terça-feira, 1 de maio de 2012

Livros do mês (abril)

Era pra eu ter feito esse post antes, mas cheguei de viagem hoje à tarde (estava em São Paulo de novo :3 Mas fiquei tão pouco T^T)


Foram esses os livros que eu li em abril:
♥ O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, J.R.R. Tolkien
♥ Sinal e Ruído, Neil Gaiman e Dave McKean
♥ A Comédia Trágica ou Tragédia Cômica de Mr. Punch, Neil Gaiman e Dave McKean
♥ As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis
♥ Magia Celta, Eddie Van Feu
♥ O Livro de Ouro das Flores, Cecília Beatriz L. da Veiga Soares
♥ Lírios: Guia Prático
♥ Laranja Mecânica, Anthony Burgess
♥ A Princesinha, Frances Hodgson Burnett

E mais alguns para a faculdade:
♥ Inventando Moda: Planejamento de Coleção, Doris Treptow
♥ História da Moda: Uma narrativa, João Braga
♥ Moda e Globalização: Novas Tecnologias, Suzana Avelar

Yay, um total de 12 livros superando muito minha meta mensal *Ichigo feliz consigo mesma* ~/o/



E eu finalmente terminei de ler O Senhor dos Anéis no começo de abril ^^v O que eu mais gostei em O Retorno do Rei foram os apêndices! XD E achei realmente uma pena certos episódios terem ficado de fora do filme... E As Duas Torres continua sendo meu favorito.



Esses dois... não se são classicados como comics ou graphic novels. Os próprios autores e editores pareceram ter dúvidas quanto a classificação, então eu é que não vou me prender a isso.
Sinal e Ruído é a história de um cineasta que planeja um roteiro, descobre que tem pouco tempo de vida, mas resolve continuar mesmo assim. É daquelas coisas que fazem a gente pensar sobre a efemeridade da vida, tem algumas boas sacadas. Sou suspeita pra falar porque pra mim qualquer coisa do Neil Gaiman é digna de admiração.
Mr. Punch é sobre um homem contando lembranças da sua infância sobre esse popular teatro de fantoches e como estranhamente ele estava relacionado com a sua família. Achei algumas partes meio creepy e, como é difícil achar livros que me causem essa impressão, gostei bastante.




Eu não sei por que diabos eu demorei tanto pra ler As Crônicas de Nárnia, só sei que quando vi em promoção no Submarino foi um empurrãozinho que faltava xD Lembro de ter visto pela primeira vez uma edição colorida de capa dura no quarto de uma amiga minha, há pelo menos 8 anos atrás. Eu sequer assisti aos filmes, mas o fato é que As Crônicas de Nárnia se tornou um dos meus livros favoritos. Gosto especialmente do último livro da séria, "A Última Batalha". E o texto "Três maneiras de escrever para crianças" (que eu usei um pedaço nesse post) também é fantástico.



Comecei a ler os livrinhos da Eddie em 2005, se não me engano. Tive a sorte de ter dois amigos que também compravam, então um emprestava pro outro e era muito legal. Acontece que eu moro em uma cidade que nem ao menos tem livraria ou banca de jornal grande, então não dava mais pra comprar. Fiquei feliz de achar alguns exemplares em um sebo, e comprei esse porque em mitologia e magia o povo celta é o que mais me interessa.
Nesse livro a autora fala do panteão celta, alguns lugares mágicos, além dos festivais mais importantes e rituais e orações celtas.



Há uns tempos atrás eu estava com um interesse absurdo, mas saudável, em botânica. O livro Lírios parecia uma aquisição óbvia, afinal são minhas flores favoritas! Esse é um livrinho de bolso ilustrado com grande variedade de espécies, suas características, origem, tipo de solo em que se desenvolvem.
O Livro de Ouro das Flores trata de 100 das flores tidas como as mais belas, sua origem, o por que de seus nomes, propriedades específicas e utilização na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. O mais interessante, no entanto, é que o livro fala de algumas lendas que contam sobre o surgimento de algumas flores, e até citam poesias e músicas que as flores inspiraram. Uma leitura muito interessante e agradável.



Laranja Mecânica fala de uma sociedade distópica onde a violência chegou a níveis absurdos. O protagonista, Alex, é líder de uma gangue adolescente. Depois de ir para a cadeia ele passa por um processo experimental que promete eliminar a maldade das pessoas através de uma lavagem cerebral.
O que me incomodou no começo da leitura foi o vocabulário repleto de gírias. Embora a edição que eu li tenha um glossário era bem incômodo ficar indo pro final do livro pra entender. No entanto, depois de memorizar a maioria das palavras a leitura fluiu melhor e consegui apreciar mais. Fiquei até impressionada comigo mesma por ter chegado a simpatizar com o Alex a certa altura.



É, eu ainda não tinha lido A Princesinha, shame on me. Foi meio estranho ler depois de Laranja Mecânica porque eu meio que já ficava esperando que só coisas ruins acontecessem e ficava muito surpresa quando algo dava certo xD É um livro lindo, e uma lição de vida, uma verdadeira inspiração principalmente para nós que acreditamos que toda menina é uma princesa, não importando quem ela é ou de onde ela vem, e que a verdadeira realeza não está na riqueza, mas na gentileza.



História da Moda é um livro sucinto sobre o vestuário desde a pré-história até o século XXI. Achei bem legal tanto para estudantes quanto para leigos, pois é uma leitura fácil e rápida e fica mais interessante por falar de algumas curiosidades na moda ao invés de ater-se apenas a descrições enfadonhas.
Inventando Moda é um guia prático de como montar uma coleção. Explica de forma realmente simplificada, muito bom para quem tem planos de montar uma marca ou até mesmo para entender o funcionamento de uma empresa.
Moda e Globalização é sobre as mudanças ocorridas na área da moda com a globalização e o advento de novas tecnologias. Gostei desse livro por não ter uma linguagem muito complexa também (sério, tem uns livros de teses de doutorado por aí que pelamor --').


Atualmente estou lendo Deuses Americanos, do Neil Gaiman, e comprei dois livros novos ontem ^^v Ah! Me adicionem no Skoob :D

31 comentários:

  1. Invejo sua rapidez em ler livros!!Leio no máximo uns 3 por mês D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estou compensando o tempo que fiquei sem ler o_o

      Excluir
  2. Menina, tudo isso num mes??
    Eu empaquei em 2 tem uns 3 meses T_T, tô sem animo mesmo.
    E 'A Litlle Princess' é meu livro preferido ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho aproveitado cada segundo livre que eu tenho >:
      Ah, A Princesinha é lindo :3

      Excluir
  3. Nossa Ichigo, 12 livros em um mês! Caramba! Você deve ser devoradora de livros que nem eu xD Sério, eu leio um livro que uma pessoa normal demora um mês para ler em 2/3 dias xD

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu puder fico só lendo o dia todo (infelizmente não posso) x_x Acho que dificilmente quebrarei esse meu recorde até as férias agora :~

      Excluir
  4. Você lê muito rápido!! Adicionei os livros O Livro de Ouro das Flores e A Princesinha nas minhas leituras futuras.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro de ouro das flores! *-* De fato adoro, é muito legal e fofo! Nunca o li de cabo a rabo, apenas o uso como se usa um dicionário, mas enfim... XD

    Anotarei os livros para ler qualquer dia desses o/

    Abraços de Aslam! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo que eu comprei fui direto ler sobre os lírios :3

      Excluir
  6. Olha só quantos livros!! *-* Show!!

    Ichigo, você já ouviu falar do livro "A linguagem das flores"? Eu o comprei recentemente e ele é lindo de morrer! Cada página é dedica a uma flor, com uma poesia relativa a ela e, mais lindo de tudo, uma imagem - no caso, telas a óleo do período vitoriano!! E ainda vem com cheirinho de violeta (o meu, na real, por ser de segunda mão, já perdeu bastante o aroma...)! Preciso fazer um review dele quando tiver tempo para poder mostrar! É o tipo de obra na qual "as lolita - principalmente as classical - pira"!! xDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha ouvido falar, vou dar uma procurada :3 Por favor, faça review!

      Excluir
  7. Eu aqui tentando enfiar meus livros de TCC goela abaixo... q invejinha boa ç_ç uhahuauhauhaahuahua

    Ótimas leituras .o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô lendo os livros pro TCC num ritmo lento de dar dó >: Mas é preciso...

      Excluir
  8. Nossa vc é uma máquina de leitura hahahahaha
    agora fiquei interessada no Laranja mecânica, o filme é incrível, espero que o livro tbm seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei a ver o filme, mas parece que o final é diferente :)

      Excluir
  9. Já li duas vezes último livro das Crônicas de Nárnia e ele sempre me deixa com o coração na mão...
    Eu acho muito triste, quase choro...

    E parabêns por ter conseguido ler os apêndices do retorno do rei! Muita gente desiste rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me achei tão esperta por ter adivinhado o que tinha acontecido com eles... nem consegui ficar chocada com o final xD

      A maioria das pessoas desiste antes de terminar A Sociedade do Anel :~

      Excluir
  10. Adoro ler tbm,muitos livros interessantes.
    Gostaria de participar de seu blog,mais
    so da indisponivel =(
    acabei de criar um

    http://docealgodaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Laranja mecanica eu ja li e assisti um monte de vezes.. é perfeito *--*

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler muitos desses livros que você colocou! ):
    As Crônicas de Nárnia é o meu preferido <3 assisti os filmes, mas não dou nem 5/10 pra eles... Ficaram horríveis se comparados a outras adaptações de livros :/
    Gostei muito do seu post ^^

    ResponderExcluir
  13. Caramba, o máximo que consegui de livros para ler em um mês foram 9 e olha que foram nas férias. Adorei as dicas de livros, queria muito ler esses do Neil Gaiman, sou apaixonada pelas histórias dele. Também estou lendo Senhor dos Anéis, mas estou no primeiro livro e já li o Hobbit. Ahhh Wicca! Tenho uma imensa vontade de conhecer mais sobre isso, sabe? Já pensei em comprar as revistinhas, mas sempre hesito. Eu gosto muito de mitologia celta (principalmente a música), gostaria de aprender mais sobre eles. Sou louca para ler Laranja Mecânica e a Princesinha! Já assisti os filmes e gostei bastante. Quanto a Crônicas de Nárnia, não tem nem o que falar. O livro é MÁGICO. Sempre fico triste por não ter a oportunidade de ir para Nárnia ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tantos planos pra essas férias xD

      Eba, mais uma fã de Tolkien, eu espero? :D

      Wicca é muito legal, e o que eu acho mais legal é incorporar coisas de várias crenças :3

      Excluir
  14. Caramba você é apaixonada por leitura hein, realmente uma lolita!
    Estou seguindo voce!
    bjs
    http://verd-agua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que ler muito tem a ver com ser lolita, mas... hmm... obrigada? ^^"

      Excluir
  15. Quem me dera conseguir ler tantos livros. Tá tudo me consumindo tanto, tô me sentindo tão cansada que nem ânimo pra ler tenho tido.
    Vamos ver se isso vai melhorar alguma hora. Antes lia um livro por dia, queria ter o tempo de antes, mimimi. ;-;

    Agora, eu fico com medo de ler algo da Eddie, porque ela já falou bastante coisa errada e nada a ver em edições da Wicca. D:
    Li Nárnia em volumes separados, e tenho 5 aqui em casa. É tãaaaaaao lindo. ;-; Tenho vontade de comprar esse livrão pra colocar na minha estante, mas tenho que esperar um pouco antes de gastar dinheiro que não tenho. @@
    EU NÃO SABIA QUE LARANJA MECÂNICA TEM LIVRO. Vou ter que ler isso. LOL

    Muitas leituras legais, nhami! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ânimo pra ler eu tenho de sobra, só preciso ter mais tempo ;-;

      Nossa, sério isso da Eddie? o_o Eu não costumo tomar as coisas como verdade logo de cara, sempre tento pesquisar em outros lugares pra confirmar, nunca achei nada de absurdo, talvez eu tenha dado sorte com as edições que eu tenho? .__.'

      Ah, a edição grande, colorida e de capa de Nárnia é a coisa MAIS LINDA DO MUNDO, uma amiga minha tem ;^;

      Excluir
    2. Já achei algumas contradições nas revistas. Algumas comunidades de debates wicca não gostam muito de utilizar os livros dela como referência não. Mas pode ser que seja porque tenho as edições BEM antigas e apenas elas, pode ter faltado pesquisa e melhorou, sei lá. xD

      Eu vou me afogar em livros assim que der. ;^;

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...