domingo, 8 de agosto de 2010

[Pergunte à Ichigo] FAQ

Resolvi fazer um "Pergunte à Ichigo" diferente hoje. Uma FAQ = Frequently Asked Questions, "perguntas freqüentes". E a FAQ é... sobre mim. Bom, pra quem não sabe eu tenho um formspring bastante movimentado por eu me disponibilizar a responder dúvidas sobre lolita, mas é bastante comum fazerem perguntas sobre minha vida como lolita e tal. Como tem aparecido as mesmas perguntas várias vezes e são muitas perguntas já respondidas não dá pra ficar procurando as respostas pra copiar e colar, e também ninguém merece ficar escrevendo a mesma coisa de novo e de novo. Com a FAQ aqui no blog é mais fácil.

Como e quando você conheceu o estilo?
Em 2005 uma amiga me passou uma música do Moi dix mois (até hoje me lembro, era "Ange"). Na época eu era meio trevosa. Fui atrás de mais coisas sobre a banda, achei algumas fotos e scans da Gothic & Lolita Bible e me apaixonei pelo estilo do Mana. Demorou um pouco mais pra eu descobrir o que era realmente lolita (e que maquiagem trevosa não era lolita).

Há quanto tempo você é lolita?
Desde a metade de 2007, mais ou menos. Na época eu morava em São Paulo. Foi quando comecei a ir nos encontros, conhecer outras lolitas e a participar da comunidade do orkut (na época ainda era "Gothic Lolita").

O que sua família/namorado/amigos acham do estilo?
Minha mãe fez minhas primeiras peças lolita, mesmo sem saber bem o que era. Depois ela me ensinou a costurar, mas ficava falando: "Por que você não faz umas roupas normais?" Mas ela sempre me ajudou. Ela enchia um pouco por eu sempre querer sair de lolita, mas se acostumou. Até noto certo orgulho quando ela comenta com os outros que eu sou adepta do estilo lolita e faço minhas próprias roupas. Ela só implica quando chegam pacotes aqui em casa.
Minha irmã é besta e "colorida". No começo ela fazia questão de dizer que eu estava ridícula, rir e falar que dava vergonha andar comigo daquele jeito. Agora ela está mais tolerante com o meu estilo e pede ajuda pra se vestir às vezes (dentro dos padrões jeans-camiseta-jaqueta-tênis dela). Ela também dá uns palpites tipo "Acho que tal bolsa/tal sapato/tal meia fica melhor".
Meu irmão é meio metaleiro e cosplayer. Ele gosta e acha que eu fico bem de lolita (ele nunca disse isso com essas palavras, mas demonstra do jeito dele). E dá palpites em alguns outfits. Eu vi os olhos dele brilharem uma vez vendo eu escolher minhas peças, achei tão fofo D:
Meu pai chama eu e meu irmão de "birola" (deve ser alguma gíria de caipira, não entendi o_u). Ele ficou inconformado quando eu saí de lolita e meu irmão semi-montado de cosplay pra pegarmos ônibus pra Londrina ano passado. Ele sempre olha torto e fala: "Por que você não veste uma calça jeans como todo ser humano?" Eu acho que eu não sou como todo ser humano ¬¬' Ou pelo ou menos espero.
Minhas avós adoram, minha avó paterna até queria que eu fizesse um vestido pra ela xD Os outros parentes acham bonito, apesar de não entenderem. Uma tia minha em especial parece aliviada de me ver usando cor-de-rosa e maria-chiquinhas ao invés de coturno e batom preto.
Meus amigos acham legal. As meninas da faculdade sempre pedem pra eu usar lolita. Não sei se eles tem vergonha de andar comigo assim, nunca me falaram nada ou demonstraram.
Meu namorado atual e os ex também sempre gostaram. Acho que não conseguiria namorar alguém que implicasse com meu jeito de vestir ou que sentisse vergonha de mim por isso. Meu namorado achava que era cosplay e eu surtei quando ele falou isso D: Agora, depois de várias explicações, de passar links pra ele e tal, acho que ele entendeu ^^"

Com que freqüência você usa lolita?
Sempre que possível. Sou adepta do casual e até meus full outfits são simples. É o meu jeito, me sinto mais a vontade sem muitos detalhes, muitos babados, muita renda. Gosto de modelos mais simples e menos detalhes mesmo.

Até quando você pretende usar lolita?
Enquanto eu me sentir bem usando.

Você é arrogante.
Tá, não é uma pergunta, mas ouço isso com freqüência e quis me justificar, afinal por mais que eu não vá mudar meu jeito por causa dessas "acusações" eu gostaria muito que as pessoas entendessem uma coisa ou outra.
Bem, primeiro eu sinto muito por não ser a menina doce, meiga e fofinha que todos esperam que eu seja por causa da cara que eu tenho. Eu sou uma pessoa difícil de lidar, perco a paciência mais fácil do que gostaria e pessoalmente eu sou meio fria e distante mesmo, pelo ou menos com quem eu não tenho intimidade, e qualquer um pode confirmar isso. Eu tenho esse jeito meio seco, e não é por me achar superior ou desdenhar dos outros, é porque pra mim não é natural ser hiper simpática com todo mundo e tratar todos como se fossem meus amigos super próximos, porque não são. O máximo que eu posso fazer, sem me sentir contrariando a minha natureza, é ser educada, e mesmo assim nem sempre consigo porque tem gente que abusa e eu não tenho saco de ficar engolindo seco e sorrir. Eu não sou o tipo de pessoa que curte fazer social, colecionar amigos e colegas e distribuir elogios. Eu gostaria de ser mais amável, eu gostaria de ter mais facilidade em fazer amigos, eu gostaria de conseguir deixar as coisas pra lá mais facilmente, parar de me importar com certas coisas (eu saio corrigindo e dando palpites sobre lolita por aí, e a maioria das pessoas fica puta comigo por isso :T), mas eu não sou assim e nem pretendo me forçar a fingir que eu sou. Então, não sei se existe uma palavra pra descrever esse tipo de personalidade, mas acredito que não seja arrogância.

Por enquanto é isso :D Se necessário editarei a FAQ futuramente ♥

6 comentários:

  1. Ah, eu me visto "como a maioria" e meu pai ainda pega no meu pé às vezes, imagina se me vestisse de lolita ^^ Infelizmente tem gente que entende e tem gente que não. Mas o estilo não deixa de ser lindo por causa disso (*___*)
    E entendo... Eu sou simpática com todo mundo, mas tímida sabe, não puxo conversa. E muitos me taxam de metidona por causa disso (T____T)
    As pessoas sempre levam o comportamente alheio pro lado pessoal, chato isso :(

    ResponderExcluir
  2. Quanto a aquela pergunta que você respondeu no faq sobre seu jeito de ser, acho que muitas pessoas esperam que as Lolitas sejam sempre aquelas menininhas sorridentes com um sorriso de orelha a orelha, super educadinhas e que agissem como se fossem bonecas, por isso se assustam quando nós mostramos a nossa personalidade dentro de uma roupa do estilo.
    A unica coisa que eu acho que deveria ser obrigatório de uma lolita e tentar manter a paciência e a educação quando se relaciona com as pessoas e se vê diante de comentários maldosos ou perguntas chatas de sempre como "O que é isso?", "É cosplayer?" (eu também já quase matei uma pessoa que me perguntou isso, foi recentemente até, culpa de eu ser tão cabeça quente. E olha que uso o estilo a muito menos tempo que você, já sabia que tinha que ser cortês com essas pessoas, mas nessa ocasião não deu, por ser uma convenção de animes da cidade >.<).
    Acho nada a ver a pessoa agir diferente só porque esta dentro de uma roupa de lolita. Você tem que ser você mesma, não importa o que esteja vestido.
    ;-*

    ResponderExcluir
  3. Que legal vc se disponibilizar pra ajudar outras lolitas, não deve ser facil ficar respondendo perguntas assim! =3

    E de fato vc tem um jeito mais reservado msm, eu ja sou mais sociável e achei q vc não tinha gostado de mim de primeira, mas depois percebi que eh seu jeito. É muito melhor ser assim do que elogiar horrores e depois sair falando mal (como mta gente faz).

    Brigada pela sinceridade! ^__^

    ResponderExcluir
  4. Gente, ou eu sou arrogante também ou eu sou cega, porque eu fico stalkeando comunidades de lolita e nunca vi a tão famigerada arrogância em você D:
    As pessoas querem que sejamos bonitinhas e fofinhas 24x7 e depois acabam dando patadas na gente quando não somos... but, fazer o quê, nee?

    Anyway, eu vou sim pro Lacrimosa <3 meu ingresso tá lindamente comprado já.
    O tenso é que além de tudo tá vindo Rammstein pro Brasil D: mas, oi, vou me contentar com o Tilo e ser feliz!
    Se for me avisa e a gente se encontra, ok? <3

    ResponderExcluir
  5. Ichigo... que sorte você tem que seu namorado gosta de você vestida de lolita... o meu não. Aliás, essa é a razão de eu não me vestir assim. Quando eu saia de lolita com ele ele queria enfiar a cabeça em um buraco.

    Quando eu comprei o seu sapato, ele me disse: "onde você vai com isso?"??? ;_;

    Independente disso, sempre me visto o máximo de princesinha possível. E não gosto de calças jeans.

    ResponderExcluir
  6. Ah Ichigo, gostei de você *..*
    auhauahuha,
    na verdade eu já ia com a sua cara quando vi você nesse último mês nas comus de lolita no orkut, agora gostei mais ainda. Sempre continue aprendendo e crescendo, mas sem nunca deixar de ser você mesma.
    Parabéns pelo blog! :3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...