domingo, 17 de junho de 2012

Guia para novatas


Você gostando ou não, as comunidades e fóruns online sobre Lolita geralmente fazem grande parte da vida de qualquer lolita. Mesmo que você não participe dos diversos fóruns e comunidades, você provavelmente utiliza eles como fontes sobre novidades, dicas e afins.

Lolitas novatas costumam ouvir histórias sobre a Moda Lolita, seja a comunidade do orkut ou o fórum (e mais recentemente o grupo do facebook), e sobre como ela é cheia de elitistas que estão somente esperando por iniciantes para criticarem. Porque elas são malignas, e se alimentam das lágrimas das pobres lolitas iniciantes. Como você pode imaginar, isso normalmente assusta, e afasta, as novatas da comunidade. É claro, quem vai querer conselhos e dicas de garotas tão monstruosas e ruins?

E esse vai ser um tópico longo, dramático, sobre como todas nós devemos nos juntar, felizes, sob a tutela da ML? Não. Esse é um post com um guia "prático" para iniciantes, para todas que são tímidas demais para aparecerem na comunidade ou no fórum, com medo das devoradoras de novatas.

O primeiro passo, e mais importante, é saber que toda essas coisas ruins disseminadas aos quatros ventos sobre a ML não são verdadeiras. Não, não estou dizendo isso somente para que você se sinta melhor, essas coisas realmente não são verdade. Claro, sempre surgem Lolitas devoradoras vez ou outra, mas elas são uma minoria quase inexistente. Pelo menos atualmente.

Se você tem uma pergunta, procure pela resposta antes
O passo mais importante de ser lembrado! Vasculhe os tópicos antigos usando o famoso ctrl + f + a palavra chave do que você procura e tente sanar suas dúvidas. Elas provavelmente já foram respondidas em algum momento do passado. Se você realmente não conseguir achar a resposta para sua dúvida, então pergunte! Mas atenção, não se esqueça do próximo passo.

Não se humilhe
Não comece uma questão com "Por favor não me matem por perguntar!" ou termine com "Mil perdões se isso já foi perguntado antes!". Ninguém vai te morder por fazer uma pergunta, e sinceramente, é um tanto quanto rude supor que irão.

Não inclua uma lista de falhas junto com as suas fotos
Se você vai postar uma foto sua, não inclua uma lista imensa do que você acha que está errado com o outfit. Dizer que você ainda não tem os sapatos certos, por exemplo, não é um problema, mas adicionar uma lista com "Desculpa pelo meu cabelo estar desse jeito, e a minha cara ficou tão idiota, ah e as minhas meias não ficam no lugar certo, e minha anágua morreu, e ainda por cima minha saia parece meio torta, e nossa! Por que eu fiz essa pose?!". As pessoas vão se perguntar porque você se preocupou em postar as fotos, ou vestir o outfit, se em primeiro lugar você mesma parece achar que está tudo completamente errado.

Não exagere na linguagem de internet
É prático? Sim. É simples? Sim. É bonito, e 100% compreensível quando usado de forma exagerada? Não. Coisas simples como "vc", "tb", "pq" e afins são completamente toleráveis, mas escrever axXim, ou qualquer coisa semelhante, vai fazer com que pareça que você nem ao menos se importa com o que está dizendo ou fazendo.

Não use japonês, principalmente se você não fala essa língua
"Konnichiwa, ogenki desu ka (´・ω・`)!!" Nem todo mundo sabe o que isso significa. Como você provavelmente deve saber, usar japonês excessivo em frases é comumente associado a Otakus. Lolitas se esforçam para deixar claro para as pessoas que nós não estamos fazendo cosplay de algum animê, então algumas de nós tentam manter distância da cultura Otaku. Para ser sincera, algumas Lolitas sequer assistem animê, ou escutam música japonesa.

Responda educadamente as críticas construtivas
Se você receber críticas construtivas sobre suas fotos, não fique na defensiva. Ninguém está criticando você como pessoa, são apenas conselhos para que você possa melhorar seu outfit. Um educado "Obrigada! Não vou esquecer disso da próxima vez!" é milhões de vezes melhor do que um "Aham, bom esse é o jeito como eu uso, se você não gosta, não olhe!". Se você ficar demais na defensiva sobre as críticas construtivas que foram educadamente dadas para você, então você vai parecer rude.

Aprenda com seus erros
Aprenda com qualquer erro que cometer, e com qualquer crítica construtiva que receber. Mesmo que no passado você tenha sido uma infame Ita, que adorava discutir com qualquer um que discordasse da sua opinião, se você se esforçar para não ser mais aquela garota, as pessoas vão perceber isso.

Se seu medo é não apenas ser rejeitada como também não ser notada, apenas lembre-se de ser participativa, na medida do possível! Participe das trocas de opiniões, responda perguntas sempre que puder, compartilhe informações, ou até mesmo promova um meeting ou dois, se você puder.

Essa pode parecer uma longa lista, mas é realmente apenas senso comum. Não realmente nenhuma razão para evitar as comunidades online, você estará apenas perdendo uma grande parte do que é ser lolita fazendo isso.


Créditos:
Original:
That big bad scary EGL - F*** Yeah Lolita
Tradução e adaptação: Mixy, postado originalmente no fórum Moda Lolita
Revisão: Ichigo

14 comentários:

  1. Essencial esse post... a comunidade lolita online é super temida e às vezes tem um pouco de fundamento. Mas a maioria dos problemas poderia ser evitado se respeitassem o bom-senso, né.
    Ai, estou morrendo de vontade de usar lolita ultimamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja porque eu sou de uma época muito pior, mas eu ainda não vejo fundamento nenhum xD

      Sim, a maioria dos problemas não existiria com bom senso e se algumas pessoas não fossem tão preguiçosas T^T Sério, tem gente que posta coisa repetida apenas UM DIA depois de terem falado sobre o assunto :~ Não custa nada rolar um pouco a página...

      Estarei em SP mês que vem, vamos lolitar juntas? :33

      Excluir
  2. Ameii! Muito encorajador! Eu preciso participar mais!Eu sempre fico apenas olhando, e até dá uma cosseirinha nos dedos pra escrever nas comunidades e grupos. Muitas vezes me sinto um pouco receosa porq não tenho nenhuma peça ainda, e aí me sinto como se não tivesse o direito de participar! É bobeira, eu sei, mas de inicio, é dificil tirar da minha mente! Espero logo poder participar muito mais \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter medo! O maior erro é as pessoas não pesquisarem antes e saírem perguntando coisas básicas que poderiam ser respondidas com 5 minutos de pesquisa ^^'
      Espero te ver mais nas comunidades :)

      Excluir
  3. Gostei muita da tradução desse post! ^^

    Participar do fórum, para mim, é uma das melhores coisas que existem! Muito do que aprendi sobre a moda, acabei lendo lá. Acho que frequentar esse tipo de ambiente e manter uma listinha de blogs de lolitas é super útil para pesquisar novidades, tirar dúvidas, dividir experiências. É certo que já não consigo mais acessar com regularidade e isso acaba me fazendo falta... u.u Mas, conhecer a moda, gostar e investir nela me fez, além de proporcionar uma forma de expressar e buscar meu lado princesa, também me possibilitou conhecer muita gente interessante, de opinião sincera, e super disposta a ajudar quem precisa! ^^ - nem preciso dizer que você é uma dessas pessoinhas, né?! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bawwwwww <33 *hugs*
      Eu não seria ninguém sem as comunidades lolita. Tipo... mesmo 8D
      Embora ser uma lolita solitária tenha seus atrativos, uma vida sem lolifriends virtuais não seria a mesma coisa!

      Excluir
  4. Post esclarecedor, e concordo que existe, assim como em qualquer grupo de pessoas,aquelas que são vorazes e quase desrespeitosas,mas com o tempo aprendemos a lidar com elas, e o fórum tem muitos tópicos "ingênuos" nada "devorador" de lolitas novatas^^. No começo eu era a timidez em pessoa depois fui participando tão lentamente e hoje estou inserida onde sempre quis, letters. Além disso não vou nem falar a necessidade de se usar o Fórum, é necessário como exercitar sua feminilidade, o fórum te faz lembrar no caos turbulento de ocupações de jovens trabalhadoras e estudantes o quanto é bom ser lolita, o quanto é agradável, é como uma pequena dose diária de chá rejuvenescedor ^^.É onde relaxo, desestresso e converso com amigas sobre as news do meio.
    Valew Ichigo Hime.*---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem pessoas assim, mas são uma minoria. Não vale a pena deixar todas as coisas boas do estilo de lado por causa dessas pessoas :)
      Eu já participei da Letters e tenho algumas correspondentes muito amor (se bem que eu sempre quero mais loli penpals :x hehehe). Enfim, o negócio é saber separar e ficar só com o que te faz bem.

      Excluir
  5. Olá meu nome é Amanda e tenho 16 anos .
    visito seu blog toooodos os dias e esse post me ajudou muito
    adoro o estilo lolita e quero muito ser uma por isso estou pesquisando muito pra nao errar em nada .
    acho que já li seu blog inteiro kkk
    acabei de desenhar meu primeiro vestido e estou muito animada para faze-lo .... só nao estou conseguindo combinar as cores mas eu dou um jeito . quando ficar pronto eu te mostro. Bom só tenho a te agradecer .. MUITO OBRIGADA ICHIGO .
    :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Fico muito feliz que goste do blog :33
      Vou adorar ver seu primeiro vestido! Se quiser pode mandar fotos/desenhos para thiemeichigo@yahoo.com.br

      Excluir
  6. Obrigada Ichigo pela ajuda eu sempre acabo falando muitas coisas em japones e amo animes e acabo falando muito sobre eles (risos) Obs:Sou otome.Seu blog me ajudou muito ja sou lolita ja tem alguns anos mais fiquei mais kawai graças as suas dicas obrigada novamente beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca entendi pq otakus brasileiros chamam as meninas de otome. Em alguns animes que eu vi as meninas são chamadas de otaku mesmo (tipo a Renge em Ouran).

      Excluir
  7. HUAHEUAHEUHAUE se vc recebeu insultos o melhor é ignorar mesmo D: Tem muita diferença entre crítica construtiva (tipo alguém falar que as cores não combinaram, ou que o corte não está favorável) e ser xingada

    ResponderExcluir
  8. Quando eu era mais nova, devia ter uns 14 anos, queria saber mais sobre o estilo, porque me interessava e achava muito bonito. Daí tentei te adicionar no Orkut e falei que me interessava em cosplay e nunca levei na minha vida uma patada tão grande quanto a que tu me deu, me senti super encabulada. Até hoje tenho medo de perguntar alguma coisa pra qualquer lolita por causa disso. Não conheço muitos termos e me sinto super fora, acabo não investindo nunca porque me sinto insegura. :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...