quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como não ser uma ita

O post sobre anáguas foi bem aceito aqui e no orkut :D Mais pra frente vou postar um tutorial de como engomar anáguas e saias, ok? :)

Ah! Isso não tem nada a ver, mas... ontem foi meu aniversário ^^"

O texto a seguir foi postado na comunidade Gothic Lolita pela Mixy.
Recomendo com vigor que leiam esse texto e até dêem uma olhada no tópico porque algumas meninas fizeram observações relevantes ^__^

Créditos:
Post original (em inglês): F*** Yeah Lolita
Tradução e adaptação: Mixy (o texto foi adaptado por conter coisas que ela considerou ofensiva - ou, na minha opinião, que foram extremamente exageradas xD)
Agradecimentos: Youran por fornecer o link. Kazi por revisar o texto.


Como não ser uma ita

Ah, as temidas Itas! É o que toda lolita novata teme ser taxada. Se você não sabe ao certo o que o termo quer dizer, Ita significa, basicamente, alguém que erra feio ao tentar usar lolita. Os erros mais comuns entre as Itas são normalmente cometidos por iniciantes, mas é claro que se pode continuar a ser uma Ita por anos.

Antes de começar com essa lista de "sim" e "não", eu gostaria de dizer que você pode vestir o que quiser. Se você gosta de coisas que normalmente são consideradas Ita, use-as! Apenas não chame-as de lolita e estará tudo ok. Mas se o mundo das Itas não te interessa, e você quer distância dele, aqui estão algumas pequenas "regras" para manter você fora do grupo delas.

Não use vestidos feitos inteiramente de cetim ou veludo
Eles dão uma aparência "barata" para a roupa. Cetim se tornou um dos tecidos mais temidos pelas lolitas, por causa dos vestidos baratos das Itas, ou pior, por lembrarem fantasias de sex-shop e de carnaval. Às vezes brands podem produzir peças de cetim, mas normalmente, não importa o quanto agradável e grosso é o cetim, ele vai causar horror para as lolitas. E o veludo é tão ruim quanto.



Fique longe do "Preto & Branco"
Vestidos pretos com laços brancos e rendas da mesma cor se tornaram a marca oficial das Itas. Se você é uma iniciante, e completamente desinformada, é melhor ficar longe desse combo. Porque no geral, se o laço é ainda mais barato e de má qualidade, vai ficar horrível em um vestido preto. Se você tem que usar preto e branco, use uma camisa toda branca com um jumper skirt preto ou uma saia. Misturar peças de uma única cor é muito mais seguro do que misturar laços e tecidos.



Mantenha distância de outros combos de cores "góticos"
Eu estou falando principalmente de preto e vermelho e preto e roxo. Enquanto algumas pessoas misturam um ou outro desses pares de cores com perfeição, muitas iniciantes misturam essas cores, ou até outras, em vestidos que ficariam ótimos completamente pretos. Enquanto um vestido preto com um laço roxo pode ficar bom em um outfit gótico, ele normalmente não ficaria bom em um outfit lolita.



Evite vestidos com muita renda
Rendas feitos de material de qualidade duvidosa é uma das maiores falhas entre as Itas. Simplesmente porque um vestido é barato ou feito de tecido de má qualidade, enchê-lo de renda não o tornará melhor. Então tente evitar vestidos com esse tipo de exagero. Muitos vestidos clássicos de Itas são exatamente assim.



Não tente fazer um outfit lolita com qualquer roupa que você encontrar em seu armário
Pouquíssimas roupas "normais" se encaixam no estilo. Camisas e acessórios podem sim ser achados em lojas comuns, mas é a saia que pode arruinar tudo. Se você tentar encontrar um outfit completo em seu armário comum, você provavelmente irá apenas parecer que está indo para um jantar à fantasia.




Tente evitar acessórios considerados Ita
Existem alguns tipos de acessórios que são comumente associados com Itas, e um dos mais famosos é o headdress retangular. Não que o mesmo não seja usável, muito pelo contrário, mas tem de ser usado da maneira "correta". Outro acessório que também remete a Itas são as mini-cartolas. Não por serem "not roriita", mas sim por muitas vezes serem mal feitas, e nem sequer se parecerem com cartolas reais, normalmente possuíndo um formato que lembra "rolo de papel higiênico com um CD na base forrados com um pano preto". Alguns outros acessórios que podem facilmente serem associados com Itas são: meias listradas, meias com rendas excessivas, meias transparentes, asas de anjo, arm warmers entre outros. Sozinhos, alguns desses acessórios podem sim montar um ótimo outfit, mas se você não sabe ao certo como coordená-los, evite-os por enquanto.



Não exagere na maquiagem
Não é porque você está usando gothic lolita que precisa cobrir seu rosto com traços completamente aleatórios de delineador ou se parecer com uma gótica de verdade. Também evite maquiagens scene e de j-rockers. E não pense que, só porque lolita pode ser descrito como "se parecer com uma boneca" você pode pintar seu rosto de branco, desenhar pequenos lábios de boneca sobre os seus lábios e usar blush excessivo nas bochechas. O ponto não é se parecer com uma boneca barata de porcelana. Quanto mais natural for sua maquiagem, melhor.



Separe seu amor por animê de suas roupas lolita
Como já foi dito diversas vezes, lolita não é cosplay. Isso significa que, pelo menos boa parte do que você comprar em um evento de animê, não será bem aproveitado em lolita. Também significa que as infames orelhinhas de gato, coelho ou qualquer outro animal "kawaii" também devem ficar bem longe. Claro, salvo algumas raras exceções. E sem esquecer dos outros acessórios super "kawaii desu" do seu personagem favorito, como perucas multicoloridas e de material barato, uniformes de empregada entre outros. Deixe-os longe, bem longe.



Separe seu amor pelo Japão de ruas roupas lolita
Não é porque lolita nasceu na terra mágica chamada Japão que você deve usar o máximo possível de elementos japoneses em seus outfits. Sem guarda-chuvas de papel, sem maquiagens de gueixa, sem leques tradicionais. E se você não estiver totalmente segura de que seu wa-loli se encaixa corretamente em lolita, é melhor evitá-lo por enquanto também. Wa-loli é uma subdivisão complicada e que requer um bom conhecimento em lolita, então se você ainda é uma iniciante, tome cuidado.



Saias devem ter o tamanho e corte corretos
É verdade que existe uma certa variedade de tamanhos e cortes para saias lolita, mas alguns modelos simplesmente estão fora disso. Na maioria dos outfits lolita clássicos, a saia deve começar a se alargar na sua cintura. As mesmas, normalmente, terminam nos joelhos ou na proximidade deles.



Não tente imediatamente ser "única"
Você definitivamente não vai conseguir misturar o estilo com coisas variadas, e de forma correta, a menos que saiba muito bem o que está fazendo, e que não se esqueça das "regras" básicas. Mantenha as coisas simples no início. É apenas senso comum, você não pode correr sem antes engatinhar, e você não pode coordenar um outfit interessante e bonito antes que você saiba usar uma anágua e evitar as temidas orelhas de bichinhos.



Não tente ser sexy
Se você gosta de lolita porque é sexy, então você não sabe o principal sobre a moda em si. Não mostre seus seios, mantenha suas coxas cobertas, sua barriga também deve se manter escondida, e por favor, não chupe pirulitos de forma "sensual".



Não esqueça das coisas básicas
Essa talvez seja uma das coisas mais importantes de se lembrar. Muitas Itas se esquecem, por exemplo, das anáguas. Mesmo que você tenha um outfit razoável, não usar uma anágua pode arruiná-lo. Também é comum se esquecerem de meias. Sobre os joelhos, abaixo deles, meias calças, seja o que for, não se esqueça de colocar algo em suas pernas, e algo que não seja transparente.

Não é difícil de se evitar ser uma Ita, o grande motivo pelo qual a maioria acaba caindo sob essa marca é porque, ou não pesquisam corretamente, ou sequer se dão ao trabalho de fazê-lo. Muitas garotas acham que qualquer vestido pode se enquadrar no estilo, enquanto outras acham que o termo também serve para roupas sexy. Independente do erro, todos estão ligados a má informação. Portanto, pesquisem. Ler nunca matou ninguém, e com certeza vai te ajudar muito mais do que você pensa.


Postado às 9:59

17 comentários:

  1. Fui ita até agora sem saber... mas não pq eu quis, foi sem querer mesmo rsrs
    Não errarei mais ^-^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse post ajudou muito. Mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii esse post, ajudou mmuito atehn pq eu sou apaixonada por Wa loli e tirou algumas duvidas!!

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas,graças a deus então,eu começei a usar gothic lolita a 2 dias e ainda não errei,mas é pq e pesquisei muuuuiiiitoooooooo antes d me tornar uma,arigato pelas dicas sugoii ichigo-chan :3

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda sou uma iniciante no mundo lolita, nem percebi e eu era uma ITA! prometo nao serei uma ITA. ^_^"

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que vi esse post antes de começar a usar a moda lolita ufa me ajudou bastante não quero ser uma ITA

    ResponderExcluir
  7. indiquei seu blog para a tag libster award

    ResponderExcluir
  8. Estou pesquisando sobre lolitas para começar a usa-lo e queria saber se tem problema usar os vestidos sem a anagua?;-;

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que deveria ter um grupo para as iniciantes lolitas, porque tá bem complicado achar um ~ tutorial ~ e tal. -q

    ResponderExcluir
  10. Nossa,eu estava comentendo varios erros. ><
    Obrigada o post ajudou muitoooooo.
    <3

    ResponderExcluir
  11. Nossa,eu estava comentendo varios erros. ><
    Obrigada o post ajudou muitoooooo.
    <3

    ResponderExcluir
  12. Que eu saiba as meninas kawaii usam orelhas de gato,sou uma lolita nao ita mas nao irei deixar de usar um acessorio suoer importante para as sweet lolitas vcvesta errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Hoje em dia são aceitos alguns tipos de orelhinhas, especialmente neko e usamimi como os usados pelas gyaru, ou mesmo de pelúcia, no entanto não são considerados um "acessório importante" em lolita.

      Excluir
  13. Então, né.... Eu sei que não tem muito haver, mas... eu sou meio que uma iniciante nesse negocio de lolita e como vc parece entender muito sobre o assunto (ou pelo menos mais do que eu...) eu gostaria que você me ensinasse, tipo uma professora. Seria possível?

    ResponderExcluir
  14. Discordo muito sobre a maquiagem. Maquiagem é expressão e pode compor a vestimenta se bem feita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...