quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pão de cerveja, mostarda e cheddar

Apesar de gostar muito de cozinhar e fazer o almoço em casa todo dia meus talentos se resumem mais a bolos, muffins e coisas assim. Domingo eu resolvi tentar fazer pão pela primeira vez, jurando que seria algo super complexo. Tudo começou quando vi essa receita de pão. Me pareceu simplesmente o pão mais incrível que alguém poderia inventar. Mostrei pros meus pais e disse que queria tentar fazer. No dia seguinte foram ao mercado e compraram tudo o que eu precisava (ou quase tudo, não acharam farinha de centeio nem mostarda em pó. Oh well :~).


É, não ficou nem de longe bonito como o original i.i A aparência das coisas que eu faço nunca fica tão boa, dá uma raivinha... Deu umas tostadinhas (é, tá preto na foto, mas juro que não tava com gosto de queimado xD) e não assou perfeitamente no meio, mesmo tendo deixado no fogo mais baixo possível, culpo esse forno terrorista aqui de casa :3 Mas só por não ter assado direito, a culpa dele não ter ficado tão bonito é minha mesmo. Acredito que o fato de eu não ter uma batedeira especial contribuiu um pouco também...

De qualquer forma foi o primeiro pão que eu fiz na vida, talvez devesse ter começado por algo mais simples? O que sobrou dele eu fatiei, coloquei na tostex do fogão mesmo e deixei um pouco de manteiga derreter por cima, ficou mais gostoso do que no dia *-* Para próxima vez pretendo colocar mais cheddar, deixar a massa mais fina e, como de costume, tentar melhorar na apresentação...

Apesar da minha tentativa não ter sido a mais espetacular o pão é realmente gostoso e eu aconselho a tentarem fazer. Traduzi a receita original pra postar aqui :)

Pão
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/4 de xícara (chá) mais 1/3 de xícara (chá) de cerveja, de preferência escura, mas use o que você gostar de beber
2 1/2 xícaras (chá) de farinha peneirada
1/3 xícara de farinha de centeio (use mais farinha comum se não tiver essa)
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 1/4 colheres (sopa) de fermento instantâneo
1 colher (chá) de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente

Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de Dijon ou uma mostarda a sua escolha
1 1/2 colheres (chá) de molho Worcestershire
Mistura de molho picante
1 colher (chá) de mostarda em pó
1 colher (chá) de páprica
1/2 colher (chá) de sal
Várias moídas (aquelas que já vem no moedor) de pimenta do reino
1 1/2 xícaras (chá) de cheddar ralado

Faça a massa:
Em uma panela pequena aqueça as 4 colheres de manteiga e 1/4 de xícara de cerveja, apenas até a manteiga derreter. Retire do fogo e adicione o 1/3 de xícara de cerveja restante. Deixe de lado para esfriar um pouco. Você quer a mistura morna, não fervendo.

Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture 2 xícaras de farinha, açúcar, fermento e sal. Com a batedeira no mínimo, despeje a mistura de manteiga com cerveja, misturando apenas até a farinha ficar úmida. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture até misturar. A massa parecerá encaroçada, mas ficará lisa em um momento. Adicione o restante da farinha comum e toda a farinha de centeio, misturando até ficar homogêneo. Substitua a pá pelo gancho de massa (oi, eu sou pobre e minha batedeira não tem todas essas coisas, misturei na colher e depois na mão mesmo :B) e deixe a máquina amassando a massa de 3 a 4 minutos no baixo.

Untem uma tigela média/grande e transfira a massa para ela. Cubra com plástico e deixe repousando de 50 a 60 minutos, até dobrar de tamanho. Enquanto isso, prepare os recheios.

(A seguir: você pode deixar a massa descansar na geladeira pela noite - enrolada em plástico. No dia seguinte, deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora antes de esticar.)

Faça o recheio: De volta a panela pequena que você usou para a manteiga e cerveja, derreta 3 colheres de manteiga. Retire do fogo e junte mostarda, Worcestershire e molho picante até adquirir uma textura suave. Separe.

No fundo de uma tigela média misture o pó de mostarda, páprica, sal e pimenta do reino. Adicione o cheddar e misture até que esteja coberto com os temperos. Eu gosto de manter isso na geladeira até ser necessário, assim ele não fica macio e grudado, deixando mais difícil de salpicar aos poucos pela massa.

Montando o pão: Unte uma forma para pão-de-forma de mais ou menos 22cm x 12cm com manteiga ou spray e separe.

Vire a massa em uma superfície enfarinhada e abra em um retângulo de 50cm x 30cm, garantindo que não grude na superfície levantando os cantos e re-enfarinhando conforme o necessário. Pincele toda a superfície com a mistura de manteiga, mostarda e Worcestershire, até as bordas. Corte a massa em 5 tiras: cada uma deve ficar com 30cm x 10cm. Polvilhe a primeira com 1/4 da xícara de queijo (que agora pode ser deixado a temperatura ambiente). Coloque delicadamente outra fatia sobre a primeira, cubra com mais 1/4 de xícara de queijo, e repita com as tiras restantes até que estejam as cinco empilhadas e todo o queijo tenha sido usado.

Com sua faca serrilhada mais afiada, gentilmente - muito gentilmente! O movimento de serrar mais leve que a lâmina permitir! - corte sua pilha em 6 ou 7 pedaços (cada pedaço deve ter 10cm x 5cm). Eu digo de 6 a 7 porque enquanto o comprimento de 30cm deveria render apenas 6 segmentos de 5cm, eu acho que a massa macia estica tanto quando você levanta e coloca na pilha que eu terminei com 7. Ambas as quantidades servirão; isso não é algo para se preocupar.

Arrume as camadas de massa no comprimento da forma já untada, como se estivesse preenchendo uma gaveta de catálogos de cartões. Eu faço isso mais facilmente deixando a forma em pé para deixar a parte seguinte mais fácil. Se, quando você terminou de colocar todas as suas camadas de massa, você terminou tendo menos do que as "cartas" necessárias para chegar ao fim da forma, quando você colocar a forma na posição normal, apenas sacuda um pouco a forma para que a massa centralize. Tudo vai ficar nivelado quando terminar de crescer/assar. Se você terminou com muitas cartas de massa, antes de colocar a última camada, simplesmente pressione gentilmente a massa já colocada para dar lugar a ela.

Cubra a forma com mais plástico e deixe repousar para crescer novamente de 30 a 45 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça seu forno a 180ºC.

Asse de 25 a 35 minutos, até que esteja alto e marrom. Transfira para uma superfície aramada (o fogão deve servir se você não tiver aqueles suportes que parecem grelhas) e deixe esfriar por 5 minutos antes de virar numa tábua ou travessa. Sirva morno com cerveja gelada.

O pão se solta mais facilmente quando está quente ou morno. Se já esfriou além do ponto em que as camadas se separam com facilidade, simplesmente sirva em fatias finas. Embrulhe as sobras em plástico e mantenha a temperatura ambiente por um dia. Aposto que as sobras ficariam fantásticas reaquecidas com ovos mexidos.


♡ Traduzido por Ichigo Hime do original Cheddar, beer and mustard pull-apart bread, retirado do blog Smitten Kitchen.

18 comentários:

  1. Wuaaa parece gostoso *^* ~vontadedefazerum~
    Eu nunca fiz um pão também, e meus talentos culionarios se resumem a doces. Sempre acerto até mesmo improvisando. Qualquer outra coisa, sempre espero prejuizo T^T
    Eu estou com um livro de receitas de tortas geladas e em breve eu vou começar a testa-las porq se não as traças vão comer o livro e eu fico sem de tão velho que o treco tá hehehe (o/
    Beijo e ótima semana S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus doces sempre saem bons também :3 Uma coisa que eu tenho reparado nas coisas que eu faço é que quanto mais preocupada eu fico maiores as chances de dar errado. Todas as coisas que eu fiz em cima da hora deram resultados bons D: Isso é legal, mas o mesmo tempo não é tão bom porque me deixa mal acostumada...

      Excluir
  2. parece gostoso,o de cima ficou mais bonito porque sempre tem aquele famoso retoque na imagem,como luz da foto,eu só não faço porque sou uma catastrofe cozinhando,beijões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que além de bons cozinheiros o pessoal desses blogs também são bons fotógrafos *invejinha dupla* >:

      Excluir
  3. Eu sempre quis tentar fazer pão mas, nunca tive coragem de tentar porque parece impossível deixar casquinha crocante e por dentro macio.
    E eu não achei que o seu saiu tããão diferente do da foto. Parece gostoso também. ~

    Há um tempo atrás eu descobri que toda receita de livro/internet parece muito mais bonita do que a que fazemos porque eles meio que photoshopeiam com gema de ovo e uns negócios muito louco aí. q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era criança minha mãe fazia massa e eu e o meu irmão fazíamos várias bolinhas e montávamos ursos gordos <3 Mas até então, essa foi a maior experiência com pães que eu já tive. Eu tento me convencer de que o importante é o sabor e a aparência, mas não consigo porque AMBOS são importantes i.i

      Excluir
  4. Achei esse post um tanto carinhoso. Acho que bolos, são coisas tão mágicas. São coisas nas quais usamos para expressar carinhos, um rito, uma passagem. Pelo menos é essa a minha visão. Tenho certeza que apesar de ter saido com as bordas queimadas, deve ter ficado uma delicia. Afinal, não é todo dia que encontramos alguém disposto a cozinhar !! *-*

    eu gosto muito de fazer, bolos, doces e empanadas e algumas coisas lights!! Vou me aventurar também a um dia postar e tentar !!

    *-* pena que esse ai não entra na caixinha do sedex. haha Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cozinhar em geral é uma coisa mágica :3 Transformar ingredientes num prato, por mais simples que seja é algo legal de se fazer, e o carinho que colocamos nas receitas passa para a comida e quem come acaba recebendo isso, pelo menos é nisso que eu acredito ^^

      Excluir
  5. Nossa, que pão diferente :O fiquei com imensa vontade de provar! Como é o gosto? É diferente dos outros pães?
    Queria saber cozinhar esse tipo de coisa, mas nasci sem dotes culinários. Mas acho muito bonito quem cozinha, considero uma arte também :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gosto não é tão diferente dos outros pães (apesar do cheddar fazer a diferença, a massa não é tanto), o que achei mais notável é que ele é um pouco mais denso e molhadinho por causa de toda a manteiga com mostarda :3

      Excluir
  6. Isso acontece algumas vezes na primeira vez que testamos alguma receita!
    Creio que das próximas vezes ficará com a aparência mais bonita!:)
    Se o gosto ficou bom, isso é uma das coisas mais importantes!kkkk! Tem tanta coisa bonita que ao comer a gente acaba não gostando né!kkkk!

    bjs!
    http://lekahernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho (e espero) que sim! ^^
      Ah, isso é verdade, eu tenho essa decepção com doces várias vezes i.i

      Excluir
  7. Não fique triste quanto à aparência, Ichigo: fotos culinárias são entupidas de efeitos de iluminação e retoques de Lightroom. Sem contar que comida + fundo desfocado = apelo aos olhos (e estômago!!). Sei o que estou falando (minha professora do curso de fotografia me contou que até verniz de madeira eles passam para a comida ficar mais "fotogênica" xDDD)

    A melhor coisa que adquirimos aqui em casa e que não é, OMFG, que horror de caro, é a panificadora doméstica. É pequena e muito simples de operar. Não costumo assar nela porque acho que a massa parece ficar pesada, do tipo, come uma fatia e já fica com a barriga cheia, mas é a maravilha das maravilhas para preparar massas de pães, biscoitos e misturas prontas, como as de pãozinho de queijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, parem de me desiludir DD: Eu aqui criando expectativas altíssimas quanto a aparência e apresentação da comida...

      Tenho vontade de ter uma panificadora! Já ouvi falar muito bem e parece ser incrivelmente útil e prática... só de pensar em ter pão quentinho todo dia... nham :d E ainda dá pra programar, né? *O*

      Excluir
  8. Que legal seus pais incentivarem você na cozinha!
    Achei boa sim a apresentação! Pô é seu primeiro pão!
    E o gosto de cerveja, fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pais gostam de cozinhar e também gostam de experimentar receitas, então incentivam mesmo <3
      Não fica quase nada, mas acho que deve ficar se for usada uma cerveja escura!

      Excluir