quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma mensagem de Arika Takarano, do ALI Project


Eu me pergunto o que fez você se tornar lolita? Foi porque você queria usar roupas fofas? Porque você gosta de rendas e babados? Porque você queria ser como alguém? Ou foi porque você queria ficar fofa para se tornar popular entre os rapazes?

Não, não, isso é impossível, não é? Afinal, lolita não é algo com o qual você se preocupa sobre o que os rapazes pensam! Eu aposto que sua resposta é algo assim: "Antes que eu soubesse, eu era uma donzela lolita."

Está certo! Você é uma donzela escolhida, uma donzela aristocrata nata. Eu te endendo bem. Você é uma sonhadora, e uma visionária que está aqui em corpo, mas não em espírito. Você é tímida, obstinada, não quer ser como os outros. Você prefere ler sozinha do que festejar com os amigos. Você ama coisas belas e quer viver cercada apenas por coisas que você goste. Não está certo?

"Eu dou uma donzela especial." Tudo bem pensar assim, sabe. Mesmo que haja estranhos que encaram ou cochicham sobre você porque sua saia é muito volumosa, ou porque o laço que enfeita sua cabeça é muito grande, você não tem que deixar isso te incomodar. Claro, é desagradável que ainda hajam pessoas confusas quem vêem lolita como um cosplay barato e sem emoção, mas você deveria apenas se manter confidente e de cabeça erguida.

Alguém não pode aprender a verdadeira gentileza a não ser que se torne forte. Nada virá da indulgência no conforto ou a inatividade e indiferença. É frívolo e tolo olhar para as mesmas coisas que os outros veem e tentar descobrir algo interessante dessa maneira. Afinal de contas, há muitas coisas maravilhosas, ainda desconhecidas, coisas belas que tirarão seu fôlego nesse mundo. Eu sei que você pode encontrar essas coisas.

Algodão doce envolve seu coração. Rosas escarlate florescem nos seus olhos, e o sabor do mel se espalha para sempre sobre sua língua. Seu cabelo é macio e sua pele é suave. Você é uma donzela que nasceu para ser lolita. Você existe num casulo. A luz do sul e o brilho da lua caem gentilmente sobre você. Você quer ficar lá para sempre com seus olhos fechados. Enquanto você deseja isso, os sonhos que caem gentilmente sobre você são tecidos como uma doce camada de açucar polvilhado...

Mas garotas com um senso de beleza altamente desenvolvidos são inteligentes. Você já perceber que por trás da macia graciosidade se esconde uma espada afiada, cuja lâmina brilha reluzente? Isso mesmo. Afinal, você já sabe, não é? Que esse mundo não consiste apenas de coisas bonitas? Que em algum lugar espreita a malignidade que pretende lhe fazer mal? Que rosas tem espinhos para que permaneçam sublimes? E aquele sentimento, você deve lutar para proteger o que lhe é precioso?

Isso é o que eu penso: roupas lolita são a armadura de uma donzela, a qual nem mesmo uma armadura de cavaleiro poderia se comparar. A renda de uma donzela é seu aço. Seus laços são correntes. Seu chapéu é seu helmo, e ela secretamente transforma o sangue que flui de seus ferimentos em verdadeiras pétalas de rosas vermelhas. Dessa maneira, a donzela luta. Afinal de contas, viver é lutar, e se tornar mais bela é se tornar mais forte.

Você é um ser nobre que ninguém pode tocar. Você é fofa e ainda assim trágica. Sim, a donzela aristocrata ideal, na minha imaginação, é muito parecida com você.

Há outras donzelas que dizem: "Mas eu não sou bonita, então..." Você sabe, no entanto, que não há tal coisa como uma donzela que não é bonita. Apenas há donzelas que não tem confiança o bastante. De qualquer forma, modéstia é uma virtude, e aquelas donzelas são se tornarão o tipo de mulher imprudente que não se importam com suas aparências. Esse é o por que de eu achar que ter confiança é um passo em direção a beleza também. Então pare de se olhar no espelho e lamentar! Você deve pelo menos achar uma parte de você mesma que você gosta. Por exemplo, partes de seu rosto seriam belas: como suas bochechas de pêssego ou até mesmo seus cílios. Suas pequenas unhas rosadas como conchas também estaria bom. É suficiente para você ter consciência de que, pouco a pouco, há algo em que você se sobressai. Vê? Quando você pensa em você dessa maneira, você não se recorda desse ou daquele talento?

Diga, eu posso ver asas nas suas costas - asas elegantes, com o lustre do veludo. Por favor continue voando livremente, sem medo. Mesmo se alguém te machucasse, você acabaria pousando no lugar certo. Eu sei bem disso porque, há muito tempo atrás, eu era como você também.


Créditos:
Tradução para o inglês
postada no Parfait Doll.
Tradução para o português: Ichigo

35 comentários:

  1. Que coisa mais linda e inspiradora .. Acho que pra mim só falta mesmo viver isso porque já sou uma lolita em espírito e pensamento *-*
    E o blog ficou muito fofo assim!! Coisa de princesa mesmo ^_^

    ResponderExcluir
  2. Lolita faz parte da minha identidade, é o que me faz querer ser bonita externamente, e ainda me inspira para a beleza interior e o refinamento *-*

    Não tenho palavras para agradecer a vocês, blogueiras lolitas ;_; não me sinto só! Obrigada, mesmo, Ichigo... absolutamente tudo de bom eu desejo a você. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se sente grata a nós, eu me sinto grata a leitoras como você ;-; Sério, pessoas assim que me motivam a continuar com o blog, e me deixam realmente feliz por de alguma menira estar sendo útil!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que texto mais inspirador!
    Muito obrigada pela tradução!

    ResponderExcluir
  5. Vou resumir o meu comentário em um breve " Eu chorei."
    Sim eu chorei lendo e não tenho vergonha alguma de admitir rs.
    Eu me identifiquei facilmente, já li umas 3 vezes. E vou salvar esse texto, para que sempre que eu precisar de um incentivo, ele esteja la e eu possa lê-lo novamente.
    Obrigada pela tradução♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que esse texto tenha emocionado você e outras meninas tanto quanto me emocionou. É muito bom saber que não estamos sozinhas e compartilhamos desse sentimento :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o texto e adoro o estilo lolita, mas não combina comigo. Conheci seu blog através da Viiixxxen e adoro vir aqui.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Lágrimas aqui também. Lágrimas mesmo, sem vergonha de confessar.

    É tão incrível quando você percebe que há no mundo que alguém que, sem te conhecer, sabe (sim, ela sabe, ela entende) exatamente como você se sente...

    Obrigada pela tradução ^^
    Agradeço aos blogs maravilhosos que encontram textos que eu jamais encontraria 8D
    *preguiça de ver blogs em inglês/espanhol/etc.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É tão incrível quando você percebe que há no mundo que alguém que, sem te conhecer, sabe (sim, ela sabe, ela entende) exatamente como você se sente..."
      É exatamente assim que me senti também.
      Fico feliz em traduzir os textos e torná-los acessíveis para mais pessoas :)

      Excluir
  9. Que lindoooooo texto!!

    Definitivamente quero ser uma Lolita, mesmo depois de tudo o que aconteceu, serei uma linda Lolita!!!!

    Obrigada por traduzir Ichigo!!! <3

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto desses textos escritos por japoneses porque passam em lolita uma imagem muito poética. E, definitivamente, quem tem bom senso de beleza é inteligente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto. Por mais que ocidentais em geral gostem de ressaltar o quanto "lolita é só roupa" eu tenho que dizer que cabe a cada um atribuir significado ao estilo.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que podem! Não existe esse tipo de restrição em lolita. Não importa se você é negra ou branca, alta ou baixa, gorda ou magra.

      Excluir
  12. Oi Ichigo, tudo bom?
    Nossa, que lindo esse texto, dá vontade de chorar. Ai eu sinto mais vontade ainda de um dia me tornar uma lolita de verdade. <3
    Sim, sim, fui eu que escrevi o texto "Segredo", obrigada pelo elogio e pela visita, foi uma honra.
    Um beijão
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo, e você? ^^
      É um texto realmente emocionante, ne? ;-;
      E imagina, disponha xD

      Excluir
  13. Ai meu Deus, que texto lindo! Cada palavra é como se fosse dita diretamente para mim, incrível isso! Acho maravilhoso ter pessoas com os mesmos sentimentos e os mesmos ideais que você, continue trazendo esses textos maravilhosos Ichigo!
    Milhões de beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho maravilhoso, é uma sensação de que não estamos sozinhas, né?
      Pode deixar que vou continuar com traduções assim ^^

      Excluir
  14. Admito também me emocionei demais lendo, cheguei a chorar. Me identifiquei demais com várias passagens do texto.
    Vou salvar no computador e deixar impresso bem bonitinho para sempre que tiver vontade vou ler.
    Obrigada por traduzi x333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não esperava que tanta gente se emocionasse a esse ponto, fiquei feliz <3

      Excluir
  15. Esse texto e a coisa mas linda q eu ja li ♥
    Obg por traduzir ^^~

    ResponderExcluir
  16. Olá, adoro seu blog, sempre leio, mas nunca comento, e é uma das fontes de informação em português sobre lolita que mais gosto.
    Me emocionei mais ainda com esse artigo, pois Arika me fez ver que não preciso abandonar a intenção de me aprofundar em lolita, pela questão da idade.
    Continue sempre assim, seu blog é muito querido ^_^

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que lindo!
    Fiquei emocionada =3
    Obrigada por postar esse texto. ^^

    ResponderExcluir
  18. E essa vontadinha de chorar gente, comofas? :')

    Que texto lindo! Me senti tão lolita, mesmo que sem armadura... Mas ainda vou realizar esse sonho!

    Obrigada, Ichigo!

    ResponderExcluir
  19. Achei muito legal encontrar uma mensagem da Arika aqui ( mesmo que eu não seja o público alvo hehe), sou um grande fã dela e tenho que agradecer a postagem, bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente Arika que escreveu? Sou muito fã dessa banda rezando a anos para que ela venha para cá,,,

      Excluir
  20. Linda mensagem. Embora não siga a moda lolita, a conheci em 2006 e desde então venho estudando e admirando lolitas brasileiras e estrangeiras. Este texto, que já li antes em uma das muitas visitas que fiz aqui, parece mesmo resumir o sentimento que pressinto em lolita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...