sexta-feira, 5 de julho de 2013

Kibe assado vegano

Faz tempo que não posto receitas, né? ^^" Hoje vim trazer uma receita vegana (ou seja, sem ingredientes de origem animal). Ultimamente eu tenho evitado ao máximo usar leite e ovos (tanto que tenho comprado creme de leite de soja) e tem sido uma experiência bastante interessante. Já fiz diversos pratos veganos e quero compartilhar alguns com vocês ♥ Espero que gostem!


Ingredientes
1 xícara (chá) de pts (proteína texturizada de soja) miúda
2 xícaras (chá) de trigo para kibe
1 cebola pequena (ou média, se você gostar de cebola)
1 dente de alho médio (ou grande, se você gostar de alho)
1 maço de hortelã
1 colher (sopa) rasa de sal
1 pitada de pimenta do reino moída
Cheiro verde a gosto
Azeite de oliva

Modo de fazer
- Primeiro hidrate a pts e o trigo separadamente. Coloque cada um em uma vasilha. Para a pts, acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente e 4 xícaras para o trigo. Deixe repousar por cerca de 10 minutos. O trigo deve absorver toda a água, já a pts vai apenas dobrar de tamanho, é necessário escorrer e espremer a água restante (eu uso um espremedor de batatas para eliminar o máximo de água possível). Reserve.
- No liquidificador, bata a cebola cortada (não precisa cortar nada direitinho, é só pra deixar em pedaços menores para facilitar para bater), o sal, a pimenta do reino e o cheiro verde, acrescentando o hortelã aos poucos (se colocar o maço todo vai demorar demais pra bater...). Quando o molho estiver líquido, despeje sobre a pts, misture e deixe descansar por cerca de 10 minutos, para que absorva o tempero.
- Em uma vasilha maior, misture a pts temperada e o trigo. Pode amassar com as mãos para misturar melhor, se quiser.
- Experimente e veja se está bom de sal '-' Essa parte é sempre difícil pra mim porque morro de medo de coisa salgada, então sempre coloco pouco e vou ajustando depois...
- Despeje tudo em uma assadeira refratária untada com azeite de oliva e amasse para que fique compacto o bastante para cortar e tirar do refratário sem esfarelar.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e asse por 25~30min, ou até ficar marrom-dourado em cima.

Sugestão de acompanhamento: homus ou coalhada (se você for lacto).

Obs: Se quiser, pode passar a pts hidratada rapidamente pelo processador ou bater no modo pulsar do liquidificador para ficar com os pedaços mais finos.


Ah! Estou fazendo uma pesquisa na página do blog sobre os tipos de receitas que vocês gostariam de ver. Votem lá ^^v

4 comentários:

  1. Minha mãe faz bastante aqui em casa (*U*/) Fica com um gosto delicioso! ♥ Você explicou direitinho a receita ^3^. Acho que receitas práticas para o dia a dia seria legal! *3*
    Chu~
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita!!

    Vou tentar fazê-la. Também decidi evitar produtos de origem animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça, sim *-* Depois me conta como ficou ♥
      Tô super orgulhosa de ver tanta gente aderindo a uma alimentação cruelty-free *-*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...