domingo, 17 de abril de 2011

A Lesson in Lolita 8 - Sobre saias

Olá a todos!
A estação quente e úmida do verão chegou a Tóquio. Em uma tentativa de refrescar-se no clima tórrido, muitas lolitas estão provavelmente optando por usar tops simples e leves e saias ao invés de outfits Lolita dos pés até a cabeça. Embora isso possa soar um tanto básico, nessa lição eu gostaria de falar sobre diferentes tipos de saias encontrados na moda Lolita.
Para aqueles de vocês que estão dando seus primeiros passos na estrada para lolita, saber os estilos e tipos básicos de saias dará a você idéias do que comprar. Lolitas experientes podem usar essa lição para reconsiderar as características distintas de suas saias favoritas, e aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre a moda Lolita!

Tipos de saias

Enquanto há muitos tipos de saias na moda lolita, eu irei limitar essa lição para falar sobre os estilos e formatos mais básicos.

Saia franzida
O tipo mais padrão de saia na moda Lolita é a saia franzida, com tecido que é costurado junto e franzido na linha da cintura. Dois estilos possíveis; aquelas com um corte reto e saias franzidas que alargam na barra. Quando usada com uma anágua por baixo, o adorável formato redondo da saia pode ser chamado de uma aparência ícone do que representa a moda lolita. A princípio, o formato simples significa que eles ficam ótimos coordenados com qualquer top bonito, por isso saias franzidas são recomendadas para a Lolita iniciante. Já também saias com modelo similar que possuem nervuras ao redor da cintura ao invés de franzido.

Saia em camadas
Essas saias com duas ou mais camadas separadas por costuras. Saias em camadas podem ser separadas entre seus modelos decorados com babados ou flounces (babados largos), ou saias com franzido nas costuras separando as camadas. Independente do modelo, saias em camadas sempre acrescentam volume e alargam bastante a barra mesmo quando usadas sozinhas, então você pode conseguir uma aparência luxuosa. Coordenar uma saia em camadas com um top ajustado ou de aparência compacta ajudará você a tornar seu outfit mais balanceado.


Saia godê
Saias godê são saias que se alargam a partir da cintura até a barra. Se comparadas com as saias franzidas, a área ao redor dos quadris é reta e suave, dando a sua silhueta uma aparência limpa e leve. Esse é outro tipo de saia que vai bem com uma variedade de diferentes tops. Se você usar uma anágua por baixo, escolha uma anágua godê ou uma anágua sem muito volume, então você não arruinará a linda forma da saia. Com saias godê curtas, tenha cuidado para não fazer a barra armar muito.


Saia drapeada
Saias drapeadas são caracterizadas por uma sobressaias presa para cima com laços para fazer os drapeados sobre uma saia de baixo. Há modelos onde os drapeados são criados dos lados e outros onde a parte de trás é draopeada num estilo bustle, acrescentando volume. A foto mostrada aqui é um vestido ao invés de uma saia, mas é um excelente exemplo já que é bastante decorativo e exibe uma luxuosa elegância que combina com uma dama aristocrata. Aquelas de vocês que geralmente vão para o estilo sweet Lolita podem achar um estilo tão elegante uma deliciosa alternativa. Alguns modelos exigem que você use uma saia de baixo separada junto com a saia drapeada.


Saia aberta na frente/nas costas
Essas são saias que são abertas na frente ou atrás, revelando uma saia por baixo. O formato e a aparência são similares à saia drapeada mencionada acima. O modelo padrão de uma saia aberta é uma bela sobressaia com uma saia de baixo com bastante babados, o que é muito luxuoso. Sobre o que usar com ela, a blusa (camisa) pode ser mais adequada do que um top casual. Algumas saias abertas vem com a saia de baixo e a sobressaia juntas, enquanto outras são vendidas separadamente.


Além dos tipos mencionados acima, há saias que podem ser usadas sem uma anágua que dão a você uma silhueta mais natural. Por exemplo, há a saia de pregas, que você pode usar no estilo “school girl” ou para complementar um outfit no estilo punk. E há a feminina e sofisticada saia sereia com uma barra que é mais larga em volta dos joelhos. Tais estilos são recomendados para quando você quiser tentar algo diferente.


Comprimento da saia

Na moda lolita, saias que vão até acima do joelho são o padrão, enquanto saias mais curtas e aquelas que cobrem o joelho são as segundas mais comuns. Saias longas que alcançam seus tornozelos são prevalecentes no estilo gótico, e embora hajam algumas saias longas disponíveis para linhas classical e elegant Lolita, elas não são vistas com freqüência na moda Lolita.

Quando estiver escolhendo um comprimento que esteja certo para você, lembre-se de verificar como a saia equilibra-se com sua altura e tipo físico. Falando no geral, comprimentos curtos dão uma impressão fofa, enquanto comprimentos mais longos parecem mais compostos e sofisticados. Saias com designs que você acha que podem ser um pouco doces demais para você podem ainda combinar bem com seu estilo se elas forem mais longas em comprimento. De qualquer forma, na moda Lolita eu recomendo que você não buscar saias que são mais longas do que apenas abaixo do joelho, já que qualquer coisa mais longa sera mais difícil de coordenar com o restante de seu outfit (comprimentos que param nos seus calcanhares também não são muito vantajosos para suas pernas).

Mesmo saias que deveriam ser na altura do joelho podem ser muito curtas para lolitas mais altas, ou muito longas para lolitas pequenas. Se sua saia parece muito curta, você pode usar uma anágua mais longa da mesma cor para fazer sua saia parecer mais longa (recentemente, usar anáguas coloridas sob um vestido ou camiseta longa se tornou popular na moda mainstream também). Roupas de baixo com barras de corte limpo irão parecer naturais aparecendo por baixo de sua saia. Se sua saia é muito longa, usar uma anágua com bastante volume irá trazer a barra um pouco para cima.


A linha da cintura

Por último, eu gostaria de dizer umas poucas palavras sobre a linha da cintura. Na moda mainstream, bainhas que ficam mais baixas no corpo são populares, mas na moda Lolita, a linha da cintura é tipicamente na sua cintura ao invés dos quadris. Há até mesmo modelos com um acabamento de cintura-alta, lembrando um corset, o que dá a você uma aparência clássica, e há a vantagem extra de apertar sua cintura em uma silhueta delineada.

Escolher colocar sua blusa por dentro da saia ou não depende do modelo, do detalhes e de suas preferências pessoais. De qualquer foram, se você quiser aproveitar ao máximo a cintura de sua saia, você deveria usar a blusa por dentro. Usando algo por cima de sua blusa, escolhendo um top curto, como um bolero, irá destacar qualquer laço decorativo nas costas de sua saia.

Então aqui acaba sua breve lição sobre saias. Até mesmo lolitas que têm seu tipo favorito de saia e sempre parecem comprar modelos similares deveriam tentar um estilo diferente de vez em quando. Você nunca sabe, você pode descobrir um formato que complementa o formato de seu corpo perfeitamente, ou lhe dará uma oportunidade de aproveitar um look completamente diferente.

Até a próxima!

Créditos:
Original:
On Skirts
Tradução: Ichigo.
Artigo postado originalmente na comunidade brasileira do LJ.

7 comentários:

  1. Mais um post super útil, eu particularmente prefiro as saias franzidas e em camadas ^^
    Até obg pelas dicas e pela boa tradução

    ResponderExcluir
  2. Ai, hime tem tanta coisa de lolita pra ler no seu blog que eu fico tontinha. Tenho uma amiguinha de 11 anos que viu o estilo loli atravez de mim e se apaixonou. Estou escrevendo um caderninho com fotos e tudo pra ajudá-la a começar mas mesmo assim vou recomendar o reino do morango que é completíssimo, ainda mais pra uma lolita baby q nem ela *-*. Obrigada pelas dicas, tenho certeza que vão ajudá-la muito, muito!

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! ^^ me tirou uma grande dúvida xD

    ResponderExcluir
  4. gostei da segunda saia comprei ela dica:experimenta com uma blusinha branca fiz isso ficou lindaaaa

    ResponderExcluir
  5. gostei da segunda saia comprei ela dica:experimenta com uma blusinha branca fiz isso ficou lindaaaa

    ResponderExcluir
  6. Lindo o seu blog. Adorei as sugestões.Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...