sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Comemorando aniversários no paganismo

Às vésperas do meu aniversário, não sei bem o que fazer. Nos anos anteriores foi fácil: com cerca de um mês de antecedência já tinha decidido como e onde celebrar, criado um evento no facebook e chamado todos os amigos que eu gostaria que estivessem presentes (mesmo que não possam de fato, vide amigos de outros estados ou do interior). Esse ano quase não fiz a wishlist e não sei o que faço pra comemorar, se é que farei algo. Tem sido um ano estranho.

Mas eu sempre adorei comemorar aniversários, sejam os meus ou dos amigos! E quem sabe comemorar pra valer? Os pagãos! (Manjam tanto de festa que nem o cristianismo pode mexer muito, só se apossou de boas).

O costume de celebrar aniversários é muito muito antigo, estima-se que tenha começado no Egito quando os faraós assumiam o trono e "nasciam" como deuses, e é um costume relativamente recente na sociedade ocidental-cristã (só começaram a comemorar lá pelo ano 400d.C. o nascimento de Cristo em si), antes era visto como um costume pagão... mas que bom que aderiram a mais essa, hem? ;)

Mas vamos lá: como pagãos celebram aniversários? Pode ser com bolo com velinhas como todo mundo, mas é também uma época propícia para meditação sobre seu eu e rituais de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Seguem algumas sugestões de o que fazer nessa data!

Monte um altar
É interessante que isso seja feito vários dias antes do aniversário, e pode ir sendo montado aos poucos.
Recolha fotos antigas de diversas fotos marcantes da sua vida (de quando você era bebê, seu primeiro dia de aula, sua formatura, seu casamento?) e pequenos itens com significado para você (como um diário antigo, uma joia de família, uma lembrança de uma longa viagem... enfim, coisas que façam parte de quem você é hoje). Você também pode reunir cartões de aniversários que ganhou dos amigos.
Acho interessante incorporar elementos místicos pessoais, como a pedra do seu signo, algum amuleto pessoal, a imagem de alguma deidade a qual você tenha apego especial e, é claro: velas. Você pode tanto usar uma para cada ano de vida quanto apenas uma, como uma representação de si mesmo.
Todos os dias, até ter passado seu aniversário, tire alguns momentos do dia para meditar sobre sua vida, seu eu, todas as coisas boas que você já alcançou e aquelas que ainda irá alcançar. Tome consciência de que, mesmo envelhecendo, nós nunca paramos de crescer como pessoas.

Consulte o futuro
Se você pratica alguma arte divinatória, esse é um bom momento para pedir orientações sobre o futuro. Escolha seu método favorito (Tarô? Borra de café? Folhas de chá? Contemplar bolas de cristal, água ou espelhos? Você é quem manda!) e mãos à obra!

Escreva uma carta para si mesmo!
Você pode usar papel e caneta ou o computador, mas escreva por pelo menos 20 minutos, sem parar para pensar muito no que vai falar. A ideia é escrever uma carta se apresentando, dizendo quem você é. Vá escrevendo o que vier a mente! Algumas perguntas que podem te dar uma base do que falar: Onde você nasceu, cresceu, estudou? Quem faz parte de sua família e como eles são? Qual sua ascendência? Relembre boas e difíceis memórias de infância. O que você gosta de fazer? Com o que trabalha? Quais são suas cores, animais, plantas, músicas, lugares favoritos? O que é importante para você?
Depois de terminado, você pode reler e modificar o que achar necessário. Estando satisfeito com o resultado, guarde até o ano seguinte, quando você deverá escrever uma nova carta e comparar com a anterior. Você pode fazer isso todo ano ou a cada 5, 10 anos se achar que 1 ano é muito pouco para grandes mudanças (eu não acho).
Esse é um bom exercício de autoconhecimento e também para acompanhar suas mudanças ao longo dos anos.

Lembre-se do poder dos alimentos!
Se for fazer um bolo ou qualquer outro quitute para comemorar, vale a pena dar uma pesquisada sobre quais tipos de ingredientes atraem as energias desejadas e, claro, infundi-los com sua energia :) Usar símbolos com significado especial para você na hora de decorar o bolo também é válido!




Espero que essas ideias sirvam de inspiração, seja você praticante da Arte ou não :) Abençoados sejam! ♥


Referências:
How to Create a Wiccan Birthday Party
Circle Craft: Birthday Rituals
How to create a Birthday Altar
This is why you get to celebrate your birthday every year

4 comentários:

  1. Adorei! Com certeza, ideias inspiradoras!
    Gosto muito das suas postagens sobre paganismo!! <3

    ResponderExcluir
  2. Também adoro comemorar aniversário! Gostei muito dessa postagem, principalmente a ideia da carta. Para mim, um mês já é tempo de grandes mudanças, mas escrever de um em um ano está ótimo (preguiça de escrever para si mesma).

    Espero que consiga bolar algo divertido até o seu B-day. Às vezes um passeio em cima da hora com algumas pessoas especiais pode ser bom também. Bye!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana :D
    Adoro esses assuntos. Achei bem interessante as ideias ~*

    ResponderExcluir
  4. Mesmo não sendo praticante do paganismo, achei muito linda a ideia para o autoconhecimento. Fazer uma carta para nós mesmos é incrível e até inspiradora, confesso que não esperava que minha vida mudasse tanto durante este ano, quem sabe se eu tivesse escrito uma carta veria com mais exatidão o quanto evoluí.
    Como você comentou no início, este ano está muito estranho!
    Sou uma festeira de coração: amo reuniões sociais (com amigos e pessoas que me trazem boas energias), compartilhar emoções e histórias.

    ResponderExcluir