quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sendo uma lolita confiante e amando a si mesma


Amar a si mesma não é algo que você pode simplesmente decidir fazer um dia e pronto, é um monte de pequenas coisas que acontecem ao longo do tempo e um dia você descobrirá de repente que você está 100% bem com você mesma e você não pode nem ao menos imaginar por que você já pensou o contrário. É algo com o qual muitas pessoas, tanto dentro quanto fora de lolita, tem dificuldades. Algumas vezes é a própria natureza de lolita que faz com que as pessoas tenham que lidar com essas questões. Eu quero dizer, você não pode exatamente se misturar numa multidão quando você está usando os babados, é preciso muita auto confiança para ser capaz de usar lolita e se sentir confortável com isso. E quanto mais você se sentir confortável e confiante melhor vai ficar em você.


Aprendendo a amar a si mesma

Essa primeira sessão são apenas os passos de bebê na direção de amar a si mesma e, portanto, ganhar confiança em si mesma. É difícil passar pela vida diária sem pelo menos um pouco de amor por você mesma e muita confiança, é ainda mais difícil passar pela vida em um vestido rosa de babados e um chapéu de bolo na cabeça se você não tem amor próprio e auto confiança.

Não se critique
O primeiro passo é o mais importante, e é sobre parar de criticar a si mesma. Não se permita usar nenhuma palavra rude que você possa sentir sobre si mesma. E eu não quero dizer apenas usar as palavras vocalmente, ou em uma desculpa falsa e indiferente, mas internamente também. Quando quer que você se pegar pensando nessas coisas, se detenha antes que possa terminar o pensamento.

Não se compare aos outros
Não sinta como se você tivesse que fazer de você um clone de uma pessoa "perfeita". Você não tem nem mesmo que ter a aparência de outra pessoa, os amigos de outra pessoa, as roupas de outra pessoa, ou o dinheiro de outra pessoa para ser feliz. Ao invés de focar em viver a vida de outra pessoa, foque em maneiras que você pode melhorar você mesma.

Descubra o que você ama sobre você mesma
Faça uma lista! Escreva e mantenha em algum lugar especial, onde você verá frequentemente, como seu grudada no seu espelho, ou dobrada na sua carteira. Ao longo do dia tome notas das coisas que você faz particularmente bem e adicione-as a sua lista, você logo descobrirá que você tem muitas qualidades boas e razões suficientes para se amar.

Elogie-se
Quando você completar tarefas ou notar que você faz algo particularmente bem, dê-se os parabéns por isso. Mesmo que seja algo simples como manter um quarto em ordem ou terminar alguma tarefa de escola um tanto difícil. Aprenda a notar onde e quanto você tem êxito.

Escreva para si mesma um bilhete de amor
Pode soar bobo, mas escreva um bilhete para você mesma e incluir o que você mais gosta em você. Pode ser em um diário, uma carta selada em um envelope que você mantenha em algum lugar seguro, um e-mail enviado para você mesma em alguns meses (experimente FutureMe.org), ou até mesmo uma montagem de fotos de dias dos quais você tem orgulho e de pessoas que te amam.


Ganhando confiança, especialmente usando lolita

Confiança é uma grande parte de aprender a amar a si mesma, e vice versa. Especialmente quando você está usando um estilo que chama tanto a atenção como lolita. Lolita costuma forçar você a ser o centro das atenções, e se você não tem confiança para lidar com a atenção, isso pode fazer com que usar lolita seja uma experiência bastante desconfortável.

Use lolita pela casa
Se você tem o vestido que vocês sempre quis, mas ainda não se sente confortável para usá-lo em público, então não deixe que ele fique jogado no fundo do seu armário! Use-o na privacidade da sua própria casa, mesmo que você só vá usá-lo no seu próprio quarto por uma hora ou duas. Não deixe os vestidos te intimidarem! São apenas um amontoado de babados e rendas até que você os vista e os faça brilhar.

Trate os outros como você gostaria de ser tratada
Eu não quero dizer apenas ser educada, mas ser amigável também. Sorria para as pessoas, converse, elogie os outros, permita-se rir de piadas. Seja tão amigável com os outros quanto você gostaria que eles fossem com você e logo você achar que sua amabilidade se desgastou nos outros!

Aceite elogios
Não resposta a um elogio com uma desculpa ou uma discussão! Agradeça, sorria de volta, e saiba que você fez algo que alguém gostou tanto que tiraram um momento de seu tempo para lhe falar.

Ignore críticas injustificadas ou olhares feios
Ninguém pediu a opinião deles, então não conta. Então apenas ignore comentários malvados e olhares feios, simples assim. A opinião de estranhos rudes na rua não deveria importar para você já que você não está aqui para agradá-los.


Ficando bem com quem você é

Seja a forma do seu corpo ou sua aparência, você realmente tem que se sentir bem com quem você é para realmente ser feliz com você mesma. Você não tem que ser perfeita (quem é!?), você apenas precisa ficar confortável com você mesma.

Encontre um exemplo a ser seguido
Não confunda isso com se comparar com os outros! Ensine você mesma a notar todos os diferentes tipos de beleza, não apenas o tipo esbelto e areografado. Fique de olho nas pessoas que você sente que são um pouco como você, seja aparência, tipo de corpo ou o que você, e quem realmente funciona. Não tente copiá-los, mas ao invés disso simplesmente pense sobre o que os faz tão fabulosos. Seja você mesma enquanto mantem em mente que há outras pessoas por aí, pessoas que são em alguns aspectos como você, que são fabulosas, então não há absolutamente nada impedindo você de ser tão fabulosa quanto!

Aprenda a se vestir para o seu corpo
Use roupas que sirvam e aprenda o que te favorece. Se você estiver usando roupas que servem bem e fazem você parecer bem você se sentirá muito melhor sobre você mesma. Se você é plus size, dê uma olhada nessas dicas e truques para se vestir favoravelmente. Uma vez que você aprenda o que fica melhor em você, você não pode evitar se sentir ótima. É verdade que às vezes você tem que desistir de certos estilos ou cortes de vestidos, mas vale a pena para aparentar o seu melhor.

Cuide-se bem
Isso inclui coisas simples como manter seu cabelo limpo, sua pele o mais limpa que você puder, e outras coisas que podem ser solucionadas com o bom e velho sabão e água. (N.T.: Eu ri, mas dá um certo nojinho pensar que tem gente que precisa ser lembrada disso x_x) Isso também inclui tentar comer direito e dar uma chance a um pouco de exercício. É claro, você não tem que perder metade do seu peso para ser saudável, mas comer comidas que sejam boas para você, fazendo uma caminhada ocasionalmente, ou não ter medo de correr um pouco por aí e fazer seu coração bater mais forte é garantia de fazer você se sentir melhor. Quanto mais você se cuida, menos letárgica e "blah" de maneira geral você se sente.

Faça com que você se sinta linda
Claro, você não precisa usar maquiagem para fazer você se sentir bonita, mas se você acha que maquiagem pode ajudar, para iluminar seus olhos, igualar o tom da sua pele, ou cobrir algumas manchas, então por que não dar uma chance? Experimente algo bastante simples como rímel, uma sombra neutra, e um pouco de corretivo onde você precisa e isso pode realmente mudar a maneira como você se vê. Além disso, faça disso uma prática para se arrumar um pouco mais do que você faria normalmente. Mesmo se isso signifique apenas trocar camisetas por camisas de abotoar e usar um colar de vez em quando. É claro, "bonito" é subjetivo, não sinta como se você precisasse usar uma camisa rosa e um gloss rosa para se sentir bonita. Se sua idéia de beleza é algo totalmente diferente, então faça isso. Se você diz que se dane o bonito e quer ao invés disso ficar glamurosa, misteriosa, andrógina, ou o que for, faça isso então!

Aproveite o que você tem
Você pode pensar que você só será feliz com coisas que são impossíveis de obter no momento, como roupas de brand, mas ao invés disso foque em aproveitar o que você tem enquanto economiza para o que quer que você esteja querendo. Procure por peças elegantes que você já tem e que você possa usar com algumas alterações. Dê uma olhada nesse post sobre se vestir elegantemente fora se lolita.


Mimando a si mesma

Ah, as recompensas! A razão pela qual qualquer uma de nós faz qualquer coisa, certo XD? (N.T.: Me sinto na necessidade de alertar que ela não estava falando sério...) Não tenha medo de fazer um agrado a si mesma de vez em quando, afinal de contas você merece.

Tenha um "dia de spa"
Eu realmente não gosto do termo "dia de spa", me lembra de stock photos de mulheres de meia idade tendo diversão genérica enquanto usam máscaras faciais. Mas eu não pude pensar em uma palavra melhor XD Dedique um dia a se mimar e se embelezar. Pode ser um dia todo final de semana, um dia todo mês, ou eles podem ser escolhidos espontaneamente. Se você quer ir com tudo, e você tem o dinheiro, visite um salão de beleza e faça manicure, pedicure, as sobrancelha, a coisa toda. Ou saia para ter seu cabelo arrumado por um profissional. Deixe que outra pessoa se preocupe em fazer com que você aparente o seu melhor naquele dia, tudo o que você tem que fazer é se sentar e relaxar. Ou, se sair e fazer essas coisas não é pra você, passe um dia inteiro em casa, coloque seu CD favorito, e faça você mesma! Aprenda a fazer sua própria manicure e procure por algumas receitas de máscaras faciais para experimentar. Considere comprar um perfume especial ou loção para usar nos dias de spa, já que o cheiro é o principal sentido associado a memória você rapidamente começará a associar o cheiro com sentir-se bem.

Recompense a si mesma
Você não tem que prometer um novo vestido da Angelic Pretty toda semana, mas pequenas recompensas para quando você sabe que foi bem em algo realmente vai te motivar e levantar o seu astral. Elas não precisam nem mesmo ser algo que você tenha que comprar, mas pequenas coisas como tirar algumas horas de folga no final da semana para relaxar ou deixar as tarefas de lado por um dia para sair com alguns amigos.

Faça algo que você ama
Qualquer que seja sua paixão ou o que você sempre quis fazer, faça! E faça isso com frequencia. Isso pode ser qualquer coisa desde arranjar tempo à noite para reler seus livro favoritos até se inscrever em aulas para aprender algo novo.

Separe economias para presentes pessoais
Arranje uma caixa ou cofrinho e comece a colocar pequenas quantidades de dinheiro nele ocasionalmente, encha com os trocados do seu bolso no final do dia ou separe algum dinheiro por semana para colocar nele. No final do mês, confira para ver quanto você economizou e gaste com você! Mesmo com R$50 ou R$60 (N.T.: US$30 no original) você pode conseguir um hairbow, wristcuffs ou um colar de brand na EGL sales community com alguma pesquisa.


É claro, amar a si mesma e ser confiante depende inteiramente de você, você pode passar por toda essa lista, mas se você não quiser deixar que você seja confiante e amada nem todas as listas no mundo podem te ajudar. Você tem que querer, esse é o primeiro passo.


Créditos:
Original:
Being a confident lolita and loving yourself - F*** Yeah Lolita
Tradução: Ichigo


Leia também!
Usando lolita em público
A arte de não dar a mínima
Auto confiança

16 comentários:

  1. Acho esse tema super digno.

    Não apenas no meio lolita, mas também em todos os meios.

    O que mais vejo no twitter é menina que reclama da vida, do corpo, do cabelo e ficam se comparando com artistas. Vê se pode?

    Não sou adepta ao estilo lolita, mas sou uma super leitora fantasma do blog, acompanho ele faz quase um ano e creio que é a segunda ou terceira vez que comento. xD

    Vou tentar perder o medo de comentar e vou estar sempre aqui. ♥

    Até porque amo essas postagens de incentivo. Muitas meninas se perdem quando se comparam com corpos que são totalmente o oposto delas, eu fico chateada com isso.

    Não sei o que se passa na mente dessas meninas que sonham em ser outras meninas superficiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser mesmo muito difícil para algumas pessoas aprender a ter auto confiança e se valorizar como é enquanto somos bombardeadas o tempo todo com padrões de beleza excludentes e estereótipos de comportamentos a serem seguidos '-'

      E não precisa ter medo de comentar xD

      Excluir
  2. Posts assim realmente funcionam...sempre leio por ser tímida...ajuda bastante Ichigo,incentivam também,e para quem é lolita ou segue qualquer outro estilo que chama atenção tem que estar preparado,não é?
    Amei o post ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ajudem, eu gosto bastante desse tipo de posts, fico feliz em traduzi-los e escrevê-los :3

      E realmente, se você é diferente tem que se preparar para o que vem com isso :~

      Excluir
  3. Que post maravilhoso!
    Super aprovado, vou começar a seguir alguns desses conselhos! ♥

    ResponderExcluir
  4. Ola Ichigo.. conheci o seu blog a pouco tempo e ja estou amando! ♥-♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, sério! Apesar de eu não ser lolita (ainda, quem saiba algum dia *-*), acho que ele dá muitas dicas boas tanto para quem segue o lifestyle como quem não segue. É um texto inspirador!

    ResponderExcluir
  6. isso me ajudou bastante.obrigada,ichigo!!

    ResponderExcluir
  7. Ichigo tenho uma dúvida...
    Tenho uma cicatriz no rosto ( me queimei ) e queria saber se isso me impediria de ser uma lolita...
    Fico muito preocupada com isso, e me sinto triste. Vejo aquelas lolitas perfeitas e com pele de porcelana e penso que nunca vou ser assim.

    Por favor me ajude :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso não te impede de ser lolita.
      Pele de porcelana = maquiagem e as xs photoshop. Ninguém é perfeita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...