segunda-feira, 19 de julho de 2010

[Pergunte à Ichigo] Faculdade de Moda

Oi, Ichigo! você estudou moda, e é o que eu vou fazer ano que vem, e lendo A arte de não dar a mínima (falando nisso adorei a foto) eu comecei a pensar, sempre pensei que a faculdade de Moda é o lugar pra mim por ter pessoas diferentes e por sempre ser chamada de estranha por causa dos meus gostos (tipo amar os estilos de rua de Harajuku e principalmente o lolita), sempre me chamaram de estranha, por muitos anos eu nem liguei, mas você comentou que na sua própria faculdade ainda tem esse tipo de hostilidade. Na faculdade de Moda eu vou encontrar pessoas que não ligam pra esse lado da moda e sim só o convencional? Pessoas que não ligam para a parte artística e sim só para o que serve pra ir para uma loja popular qualquer? Estive pensando errado o tempo todo?

Tati


Oi, Tati!

Bom, na verdade eu ainda estou estudando Moda. Dia 2 começo o 4º Semestre. No meu curso são 8 semestres, tem muito chão ainda xD

Olha, confesso que a maior parte da "hostilidade" que recebo é de alunos de outros cursos (na minha faculdade além de Moda tem Administração, Pedagogia e Direito). Inclusive umas meninas de Pedagogia riram e falaram que eu tava com roupa de criança uma vez que eu fiz um casual pra ir pra faculdade. Ok. Elas acharam isso e sentiram a necessidade de rir e falar bem alto pra eu ouvir, afinal eu deveria ter vergonha de usar "roupa de criança" e elas precisam me fazer perceber isso porque dessa forma eu vou mudar meu guarda-roupa a fim de me vestir mais como gente normal como elas pra agradar gente desconhecida e irrelevante, porque é assim que tem que ser. Desculpa, mas não.

Sobre o curso, também tem que ver que não existe só um tipo de curso de Moda. Eu, por exemplo, faço Moda e Estilismo, vou me formar bacharel em Moda. Mas tem Design de Moda, que é um curso mais específico. De qualquer forma muita gente acha que quem é formado em Moda é estilista, e tem muita gente que nem sabe o que uma pessoa formada em Moda faz. Aliás, no meu curso mesmo tinha muita gente que não sabia o que ia fazer. Tem gente que acha que vai chegar na faculdade e desenhar e costurar até, mas não é bem assim. Tem muita teoria no começo. Eu estou entrando na prática agora, mas tive Filosofia, Antropologia, Sociologia, Histórias (da Indumentária, da Moda, da Arte), Introdução à Psicologia, Introdução à Administração, Administração de Recursos Humanos... Existem várias opções para atuar na área da Moda: fotografia, vitrinista, personal stylist, produtor de moda, designer (de jóias, sapatos, acessórios, roupas, etc.), jornalista... é bom ter uns cursos extras de acordo com a área específica que você quer atuar, naturalmente.

Na faculdade tem várias tipos de pessoas: tem aquelas mais alternativas, aquelas que acham que alta costura é tudo na vida, aquelas que não sabem o que estão fazendo lá, etc. Eu não acho que o tipo de pessoa com quem você vai conviver na faculdade deva ser um critério tão importante. Sinceramente, não acho que ninguém deva escolher o curso por pensar se vai ser mais bem aceita na sala, se vai ter mais pessoas parecidas com você e tal. É claro que se dar bem com os colegas torna os anos bem mais agradáveis, afinal são pelo ou menos 4 anos vendo as mesmas caras todo dia, mas no final das contas você está lá para aprender algo pra fazer pelo resto da vida. Bem, teoricamente. Nada impede de você mudar totalmente de idéia, atuar numa área totalmente diferente da sua formação ou largar a faculdade e tentar algo novo. E também, você não precisa ser parecida com os colegas pra se dar bem com eles. Minhas melhores amigas da faculdade adoram churrasco, sertanejo e pagode. O estilo de ser, de vestir, o que elas ouvem, os lugares que elas freqüentam não tem NADA a ver comigo, mas convivemos bem, respeitamos os gostos umas das outras e nos gostamos. Não é difícil, sabe? Aliás, elas dizem que eu sou de outro planeta e sou estranha, mas eu nunca vi isso como algo ruim. Na verdade eu gosto de ser "estranha" e elas gostam de mim do jeito que eu sou.

Então, você está enganada se acha que a faculdade de Moda é um lugar onde você vai encontrar um monte de gente diferente e parecida com você, mas também está enganada se acha que isso é motivo para desistir ou se acha que por causa disso não vai fazer amigos ou algo assim. O que importa é você gostar do curso que escolher. Assim como na escola, não importa o curso, nem sempre você vai gostar de todo mundo que vai dividir a sala com você, mas também duvido que vão ser só pessoas insuportáveis e preconceituosas. E no final das contas quem tem que gostar do que você gosta é você! As pessoas aprendem a conviver e apreciar as diferenças. Se não aprendem não vale a pena se preocupar com elas.

Enfim, não sei se o post ajudou, é a opinião que eu tenho sobre o assunto, mas desejo boa sorte para você seja qual for o caminho que escolher! ♥

Ah! Estou vendendo algumas roupas lolita que não me servem mais aqui no blog da minha lojinha. Se alguém se interessar mande um e-mail para thiemeichigo@yahoo.com.br :) Obrigada.

8 comentários:

  1. Obrigada ichigo! eu decidi fazer moda por gostar de moda, e ive certeza ano passado, eu só queria saber mesmo se as mentes das pessoas continuam fechada msm em um curso com idéias amplas! *-* obrigada ichigo \o\

    ResponderExcluir
  2. Juro que quando li "[Pergunte à Ichigo]Faculdade de Moda", pensei que leria um artigo criticando as pessoas que acham que sabem tudo sobre lolita porque "eu fiz faculdade de moda".
    Mas achei legal o post, principalmente porque descobri o que alguém que faz Moda pode fazer, e a parte sobre que sempre vai ter alguém pra falar mal e que não se deve pensar nas pessoas que vai conhecer ao escolher o curso (e isso não vale só pra quem vai fazer Moda).
    Aqui o comentário de quem está morrendo de medo da facul sendo que ainda nem entrou (e que acha que o pessoal de Engenharia não deve ser muito receptivo à lolita).
    Preciso dizer que o post tá ótimo?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post, infelizmente não só na faculdade ou escola, onde a gente vá vamos ser hostilizadas por ser diferentes que a maioria.
    As pessoas precisam aprender a respeitar as diferenças, pois a grande maioria das pessoas que se sentem assim já o fazem ;)
    ;-***

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não dou a mínima para o que as pessoas dizem e se você ver tudo que elas querem é deixar você para baixo ou que você revide para poderem pisar ainda mais em você ao ver que os seus comentários ridículos iram afetá-la, apenas ignore que elas param XD afinal qual a graça de insultar alguém se ela ficar calada (tenho pratica em ignorar pessoas =^-^=)

    E isis, se você acha que as pessoas de engenharia não vão ser muito receptivas ao lolita imagine GEOLOGIA XD

    ResponderExcluir
  6. Ah nem me fale em facul de moda q meu curso não me serviu pra mta coisa não XDDD (aquelas q super desempolgam quem ta começando). Mas o problema foi a faculdade, mais tarde percebi q, por exemplo, o Senac eh realmente mto melhor, não eh só fama =3.

    Nos vemos nesse fds então neh? Espero q o MN seja legal! =3
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  7. amei muito o post já até pensei em fazer faculdade de moda, mas ainda estou no começo do ensino médio e tenho muito tempo para a frente, mas realmente pessoas que te julgam tem em todos os cantos até no próprio japão as lolitas são olhadas de um modo estranho. também li A arte de não dar a mínima muito bom o post ^^.

    ResponderExcluir
  8. adorei essa matéria*-*
    adoro os estilos japoneses de se vestir...se eu pudesse,teria muitas roupas de vários desses estilos>-<
    bom,nem todas as pessoas que convivem comigo respeitam o que eu visto!apenas minhas amigas u-u
    as pessoas são bem preconceituosas em relação ao que é novo!
    eu particulamente aprecio muito*-*
    Eu estou no terceiro ano do ensino médio já e pensei em fazer faculdade de moda justamente pra te a oportunidade de aprender mais e colocar em prática os modelos que gosto*--*
    gosto muito do lado artístico das coisas
    (vou parar por aqui se não não vou mais pararde escrever e-e)
    adorei o post!

    e ah,tou seguindo@

    bxus;**

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...