quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livros do mês


Inaugurando uma pseudo-seção no blog para compartilhar os livros lidos a cada mês. É mais pra falar o que achei dos livros do que falar sobre a história deles, só pra avisar ^^' Os que eu li esse mês foram esses:
- Coisas Frágeis, Neil Gaiman;
- Coisas Frágeis 2, Neil Gaiman;
- O Silmarillion, J. R. R. Tolkien;
- Os filhos de Húrin, J. R. R. Tolkien.
Todos comprados no Submarino, que sempre está me tentando com promoções lindas ;_; Preciso ficar longe de lá por algum tempo...



Ambos são coletâneas de contos do Neil Gaiman (que é mais conhecido por obras como Sandman, e também o filme Beowulf).
Alguns contos foram meio confusos pra mim e li mais de uma vez (porque é algo totalmente diferente quando você lê sabendo como acaba), mas as temáticas de mistério me agradam muito, especialmente as histórias com fantasmas.
No primeiro livro meus contos favoritos são A vez de outubro (favorito dos favoritos), O pássaro-do-sol e O monarca do vale.
Já no segundo os que mais gostei foram Hora de fechar, Pó amargo, O Dia dos Namorados de Arlequim, Como você acha que me sinto? e Quem alimenta e quem come.
Pra mim um livro é bom quando me faz sonhar com ele, e eu sonhei com vários dos contos várias vezes.



Esses eu ganhei do meu pai, junto com Contos Inacabados (que estou lendo atualmente) e O Hobbit (o próximo na lista). Comecei por O Silmarillion. Achei que seria mais interessante ler com alguma ordem cronológica.
Eu devo confessar, para minha vergonha, que eu nunca li O Senhor dos Anéis. Comecei a ler A Sociedade do Anel quando eu tinha 12 anos, e era uma leitura muito cansativa pra mim na época, abandonei na metade. Porém, pretendo ler depois de O Hobbit, vou pegar emprestado, já que a minha cota de livros comprados ultrapassou um pouquinho o esperado... (mas mês que vem é outro mês, né? xD)
O Silmarillion fala desde a criação do mundo, do surgimento da Terra Média, dos elfos, anões e homens até um pouco sobre os anéis de poder. Eu quase chorei diversas vezes lendo (Beren e Lúthien mimimi ;^;), mas para minha sorte e a narrativa é bastante rápida e eu mal tinha os olhos marejados e a história prosseguia falando de outras coisas. A coisa mais legal nesse livro pra mim era ver nomes já conhecidos (Galadriel, Elrond, Minas Tirith) e ficar toda vibrante por isso xD Besta, eu sei.
Quanto a Os filhos de Húrin, a história é abordada brevemente em O Silmarillion e em Contos Inabados, de maneira bem menos detalhada, é claro. Quando ganhei os livros me falaram que se eu tivesse lido O Silmarillion nem precisava ler Os filhos de Húrin. Opinião de quem não leu o segundo, se querem saber. Talvez o capítulo sobre Túrin em O Silmarillion e em Contos Inabados possam até ser ignorados se você já leu a versão mais detalhada, mas eu não faria isso porque gostei de ler a mesma história contada de três maneiras diferentes. Me fez desejar que Tolkien tivesse escrito uma versão mais extensa sobre Beren e Lúthien também, porque é de longe minha parte favorita da história em O Silmarillion :~

Minha meta é de ler pelo menos 3 livros por mês, espero conseguir cumpri-la :) À propósito, aceito sugestões de leitura ♥

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sweet-Classic Lolita

Gostaria de dedicar essa tradução à Mayu, que há algum tempo atrás me mandou um e-mail falando: "Olá Ichigo, eu gosto muito de Classical, mas acho sweet [quando mais sóbrio] muito bonito. Como posso fazer para "mesclar" os estilos sem me perder?". Mayu, espero que esse artigo esclareça sua dúvida e sirva de inspiração para os seus coordinates


"Sweet-Classic" é uma expressão que eu tenho notado aparecendo nos últimos anos que descreve, exatamente como soa, um estilo que não é nem só sweet nem só classic. Eu gosto de pensar como uma resposta moderna ao Country Lolita.

Sweet-Classic é uma daqueles "quase" estilos, não é considerado um subestilo oficial então algumas pessoas discordam até mesmo que seja um estilo, e ou consideram como classic normal, só com cores mais claras e estampas mais fofas, ou sweet lolita normal, com um design mais sofisticado. Mas eu sinto que está lentamente se tornando sua própria subdivisão, e embora talvez nunca seja um estilo "oficial" eu penso que definitivamente tem uma estética própria.

Se você está interessada em alguns coordinates que se confundem entre classic e sweet lolita, confira esses scans de várias G&LBs! Clique para ampliar.


Estampas parecem ser o fator de grande definição desse estilo, tanto estampas de brand quanto tecidos mais genéricos. Embora sejam de brand, a maioria dos vestidos a seguir são de estampas florais, e podem ser facilmente replicadas com tecidos comerciais fáceis de encontrar e vestidos offbrand com tecidos parecidos podem ser encontrados em lugares como Bodyline e Taobao. Fique de olho em tons pastéis pálidos, não necessariamente nas cores discretas de classic ou as cores múltiplas e ousadas de sweet, mas pastéis pálidos, simples e bonitos. Embora estampas florais ainda são abundantes, frequentemente em listras verticais ou horizontais, há também estampas mais reminiscentes de sweet lolita, como animais e brinquedos. Mas a diferença é que enquanto a maior parte das estampas sweet lolita com animais e brinquedos são bem estilo desenho, no sweet-classic as estampas possuem estampas com ilustrações bem mais realistas, dando a estampa uma aparência mais de livro de histórias vitoriano.



Innocent World Sweet-Classic


Innocent World é provavelmente a brand que popularizou esse visual quando começaram a embarcar na tendência de estampas de barrado fofas que a Angelic Pretty começou. Enquanto a AP estava fazendo estampas com brinquedos e coelhinhos fofinhos brincalhões se divertido, IW seguiu atrás com versões mais sofisticadas das estampas fofas. Elas frequentemente vem em tons mais discretos de pastéis e apresentam brinquedos e animaizinhos num estilo muito mais vitoriano, quando não apenas florais.


Baby, the Stars Shine Bright Sweet-Classic

Embora a Baby não tenha de fato ajudado a popularizar o visual sweet-classic, eles tem feito vestidos com uma estética parecida há muito tempo, e são sempre uma boa escolha se você está procurando por uma peça apresentando belos florais classic com um esquema de cores mais sweet e um corte sofisticado, mas ainda assim fofo.


Angelic Pretty Sweet-Classic

Embora a Angelic Pretty tenha feito prints florais ocasionais de vez em quando desde o começo, eles meio que completaram o ciclo com algumas estampas como Vanilla Chan ou Sugar Pansy, ambos sendo um grande passo afastando-os de algumas outras prints recentes, já que tem um visual muito mais limpo e sofisticado. Mesmo Vanilla Chan tendo gatinhos cabeçudos e laços, o fato que a estampa tenha uma aparência muito mais organizada dá uma estética completamente diferente de algumas de suas outras prints recentes.


Ok, então agora acho que eu sei que tipos de vestidos servem como um vestido Sweet-Classic, mas como eu o coordeno?
Bem, como não é realmente um estilo "oficial", e sim mais uma expressão descritiva, às vezes é um pouco difícil apontar o que faz algo Sweet-Classic, mas há alguns pontos chaves nos outfits que ajudam a definir o estilo.

Paleta de cores limitada
Muitas estampas sweet-classic já tem todas as cores que um outfit pode precisar nelas! A lolita interessada nisso tende a escolher não escolher cores múltiplas da estampa para incorporar no outfit, mas ao invés disso deixa que o vestido e o estilo sejam os focos do outfit, não o esquema de cores.

Acessórios mínimos e "maduros"
O visual sweet-classic não é sobre usar tantos acessórios que combinem quanto for possível. Na verdade, muitos looks sweet-classic parecem excluir usar acessórios e, no máximo, possivelmente um anel ou colar simples.

Penteado simples
Perucas usualmente vistas em sweet lolita com maria-chiquinhas arrepiadas enormes se foram nesse estilo. Ao invés disso, a entusiasta de sweet-classic usaria seu cabelo com um estilo de cabelo muito simples, e ainda assim elegante. Por exemplo um par de tranças, coques ou solto com cachos suaves.

Saltos
Sapatos fofos sem salto, embora sejam uma opção em sweet-classic, não são vistos tanto quando um par de bonitos sapatos de salto, sejam sapatos boneca ou um par de botas vitorianas. Combinar a cor do seu sapato com a cor do seu vestido não é necessário, um par branco ou creme funciona bem.

Acessórios de cabelo pequenos
Já que o cabelo sweet-classic é simples, sem uma quantidade massiva de volume, os acessórios de cabelo também são mantidos simples. Um laço pequeno, um headdress redondo, ou mesmo uma presilha fofa ou um lacinho de cabelo é tudo o que é necessário para esse estilo.


É claro, eu não acredito que lolitas devam se preocupar demais em se encaixar a si mesmas ou seus outfits em um rótulo perfeito, e elas certamente não deveriam limitar a si próprias ou mesmo seus outfits individualmente para se encaixar perfeitamente em um estilo. Mas eu realmente acho que é bom ter um nome tangível para associar a um estilo em particular, especialmente se você gosta dele! O que você acha do estilo? Você o considera simplesmente classic com cores mais doces, ou talvez apenas sweet com flores? Ou, como eu, você está apreciando assistir o que possivelmente poderia ser um novo subestilo lolita emergir e tomar seu próprio lugar no mundo lolita?

Antes que eu termine esse post, eu gostaria também de apontar que em um post anterior meu algumas pessoas não entenderam direito o que eu estava dizendo. Eu não estava necessariamente prevendo a ascensão do classic lolita, assim como o declínio do OTT sweet lolita. Há mais em lolita do que apenas OTT Sweet e Classic, e sweet lolita certamente não vai desaparecer! Há tantas lolitas em tons de pastel nesse quanto há em muitas outras edições recentes da G&LB, eles apenas parecem ter mudado o foco de uma multidão de estampas de unicórnios e coelhinhos fazendo cupcakes com glitter para florais elegantes e decidiram deixar perucas gigantes em tons pastéis em casa. É por isso que fiz esse post, para lembrar a alguns que sweet lolita nunca vai desaparecer, e que OTT Sweet não é o único tipo de sweet lolia que existe, embora tenha parecido nos últimos anos! Eu não quis implicar que sweet lolita morreu, ou um dia terá morrido e partido, apenas que parece estar amadurecendo um pouco, pelo menos por algum tempo!


Créditos:
Original:
Sweet-Classic Lolita
Tradução: Ichigo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os benefícios de manter um diário lolita


Meu diário lolita realmente me ajuda a me manter organizada. Eu definitivamente não sou organizada por natureza! Eu sou o tipo de pessoa que gosta de manter as coisas em pilhas decorativas, e não me importo com coleções de água/suco/xícaras de chá. Mas quando eu me encontrei esquecendo das coisas, perdendo grandes idéias, ou fazendo compras por impulso (!) eu soube que precisava mudar. Aqui está o que eu mantenho no meu diário lolita:

WTB (what to buy), DS direct sales, compras recentes, etc:
Essa é provavelmente a sessão mais importante. Se eu penso comigo "Oh, eu realmente preciso substituir meus sapatos cor-de-rosa" ou "Eu amo aquela print naquela cor" eu escrevo na minha lista de WTB (O que comprar). Eu a atualizo regularmente - provavelmente escrevo uma nova em um intervalo de poucos dias. Se o mesmo item continua aparecendo na minha lista, significa que eu realmente gosto dele e tenho mais interesse de compra. Se eu escrevo, digamos, "bolsa em formato de piano" só uma vez, foi um entusiasmo passageiro e não vale meu dinheiro. Direct-Sale (vendas), ou DS, é qualquer coisa que eu tenha postado para venda ou considere vender. Compras recentes significa, obviamente, que eu comprei esse item e deve estar chegando pelo correio / precisa ser pago ou já foi pago. A data me ajudar a me manter atualizada sobre possíveis atrasos - se eu encomendei há dois meses atrás e ainda não está aqui, alerta vermelho! E eu também posso rastrear o que chega e sai do meu guarda-roupa. Considere isso imigração para roupas!

Coordinates em potencial
Se eu de repente imagino um ótimo coordinate, eu escrevo os componentes e o que precisaria ser adquirido e de onde se eu quero que aquele outfit se torne realidade. Geralmente eu também daria um nome para o outfit e daria a ele um tema - uma dica que eu tirei de vários street snaps. Então se meu tema é meu novo cachecol de coelho, eu darei o nome de "Snow Bunny Princess", ou algo igualmente fofo, para mantê-lo encaminhado.

Lembretes
Essas são apenas notas para mim mesma, como "lavar a mão as meias novas" ou "conserte o arranhão nos seus tea party shoes". Útil!

Idéias para o blog
Todas as minhas idéias sobre o blog são mantidas nesse caderno! O layout, gráficos, anúncios, novos artigos, brain storms - sim, tudo aqui! É de grande ajuda.elp.

Rabiscos
No meu diário de arte eu tenho desenhos, mas esses são realmente rabiscos - chibi lolitas com cabelão, ou corações com estampas de oncinha, qualquer coisa assim!

Outras coisas que você pode manter no seu diário lolita!
Citações inspiradoras, designs para novos projetos de costura, acessórios, bordados, idéias para encontros, receitas, registros de outfits diários, idéias de estilos de cabelo, designs de nail art, poemas, histórias curtas, idéias para photoshoots, tratamentos faciais e de cabelo, letras de músicas, flores secas, idéias de decoração, listas de nomes bonitos, sonhos, feitiços secretos!

Eu realmente recomendo que você dê uma chance! É um jeito divertido de documentar todos pequenos contos de fadas florais que você guarda para si mesma - os sonhos acordados que mantem o espírito de lolita vivo dentro de você.


Créditos:
Original:
Dear Diary: The Benefits of Lolita Journaling - Lolita Charm
Tradução: Ichigo.

Posts relacionados:
Começando um diário de inspiração lolita

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lolita na terra de Alice: Coordinates inspirados no País das Maravilhas


Como lolitas nós estamos constantemente tentando disassociar o mito de que lolita é uma fantasia, no entanto, ao mesmo tempo, nós amamos nos vestir como personagens, sendo Alice um deles. Felizmente, a maioria de nós tende a guardar nossos coordinates de personagens para encontros temáticos e Halloween!

Se você está procurando por inspiração para um outfit Alice completo, procure nas Bibles porque há alguns volumes com photoshoots de Alice no País das Maravilhas. Como você pode ver nas figuras abaixo os photoshoots variam entre outfits azul bebê com aventais brancos com babados, lembrando muito a Alice da Disney, até outfits mais discretos e românticos que lembram mais as ilustrações originais do livro.



Você não precisa exagerar e parecer que você acabou de sair de um desenho da Disney para colocar um pouco do País das Maravilhas no seu coordinate, há algumas coisas simples que você pode usar como uma referência ao País das Maravilhas.

Use um laço no cabelo
Alice é mais comumente descrita com um grande laço no cabelo, nós até mesmo chamamos os laços lolita grandes de Alice bows. Escolha ou uma grande laço devorador de cabeças com renda ou um pequeno usado de lado.

Use meias listradas
Um par de meias listradas na altura do joelho são facilmente encontradas em praticamente qualquer lugar e dão uma aparência fofa de Alice aos seus coordinates, especialmente se for um coordinate sweet lolita em tons pastéis.

Carregue uma bolsa em formato de naipe de baralho
Naipes de baralho são um símbolo frequentemente associado com Alice no País das Maravilhas (embora temas de Xadrez sejam tão presentes quanto nos livros!) e várias brands lolita, e offbrands, lançam bolsas em que aparecem ou tem o formato de naipes.

Tenha Alice na sua print
Brands lolita fazem toneladas de prints com temática de Alice no País das Maravilhas! Desde a BODYLINE até a BABY e Meta e muitas outras brands, uma coisa que todas elas tem em comum é que elas tem muitas prints que possuem Alice ou outros personagens do País das Maravilhas. Olhe no Hello Lace ou na Lolibrary com a palavra-chave "Alice" e você deve encontrar uma print Alice da sua brand favorita.

Use um acessório com temática do País das Maravilhas
Se você quer algo mais sutil e em conta que uma print, procure por um acessório para usar com seu outfit. O Etsy tem uma grande variedade de peças únicas, mas você pode encontrar acessórios com temática Alice em lojas comuns.

Aqui estão alguns exemplos maravilhosos do tipo de acessórios que você pode encontrar no Etsy. Como você pode ver, muitos deles podem funcionar em até mesmo outfits não-lolita.




Créditos:
Original:
Lolita in Aliceland: Wonderland Inspired Coordinates - F Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Usando chapéus de tamanho natural em lolita


Quando você pensa em chapéus no mundo lolita, você provavelmente imediatamente pensa em mini-chapéus, para bem ou mal. Mas chapéus em tamanho natural também são frequentemente usados em lolita, eles apenas não recebem tanta atenção quanto seus primos pequenos. Muitas pessoas tendem a achar que chapéus em tamanho natural não são usados em lolita como alguma espécie de regra não falada, ou que ninguém nem ao menos se incomoda. Mas há na realidade muitos diferentes chapéus que você pode usar em lolita, e eu vou abordar alguns bons nesse post, assim como alguns que devem ser evitados.

Chapéus que funcionam bem com lolita



Cartolas
A irmã maior da infame cartolinha é, é claro, a cartola. Você pode encontrar facilmente uma cartola masculina simples por aí, desde o eBay até shoppings, ou se você quer algo mais único você pode encontrar uma elegante da BABY ou de algum chapeleiro no Etsy. Cartolas tendem a ficar melhor com gothic lolita ou boystyle.




Chapéu coco
Chapéus coco são como uma cartola menos formal, eles tem um um topo mais curto e redondo, e a aba é geralmente mais curta e levemente mais curvada para cima do que na maioria das cartolas. São tão facilmente encontrados quando as cartolas em basicamente qualquer loja que venda roupas masculinas formais, e também são frequentemente vendidos pela Innocent World. Chapéus coco vão bem tanto com gothic quanto classic lolita, o da direita poderia até mesmo cair bem com sweet lolita, especialmente sweet lolita em branco e preto ou uma kuro lolita mais sweet.




Boinas
Boinas são uma escolha fofa e podem ser encontradas em quase todo lugar durante os meses de Outono e Inverno. Você pode até mesmo encontrar alguns em tons pastéis na sessão infantil. Angelic Pretty parece ser a brand que mais faz boinas, e BABY e Innocent World fazem alguns de vez em quando. A despeito do fato que as brands tendem a lançar boinas sweet com mais frequencia, elas vão muito vem com praticamente qualquer estilo lolita, contanto que a boina combine com o resto do seu coordinate. Metamorphose costuma até mesmo lançar boinas que combinem com seus vestidos em estilo sailor lolita. Boinas também podem ser o estilo mais casual de chapéus, então elas são perfeitas se você está planejando um outfit casual que precisa de um chapéu, mas você acha que um chapéu mais formal ficaria deslocado.




Boater hats
Esses estão por aí há eras, mas durante o último verão eles se tornaram muito populares no Japão e são frequentemente vistos coordenados em outfits lolita. Enquanto a Innocent World lançou alguns, você pode facilmente encontrar boater hats incrivelmente baratos no eBay ou na BodyLine. E se você quer um original, você pode encontrar boater hats vintage em lojas de antiguidades. Eles também são muito versáteis e podem funcionar com quase qualquer estilo, dependendo da cor ou de como são decorados, mas em lolita é mais visto em classic.




Chapéus vintage
Esses incluem alguns estilos diferentes de chapéus, todos eles possuindo um estilo vintage, ou são realmente peças vintage. A Innocent World, que parece ser a brand que mais faz chapéus em lolita, lança alguns chapéus em estilo vintage, mas a Metamorphose também lança coisas vintage mais sailor lolita em certas ocasiões. Chapéus vintage também combinam com quase todo estilo lolita, mas são especialmente fáceis de coordenar com gothic e classic.




Chapéus vitorianos
Um chapéu de luto vitoriano é, sem dúvida, a coisa mais gótica que você poderia empoleirar na sua cabeça. Eles são enormes, pretos e cobertos com simplesmente tudo o que você puder imaginar, desde pássaros inteiros até rosas e véus. Mesmo que sejam de fato gothic, eles provavelmente são melhores se usados apenas com um tipo ideal de coordinate gothic lolita. Eles podem ficar estranhos com kuro lolita, mas combinariam perfeitamente com um coordinate gothic lolita que está definitivamente no lado mais gótico na escala de gótico para lolita. Se você quer um chapéu vitoriano de uma brand lolita, você provavelmente terá que procurar por uma brand indie como a Triple Fortune, mas seria mais fácil procurar em uma das muitas lojas de trajes vitorianos da internet.



Como enfeitar seu chapéu
Claro, seu chapéu provavelmente está bom do jeito que é, mas talvez você tenha uma coceirinha por artesanato que pode apenas ser coçada com uma pistola de cola quente e alguma decoração. Se você quer adicionar um pouco mais de babados ao seu chapéu há muitas coisas que você pode fazer. Decorações podem ser permanentes com um pouco de cola quente e uma agulha e um pouco de linha, ou você pode usar alfinetes de segurança para fazer decorações destacáveis, assim um chapéu pode combinar com muitos coordinates diferentes.



Nem todo chapéu é igual
Agora, não é só porque tem formato de chapéu que significa que você deve por na sua cabeça. Há alguns chapéus que você realmente deveria evitar se você planeja usar um coordinate lolita. É claro, há sempre exceções às regras, mas colocar um desses na sua cabeça pode arruinar um coordinate perfeitamente bom.

Touquinhas de anime
Só porque é fofo e você comprou num evento não significa que fique bem com lolita.

Chapéus baratos de festa
Pode ter formato de cartola, mas se você comprou num pacote de 8 unidades, não use com lolita ou com nada fora de uma festa de Ano Novo.

Chapéus baratos e molengas
Uma versão levemente melhor do que o chapéu de festa é a grande cartola molenga feita de cetim ou veludo molhado. Evite isso assim como você evitaria qualquer coisa em lolita feita de cetim barato ou veludo molhado.

Bonés
A menos que você esteja tentando algum tipo totalmente not-lolita de fairy kei, bonés são simplesmente not-loli demais, mesmo que sejam cor-de-rosa.

Chapéus que não combinam
Você realmente não usaria uma cartola preta com um coordinate sweet lolita, ou uma boina rosa com um coordinate gothic lolita, ter um chapéu que combine é importante.

Chapéus de jornal dobrado
Agora por que você faria isso?

Há muitos outros chapéus que ou funcionarão bem com lolita, ou ficarão completamente bobos, então experimente um pouco para encontrar o chapéu certo que fique bem com seu estilo pessoal. A melhor parte sobre chapéus em lolita é que você pode lolitificar um chapéu muito facilmente, simplesmente grudando algo fofo e bonito na aba do chapéu ou mudando o laço nele para combinar com o seu coordinate.

Quais são seus estilos favoritos de chapéus? Você é uma pessoa restrita a mini-chapéus ou você tem um chapéu para combinar com cada coisa?


Créditos:
Original:
Wearing full-sized hats with lolita - F Yeah Lolita
Tradução: Ichigo