quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lolita, anime e mangá

Lolita, anime e mangá

Quando se trata de lolita mangá e anime são, quase sempre, fontes de referências duvidosas. Sim, há centenas de personagens por aí que usam roupas que podem até lembrar lolita, mas não são. Que fique bem claro que eu não odeio anime e mangás: eu adoro! Não acho que é culpa dos mangakás que exista gente que ache que cosplay de Rozen Maiden e lolita são basicamente a mesma coisa, até porque nos mangás eles não falam: "Minha personagem é lolita", ou coisa assim. Geralmente o que acontece é os fãs verem uma personagem com saia rodada, babados e algum laço e "Oh! Lolita! :O"

Pelo que me lembro, a primeira associação que vi entre lolita e anime foi numa matéria sobre Death Note na revista NeoTokyo. Não me lembro quem foi o autor da matéria, mas ele fez o favor de dizer que a Misa era adepta do estilo gothic lolita (que, segundo o autor, "para os padrões ocidentais, é mais que cafona"). Ok, ele nem sabe o que é lolita E insultou o estilo. Além disso não tinha nenhuma imagem da Misa que sequer lembrasse lolita na matéria toda. Mas sabe qual é o maior problema? A NeoTokyo é, provavelmente, a melhor e maior revista sobre anime e mangá do país e imaginem quantas pessoas não leram (e acreditaram) que a Misa é lolita? Muito legal da parte dele não ter pesquisado um mínimo que fosse e deixar possivelmente milhares de pessoas achando que minissaia, meia arrastão e decotes enormes são lolita. Pois é... repórteres que não se interessam pelo assunto e/ou têm preguiça sempre nos ajudando pra caramba ¬¬'

Ah! E mesmo que um personagem use lolita de verdade... copiar a roupa dele não é lolita, é cosplay. Lolita é moda, não simplesmente um hobby, e cosplay não é um estilo.

A seguir listei alguns exemplos de personagens que são muitas vezes - erroneamente - tidos como lolita (e explicarei porque não é lolita).

Chii (Chobits)


A Chii, embora seja muito fofinha e tudo, usa umas roupas que até poderiam ser lolita... mas sempre tem um decotão, ou é super curta, os deixa as costas nuas. Ou você usa lolita ou você é sexy, não vejo como dá pra ser as duas coisas (usar lingerie e headdress não é uma opção - oi, Kioni :D).



Rozen Maiden


Embora haja uma associação entre lolitas e bonecas (que eu acho bonitinho *-*), bonecas não são, necessariamente, lolita. Algumas das bonecas em Rozen Maiden usam saias muito compridas (vide Suisei Seki) ou com modelagens que se reproduzidas fica muito óbvio que é cosplay (Suigintou) e, principalmente, as cores são pouco vistas em lolita. O tom de verde da Suisei Seki é meio impraticável, e o amarelo... canário (?) da Canaria (que não está nessa foto) também não é a coisa mais elegante do mundo.



Princess Ai


Eu juro, juro, que não sei de onde tiraram que isso é lolita '-' É curto, rasgado, sexy... Me lembra um pouco o "punktorian" da Emilie Autumn, mas não lolita (aliás, já vi uma pessoa que acha que a Emilie Autumn vestida de fada é lolita, e me excluiu do orkut quando eu falei que não era :D). O pior de tudo foi ver que em alguma parte do mangá (quando o autor, desenhista ou alguma outra pessoa envolvida na produção escreve para os leitores) ele fala: "Adorei desenhar o estilo lolita gótica." É, pra melhorar a editora traduziu o termo \o/ Pesquisando nas imagens do Google eu até achei uma ou duas imagens que lembravam lolita, mas achei melhor colocar uma roupa que representassem melhor o tipo de roupa que ela usava normalmente. Como comentário pessoal, gostaria dizer que o mangá é uma droga e eu não recomendo a ninguém. A única coisa que salva é o character design da Yazawa Ai, falei.



Haruhi (Suzumiya Haruhi no Yuutsu)


Ah se eu ganhasse R$1 cada vez que visse alguém com cosplay dessa roupa da Haruhi achando que tá de lolita... *-* Já vi uma que mudou as cores, mas continua sendo muito óbvio de onde tirou o modelo.
Bom olha só: é decotado e muito curto. E, na minha opinião, essas fivelas, as fitas caindo, as meias listradas e mangas muito bufantes deixam com uma cara de ita... -_-' Não que sejam coisas itas em si, mas tudo junto... tenso.



Misa Amane (Death Note)


A Misa é um belo exemplo de lolita (no sentido de "ninfeta") gótica, ou, como eu gosto de falar, pirigótica. Ela é outra que abusa dos decotes, saias curtas, meia arrastão... além de fazer o tipo ninfeta burra. Pronto, uma pirigótica perfeita. Lembro de ver ela de lolita umas duas vezes (usando a mesma roupa, por sinal), uma delas foi no último episódio do anime. Legal que era um vestido meio ita também. No mangá não me lembro dela de lolita.




Sakura (Sakura Card Captor)


Já repararam que personagens com roupas lolitáveis são relativamente recorrentes nos mangás do CLAMP? Será que é por que os otakus do Japão tem tara por coisas fofinhas? Bom, não vem ao caso... (ou vem?)
A Sakura usa coisas muito bonitinhas mimimi, mas são as fantasias que a Tomoyo faz a cada carta Clow que ela vai capturar. Sim, são fantasias. E mesmo que se assemelhem com roupas lolitas "de verdade" elas sempre são um pouco curtas demais, ou usam mais cores, ou tem um corte mais cosplay mesmo.



Princess Princess


Segundo o mangá/anime, as roupas das princesas são feitas pelo Natashou-senpai, que é fã do estilo gothic lolita. Ok, tem umas roupas bonitinhas, tem umas mais ita e tem... vestido de noiva e uniforme de enfermeira também. Mesmo as roupas mais bonitinhas, se forem copiadas é cosplay. E lolita não é cosplay, óbvio.



Misato Uehara (NANA)


Ok, a Misato é uma lolita decente, tem grana pra burando e usa RHS originais da Vivienne. Acho que a menos que você copie o cabelo dela dificilmente te confundiriam com cosplay, provavelmente porque as roupas dela não lembram fantasias e são mais casuais. E só coloquei ela aqui para verem que nem só de itas vivem os mangás :D




Postado às 10:11

22 comentários:

  1. Oi! Adorei o post! Ótima explicação e concordo com tudo o que vc falou. Acho que cosplay é cosplay e lolita é lolita, apesar de alguns personagens de anime serem levemente ou descaradamente inspirados. Sair de cosplay achando que está de lolita é realmente estranho. Mas muita gente ouve alguém falando isso ou aquilo e acredita. Oh, Chii é lolita, aí uma pessoa que está começando no estilo acaba achando que realmente é. E MUITA gente fica dizendo por aí que tudo é lolita, aí já viu, né? Estrago feito :(

    Eu tb adoro anime/mangá, e tb gosto de cosplay :)

    Não conhecia alguns desses, mas dá para ver claramente o que vc explicou. Aquela princesa Ai realmente é chamada de lolita? Fiquei pasma!!! Misa dispensa comentários, né?

    Muito obrigada mesmo por falar do post! Adorei!!

    Já estou te seguindo :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi fia toma vergonha na cara e vai pesquisar o que é ser uma gothic lolita ou sweet lolita de verdade pq apesar de ser curto naum deixa de ser lolita ok?e da proxima vez ve ce naum sai vazendo comentários idiotas iguais esse e ´toma vergonha na cara bené pra naum colocar post iguais a esse uma farsa!estou indignada....:(
    francamente...

    ResponderExcluir
  3. Como não deixaram nenhum e-mail ou URL, duvido que vão ler isso, mas whatever.

    Vocês devem NO MÍNIMO ser itas de evento pra falar essas merdas. Srsly, aprendam vocês o que é ser lolita. Roupa no comprimento adequado é o MÍNIMO pra ser lolita e se é curto deixa se ser lolita, SIM. Antas <3

    ResponderExcluir
  4. Eita! As ita tudo se descabelando por causa da verdade! Ah, qual é, até eu sei que a misa não é lolita nem aqui nem no japão. Cara, amo princess princess, o anime tem uma roupas meio Itas mesmo (não vou negar, o unforme de enfermeira me assustou), mas a série (sim, tem uma série) tem até roupas lolitaveis... *-*
    Enfim, de qualquer forma, concordo com vc Ichigo, não adianta nada copiar uma roupa de um anime. Um pouco de criatividade é bom, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. As itas morrendo de raivinha rs
    Sim tm mta coisa ita no Princess Princess mas no na sárie que chama Princess Princess D as princesas usam roupas da Baby e as dark princess da Black Peace. Então tm coisa lolitável sim :B
    Mas a Ichigo tá certa esses animes são cheios de itisses e idéias erradas sobre o que é ser lolita. Ela tá ajudando mta gente em explicar isso e ainda tm umas antas q não aceitam a verdade xD

    ResponderExcluir
  6. Ronzen Maiden s2 Death Note eu simplesmente amo! ainda mais por a Misa-Misa ser considerada uma lolita*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MISA NÃO É LOLITA D:
      vc nem leu o post DD:

      Excluir
    2. Li sim! tudo, ela apenas é considerada....não que ela seja, ela se encaixa perfeitamente no termo "pirigótica" (adorei esse nome) porém de todos os animes que já vi ela é a que chega mais perto (só em algumas roupas)...

      Excluir
    3. Mas não tem essa de 'chegar perto', ou é lolita ou não é. E como ser considerada lolita sem ser uma? '-'

      Excluir
    4. Obrigada, Ana i.i É isso mesmo. E mesmo se tivesse isso a Misa ainda passaria longe :B

      Excluir
  7. hey ichigo,vai toma no cú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces se consideram lolitas desse jeito? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chega a ser muito engraçado, a misa é lolita sim. Só que uma mistura de Gostica com Punk

      Excluir
  8. Sempre achei que a Misato chan lembrava, mesmo que bem timidamente, o estilo. Acho que a personagem tem uma alma tão kawaii como as lolitas. Belo post!

    ResponderExcluir
  9. olá! gostaria de fazer uma parceria. ^w^ nya

    http://secretworldofotaku.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai mas já chega dessas Itidiotas virem aqui no blog só para ofender,é muita falta do que fazer né,se não gostam não leem sites/blogs de lolita se são Itidiotas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ichigo, adoro o seu blog e edorei o post.
    Você ja leu Cat Street? Tem uma personagem lá que é lolita... ( eu acho).

    Nath-chan

    ResponderExcluir
  12. Lolita,aceite ou não,é um urban style japones. Os mangás são feitos no Japão (não diga) e claro que os mangakas vão reproduzir outfits que estão acostumados a ver na rua,nas revistas e na televisão japoneses,tal como Gyaru, Decora,etc. Mas os mangakas não são estilistas,são artistas e tem a sua liberdade criativa,e na sua maioria nem dizem que suas personagens são lolitas,pra serem chamadas de ita. Nunca vi o Takeshi Obata chamar a misa de lolita,por exemplo,e em lugar nenhum do anime ou mangá ela é considerada como tal. As personagens serem confudidas pelos ocidentais com lolitas vem de uma simples inspiração na moda do país,como eu já disse antes,e os desenhistas não tem a mínima obrigação de reproduzir um outfit todo regrado nas suas personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único mangá que vi falando literalmente que as personagens se vestiam de lolita foi Princess Princess, de resto foi reportagem equivocada mesmo. O post é sobre atribuirem personagens erroneamente ao estilo, não aos mangakas chamarem assim :)

      Excluir
  13. Ai ai ... Ichigo minha cara, eu não sei o que é que você tem que ta falando tanta asneira. Lolita é um estilo de vida, não é só uma moda que muitas garotas e garotos são adeptos, se uma pessoa é lolita não é obrigada que ela viva 24 horas com aqueles tipos de roupas, mas só em determinadas ocasiões. Como festas em encontros lolitas. Você tá me dizendo que a CHII não é uma lolita, por favor né? Existem varios tipos de lolitas, não é só Gothic e Sweet não. Exientem a Erololita que é o que se encaixa no caso da Misa é da Princess Ai que no caso a misa se encaixaria em uma especia de Eroghoticlolita. Ate entendo que muitos não a consideram loli por que poucos sabem sobre as EROS mas dizer que a chii não é lolita... PQP e muitas falta de fazer... É a sakura não é lolita nem aqui nem na china. Mas a tomoio sim Ela é uma loli. Lolita é estilo de vida, é não slyle e por favor não me fala mais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, você veio num post de 2009 falar várias abobrinhas. Vai estudar um pouco, vai. Lolita é roupa. ROUPA. R-O-U-P-A.
      "Lolita kawai" = kawaii, por favor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...