aquele que eu olho e falo "quero ser assim quando crescer!" rsrsrsrs
    realmente 'elegante' é uma palavra bastante apropriada.

    ResponderExcluir
  27. mimimimi eu estava esperando por este post ansiosamente 8D Aliás, está de parabéns, Ichigo. Ficou maravilhoso e essas imagens serão muito úteis quando eu resolver elaborar um out! Ainda não me arrisquei em classical, mas com certeza eu gostaria muito de fazê-lo.

    ResponderExcluir
  28. aa pra mim o Classical é o estilo mais lindo, é simples e elegante ♥

    ResponderExcluir
  29. Classical é muito lindo! *-* Amei o post e o que eu mais gostei foram os sapatos, tão lindos ♥

    ResponderExcluir
  30. Ola ichigo!
    Buscando uma comunidade fashion no Brasil cai aqui no teu lindo blog... adorei!!!
    E este post tem tudo a ver com o que admiro, busco e escrevo... VINTAGE!!!

    Nada mais vintage que lolita... as roupas, as cores, acessorios e o sapatinhos vitorianos e a la MAria Antonieta... inclusive tenho um post sobre isso :))

    Beijo beijo
    Chloe Smith
    www.vintage-memoirs.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei sua postagem, cheio de conteúdo e dúvidas que foram esclarecidas :)
    Simplesmente perfeita *-*
    Beijo

    ResponderExcluir
  32. salut ma cheries,simplesmente adoro o estilo lolita,meu substilo favorito e sem duvida o classical lolita,apesar de minha pessoar possuir apenas um vestido desse subestilo,uma anagua,5 casuai lolitas e 14 lacos tendo treize ans de idade,estou me esforcando ao maximo para me tornar uma lolita,esse estilo me conquistou completamente desde que eu o conheci,ele e simplesmente incrivel.
    Bejinhod de himeko yamanaka

    ResponderExcluir
  33. Salut ma cheries,apesar de ter apenas um vestido e 13 anos,adoro uasr lolita,principalmente sweet,classical e gothic.uso casual lolita quase todos os dias,adoro a cultura kawai,o japao e minha paixao,tokyo,gueixas,kimonos,mangas...
    As vezes queria ser oriental como mminha amiga.
    Adorei esse post e esse blog.

    beijos caramelados de leticia,como meus amigos dizem,lolita himeko

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...