terça-feira, 12 de julho de 2011

Lolitas e eventos

Peguei esse texto pra traduzir há muito tempo porque me identifiquei com ele. Eu vou a eventos de vez em quando, mais pra encontrar outras lolitas mesmo, porque olha... eu não gosto muito de otaku. Não odeio fã de anime e mangá, ok? Eu curto. Mas pra mim o estereótipo de otaku não é só fã de anime e mangá, é um povo meio sem noção que não usa desodorante, pula nas pessoas, fala "baka", "kawaii" e "nya" e acha que sabe falar japonês. E sim, eu sei que a maioria das pessoas que se auto-intitula otaku não é assim, mas infelizmente é a visão que eu tenho quando ouço a palavra "otaku", então desculpa (mesmo) e espero que não se ofendam.

Ah! Escolhi esse desenho da Misato para ilustrar o post porque ela é uma das pouquíssimas lolitas (de verdade) que existem em mangás :B


Lolitas em eventos podem ser de dois tipos. O primeiro é aquela que tem ido e se interessado por eventos há um bom tempo - talvez tenha sido assim que tenham conhecido lolita, pra começar. Ou talvez elas nunca tenham tudo interesse em eventos e só estão indo para ver os poucos eventos lolita que acontecerão. Em alguns casos há até mesmo uma divisão ou um desgosto vindo das lolitas com relação aos otakus visitantes. Eu mesma posso às vezes ser vista repugnando cosplays mal feitos, ou sendo assediada por um furry (?!), mas no último evento eu estive mais envolvida com o evento em si e com as pessoas trabalhando nele, e com isso eu aprendi algumas coisas.

Lolitas no evento de anime

Mantenha a mente aberta sobre qualquer pessoa que você encontrar
Se você desanima instantaneamente por causa de um outfit ou um fansom, você pode perder a oportunidade de fazer um bom amigo. Mesmo as pessoas menos usuais nos eventos, eu acho, tem uma grande porção de coragem. Elas provavelmente idealizaram e fizeram, ou compraram, seus outfits especialmente, e estão às vezes à caráter. Isso requer tanta coragem quanto usar lolita! Eu fico orgulhosa de qualquer um que eu vejo se vestindo fora do comum. Eles arriscaram e eu acho que isso é louvável.

Aceite elogios graciosamente
Muitas pessoas podem comentar suas roupas, mais provavelmente de maneira positiva (já que é uma atmosfera que apóia outras pessoas que se identificam com a cultura pop japonesa). Nesse caso, apenas diga obrigada. Nada mais precisa ser feito!

Elogie com freqüência
Se você vê alguém cujo outfit é especialmente bonito, ou do seu anime favorito, não tenha medo de dizer olá e mencionar que você adorou ver o outfit. Cada pequeno elogio desses faz com que a pessoa se ilumine por dentro e fique feliz por ter decidido se arrumar daquele jeito. E não é algo que gostaríamos de apoiar, como pessoas que sabem o poder de um elogio bem colocado?

Não tenha medo de cruzar com outros gêneros de pessoas
Mesmo se você pensar que não tem nada em comum com um grupo de pessoas tracando cards de Pokémon, você nunca sabe! Se alguém é amigável com você, retribua a gentileza.

Perceba que você é a minoria
Não há nem de longe tantas lolitas em eventos quanto haverão cosplayers ou amantes de anime em geral, então agora é a hora de perceber que você na maioria das vezes está no território de outra pessoa. Então por favor seja respeitosa com eles. Eles vieram para aproveitar o que é principalmente seu hobby.

Seja encorajadora e respeitosa com qualquer nova lolita que você encontrar
Muitas garotas começam com alguns outfits ruins usados em eventos, e isso é perfeitamente normal. Elas podem florescer em lindas lolitas com o tempo, talvez até com uma pequena ajuda sua! Mesmo garotas que são consideradas "fazendo errado" podem melhorar, ou talvez elas tenham algo a acrescentar além de suas roupas!

Não comece drama em lugar algum se possível
Drama na vida real é um saco para qualquer pessoa ao seu redor. Mesmo se você não estiver bem com alguém, ou ela estiver usando algo horrível, guarde para si mesma. Se você precisa mesmo desabafar, fale com seus amigos depois em particular ou escreva num diário particular. Fazer drama é confuso e parece desprezível, o que não são coisas que queremos que sejam associadas com lolita! Além do mais, você não preferiria se divertir ao invés de se preocupar com quem disse o que? Mantenha essa negatividade bem longe de você!

Mesmo se você estiver lá pelas atividades lolita, veja se tem alguma outra coisa que te interessa
A melhor maneira de ir a um evento é se envolver! Há alguma outra subcultura ou gênero que interesse a você? Você gostaria de ver um painel discutindo mahou shoujo, ou ver Mario e Luigi em um dueto? Quanto mais você se envolver, mais feliz você vai ficar com o resultado da experiência.

Você tem direito a espaço pessoal
Se alguém é insistente demais ou tenta de abraçar sem sua permissão, você tem permissão para dizer para pararem. Não tenha medo de impor seus direitos pessoais. Só porque você está vestida de maneira fofa não significa que você seja uma novidade para ser apreciada. Eu já vi pessoas atacarem com abraços seus personagens favoritos sem nenhum respeito pela pessoa fantasiada, o que é bastante terrível.

Leve business cards
As pessoas que você conhecer provavelmente irão querer manter contato online. Cartões lolita são populares agora (N. T.: Veja os da Victorian Suzanne aqui) e são úteis. O mínimo que você deveria incluir é seu nome ou apelido e pelo menos um lugar onde podem te encontrar na internet, e talvez uma linha sobre você mesma, por exemplo, "Fulana de Tal, admiradora e costureira de moda lolita, http://fulanadetal.blogspot.com". Alguns bons lugares para as pessoas te seguirem são livejournal, blospot, twitter, um e-mail, uma página no facebook, ou se você vende alguma coisa, um perfil do Etsy ou seu site.

Boas maneiras servem em qualquer lugar, mesmo grandes eventos e lugares de clientela menos usual.

Créditos:
Original:
Lolitas And Conventions - Lolita Charm
Tradução e adaptação: Ichigo

17 comentários:

  1. nossa eu me considero otaku mas ñ do jeito que voce falou sempre que vejo uma lolita em eventos peço ´pra tirar uma foto ^^ gostei muito do post ^^ so lamento pela visao que voce tem dos otakus nem todos sao assim

    ResponderExcluir
  2. @c8ris
    Como eu disse no post "sim, eu sei que a maioria das pessoas que se auto-intitula otaku não é assim", mas otaku é uma palavra pejorativa no Japão e na minha opinião aqui tb. Logo prefiro chamar fã de anime e mangá de fã de anime e mangá, não de otaku. Não gosto das pessoas que se encaixam na MINHA visão de otaku, não tenho nada contra pessoas que não correspondem a essas características mesmo se chamando de otaku.
    Espero que dê pra entender meu ponto de vista ^^'

    ResponderExcluir
  3. ñ claro que entendo ^^ ainda mais pra vocês que sao lolitas como pra quem faz cos deve ser muito dificil ter gente "chata" nos pes ^^pena que ñ vou no AF mas adoraria ir e tentar te conhecer pessoalmente

    ResponderExcluir
  4. woah, adorei o post ^^

    Achei interessante sua visão sobre os otakus.Eu particulamente, toda vez que digo que sou otaku pra alguém, automaticamente me imagino gordinha, com uma mochila nas costas, um óculos redondo, uma pochete, e uma faixa na testa HAHAHAHA mas whatever ...

    Eu vou estar no AF dia 16, e com certeza vou passar na sala lolita ^^ espero te encontrar lá, adoraria tirar uma foto com você xD

    ResponderExcluir
  5. Acho que talvez você tenha esse ponto de vista sobre os otakus por que grande maioria são meninos e nem sempre meninos são educados e cheirosos ~.o Totalmente o contrário das lolitas que em sua maioria são delicadas e cheirosas(como a maioria das meninas).

    Amo o Reino de Morango, mas nem sempre tenho tempo de comentar, sorry ^^

    Beijos, Mandy
    wishoffashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha! Amei a sua definição de otaku, \o\ serio.Eu amo o Japão toda sua cultura,animes,mangá etc.Mas nunca me considerei otaku,nem me considero '-' e,não gosto de quem me chama assim.Seu jeito de ver é exatamente o meu.! ^^ Só que eu falo,baka,kawaii,itai,e várias expressões assim,não acho que falo Japonês. :O ~dejeitonenhum~

    ResponderExcluir
  7. Seria ótimo se pudéssemos ir a todos os eventos kawaii da vida né!!! Adoro suas dicas e seus posts são super legais.... Obrigada por sempre visitar meu bloguinho também. bjokinhas

    ResponderExcluir
  8. "Otaku é isso..." "Otaku é aquilo..."
    Francamente, se você não gosta de algumas pessoas não generalize todas, pois, cada um é cada um. Eu particularmente me considero uma Lolita e uma Otaku. Por que eu AMO do fundo do meu coração a moda Lolita (e pratico) e AMO Animes...

    ResponderExcluir
  9. Minha personalidade é TÃO mutável!
    Certa hora eu sou uma refinada dama vitoriana, outra sou uma daminha açucarada ou com uma melancolia nobre.
    Outros dias me vicio em falar Baka, Kawaii, Sugoi, Kirai, Nyaa...etc E fico horas e horaaaasss assistindo animes, desenhando Nekomimis em TUDO! (em tudo mesmo, um dia eu fiz uma Kawaii Kao na peneirinha de chá! -.-'

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo
    Como eu disse no post e repeti nos comentários: "sim, eu sei que a maioria das pessoas que se auto-intitula otaku não é assim". Parece que você leu só metade e não entendeu ou não quis entender e quis tomar como ofensa, mas ok. Eu tb gosto de anime e não me considero otaku, mas whatever. Se você se considera e está feliz assim, ótimo. Não entendi a necessidade de ficar exemplificando como você muda de personalidade, mas enfim... bom pra você o_õ

    ResponderExcluir
  11. Achei esse post meio 'lifestyle', tipo como voce deve se comportar doce pq é lolita e BLA BLA BLÁ.
    uasaushuahasu xD
    na minha opinião, lolita em evento de anime é só mais uma menina que foi no evento por motivos qualquer, e resolveu usar roupas que usa em momentos especiais ou até no dia a dia "/ Ai tem q usar a cabeça e não ir se achando a rainha da cultura pop japão pq tá de calcinha de vó, neah.

    E para a anônima: Moça, o texto foi uma tradução e se a Ichigo acha algo da classificação "otaku", não tem nada que você possa fazer, não adianta querer demonstrar o quanto você é especial para a raça, ela não curte. Pronto .-.

    ~~
    resposta do meu blog:
    MANO TÔ COMENDO DEMAIS. DEMAIS. DEMAIS. Tenho encontro lolita das gringa no sábado E EU TENHO CTZ Q NÃO VOU ENTRAR MAIS NA BABY Q EU TROUXE.
    Fodeu legal.
    Ah, acharam e mandaram pra mim em 24hrs, foi super rapidinho <3333
    e acho q rola, se for discreta... Ou, se cthulhu for bom, fazer amizadezinha NÉAHM

    E vá no matsuri de yukata q eu Serviceshoppeei e tire muitas fotos kawaii uguu DESU nya. Pfvr. XD

    ResponderExcluir
  12. Bom concordo com você sobre a linha de pensamento sobre Otakus... Pra mim é ofensa quando alguem em chama asim.. Mas após ler o Artigo percebi que estava sendo grosseira, vou procurar melhorar. Obrigada pela tradução Ichigo!

    ResponderExcluir
  13. "[...] Não tenha medo de impor seus direitos pessoais. Só porque você está vestida de maneira fofa não significa que você seja uma novidade para ser apreciada."

    Nossa, eu amei essa parte do artigo!! Poxa, espaço vital precisa ser respeitado!! Nunca passei por essa situação, mas deve ser extremamente constrangedora!

    E, putz, o pessoal vê coisas onde não tem... "Tá" faltando interpretação aí, meu povo!! Leiam e compreendam antes de postar comentários!!

    Eu nunca curti o termo "otaku". É pejorativo. E empregado de forma errada, por mais que digam que houve uma "ocidentalização" do termo!! Mas, cada um, cada qual...

    Obrigada pelo post, Ichigo!!! ^^

    ResponderExcluir
  14. Incrível que eu tenho a mesma visão de otaku, mesmo tendo vários amigos que não se portam dessa forma esteriotipada e se entitulam otakus. Para mim eles são fãs de anime e para eles eu sou otaku, rsrsrs! Irônico, mas para mim está tudo bem.
    Eu gostava de ir em eventos, mas cansei. Conheci muita gente neles, pessoas que são amigos íntimos atualmente, só que os eventos mudaram muito. Digamos que o ideal e objetivo tantos dos organizadores como participantes mudaram. Não vou mais em 99% deles e me recuso a gastar dinheiro com algo que não está mais valendo a pena.
    Se quero ver amigos eu marco no shopping, numa cafeteria, na casa de alguém, ou seja, qualquer lugar que me ofereça algo descente.
    Eu acho esse artigo importante, afinal, vez ou outra pode rolar algo no evento que uma lolita (ou qualquer pessoa que siga uma moda japonesa) se interesse, ai vem a necessidade de saber se portam e ser educada. Aqui ja aconteceu algumas vezes de terem Lolitas bem estressadinhas, isso não é legal para ninguém, nem para elas. Temos que ser mais pacientes e não sair xingando no primeiro grito "cosplay" que vemos. Claro que a pessoa também tem que ter um limite.
    Adorei o artigo Ichigo, explica muito. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz ao ver que postou este texto, sempre achei que você tivesse uma visão bem ruim dos eventos de anime e dos fãs de anime em geral.
    Ao menos, eu acho que no meio lolita há um certo "preconceito" com fãs de anime que frequentam eventos.

    Eu concordo contigo em relação a palavra otaku, eu sendo fã de anime não gosto de usá-la pra que não me associem às pessoas que não sabem se comportar em eventos (e em qualquer outro lugar, pelo que vejo por aqui).

    Desculpa postar em anônimo, mas não me sentiria muito à vontade mostrando quem sou.

    ResponderExcluir
  16. Eu naum sou fidida DD;e ser otaku naum e oque vs falou , assim como existe gente fidida existe otaku fidido tbm , mais ai depende da higiene da pessoa , sinto mto pela sua visao ignorante =)

    ResponderExcluir
  17. Se eu ver uma lolita em algum evento vou correr atras dela e pedir pra tirar uma foto .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...