domingo, 3 de abril de 2011

A Lesson in Lolita 6 - Lolita no verão

Olá a todas!
A estação das chuvas está terminando, e estamos entrando nos meses estorricantes do verão japonês. Para as Lolitas cujo estilo se baseia na sobreposição de vestimentas, esta pode ser uma época bem difícil. É ótimo usar roupas leves e frescas, mas deve-se evitar mostrar muita pele. Para preparar você para o clima quente que vem chegando, eu gostaria de mostrar algumas idéias para um visual de verão bem refrescante.


Preste atenção aos braços, pernas e ombros

No verão, entram na moda roupas mais reveladoras, como camisetas, tops tomara-que-caia e mini-saias. Mesmo dentro do estilo Lolita, pode-se encontrar vestidos sem mangas e de alças. Porém, é importante tomar cuidado com a quantidade de pele que você vai mostrar - se você consegue fazê-lo com elegância, então não há problema. Porém, dependendo de como você faz seu visual, pode perder o "fator Lolita", por ter ficado muito casual ou muito sexy. Além disso, membros nus saindo de um vestido muito decorado pode trazer atenção demais à seus braços e pernas expostos, e fazer parecer que falta alguma coisa no seu visual. A chave para o estilo Lolita no verão é decidir como mostrar ou cobrir seus braços, pernas e ombros.


Aproveite os acessórios ao máximo

Se você decidir usar itens que mostrem seus ombros, como vestidos de alças ou corpete, por que não combiná-los com um par de luvas (sobre as quais falei na lição 4)? Isto vai tornar seu visual mais Lolita do que se você apenas usar o vestido sozinho. Se quiser alcançar um estilo mais elegante ou classico, escolha um par de luvas que cheguem aos cotovelos. Para um estilo mais casual e bonitinho, use luvas curtas, graciosas. Luvas que terminem nos pulsos também ficam ótimas com vestidos ou blusas de mangas curtas. Para um visual contemporâneo, por que não coordenar à sua roupa um par de "falsos punhos de camisa" ou uma pulseira chamativa?

Usar um par de luvas tornará sua aparência mais formal, porém, se você quiser seguir um estilo mais casual, use algo para cobrir os ombros. Para um visual doce, use um bolero ou cardigan de mangas curtas. É conveniente ter um casaquinho à mão em áreas com ar-condicionado, e se ele combinar com seu vestido de verão você pode usar o look até o outono sem ficar com frio. Eles também são ideais para quem não gosta de expor seus ombros ou braços. Para um estilo mais casual, eu recomendo um casaco de capuz. Para que não fique simples demais, escolha um com uma estampa ou algum detalhe bonito que combine com sua roupa Lolita.

Quanto aos pés, basicamente, é mais apropriado para Lolita que se use meias. Mesmo que você esteja usando luvas ou algo cobrindo os ombros, deve evitar pés nus. Para o verão, além das usuais meias até o joelho ou mais altas, meias brancas rendadas e meias soquete são populares. Mas tudo depende de equilibrar seu visual. Para vestidos sem mangas mais longos, ou se você quiser um look mais "férias na praia", deixar seus pés aparecerem com um par de sandálias pode ficar muito mais encantador. Tenha em mente o estilo Lolita e use seu bom-senso para equilibrar seu look de verão.


Use um vestido com mangas para uma combinação Lolita completa

Para aquelas que mesmo no verão desejam optar por um visual Lolita completo, eu recomendo um vestido com mangas. Se você tem um que seja suficientemente decorativo por si só, pode complementá-lo com um - igualmente chamativo - headdress ou bonnet. E certifique-se de usar meias, muito importantes para completar o look!

É lindo vestir Lolita da cabeça aos pés, mas pode ficar faltando aquela atmosfera da estação, fazendo com que você pareça fora de lugar em um clima quente. Para contrabalançar isto, preste atenção ao tipo de material ou de estampas. Cores claras e leves, xadrezinhos ou estampas de frutas lembram verão, e outra opção é usar tecidos leves, semi-transparentes. E, mesmo que possa parecer contraditório, preto também é uma opção elegante para o verão. Se o foco do seu visual tem cor clara e brilhante, use acessórios mais discretos para que a aparência fique mais "fresca" e não "abafada". Outro ponto importante, mas não relacionado à roupa em si, é que um comportamento calmo e sereno pode ajudar, e muito, a demonstrar frescor mesmo no verão.


Combine blusas leves e saias
Aquelas que preferem usar jumperskirts com blusas por baixo podem sentir dificuldade em fazer isto no calor. Então, por que não tentar implesmente combinar uma blusa leve e uma saia? Se ambas forem da mesma cor, você ainda consegue dar a impressão que está usando um vestido.

Para um look casual, use uma camiseta de mangas curtas. Elas são fáceis de usar e de lavar, portanto ótimas para o verão - especialmente porque você sua mais que de costume. Para evitar parecer casual demais, escolha estampas cujo tema combine com o estilo Lolita. Se você achar que este estilo mais leve e simples fica "sem graça", capriche nos acessórios e penteados. Esforçar-se nos detalhes vai compensar a simplicidade de suas roupas.

Para quem prefere uma look mais "arrumadinho", uma blusa é uma escolha excelente. Blusas de verão costumam ter mangas bufantes curtas, assim como o decote aberto (sem gola). Blusas um pouco mais curtas ficam bem equilibradas mesmo com a bainha para fora da saia. Com camisetas casuais, uma saia simples é a melhor escolha; mas com blusas, fica lindo usar uma saia mais decorativa. Adicione um broche à combinação e voilà! Seu delicado visual Lolita de verão esté completo. Aprecie uma variação do seu estilo usual com a combinação de saia e blusa, um pouco mais refinada.

Aqui termina minha lição sobre como uma Lolita se mantém fresca durante os meses de verão. Eu sei que muitas de vocês pensam "não importa o clima, eu sempre vou usar o que eu mais gosto!". Na minha opinião, esta é uma ótima forma de se pensar (em atitudes como essa, eu sinto a graça e a força da sensibilidade juvenil). Entretanto, não exagere a ponto de se sentir mal com o calor.

A propósito, você sua mais durante o verão, então certifique-se de cuidar de sua pele adequadamente. Eu recomendo também usar uma roupa de baixo com mangas para absorver a transpiração e evitar que ela se transfira para suas roupas. Cuide bem de suas belas peças Lolita, para que possa apreciá-las o máximo possível.
Até a próxima!



Créditos:
Original:
Summer Lolita Style
Tradução: Juli Pegas.
Artigo postado originalmente na comunidade brasileira do LJ.

9 comentários:

  1. Muito legal o post.! *-*
    Principalmente porque aqui em Fortaleza (onde moro), geralmente é bastante quente. =/ Então... \o\

    ResponderExcluir
  2. Cara, adoro essas traduções. Fico lendo e pensando em tentar escrever algo legal assim, mas quando penso em fazer sobre qalgo, vejo que alguém já fez e desanimo DDD:
    ;***

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e é muito útil principalmente para lolitas daqui do Brasil, já que mesmo no inverno ainda faz calor em algumas regiões.

    ResponderExcluir
  4. Lolita no verão não precisa necessariamente sofrer né? XD
    No inverno é gostoso, no verão é bom ter mais opções pra evitar o calorão

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa veio muito a calhar né ^^ não sei ai onde você mora, mas aqui em SP teve uns dias que só por Deus.
    As vezes fico com um pé atrás de sair sem uma blusa por baixo ou sem meia calça ...
    Mas tudo se baseia em erros e acertos ^^
    Obrigadão Ichigoo

    ResponderExcluir
  6. Ai, só de pensar no calor do Japão me dá vontade de morrer... =(
    E as meninas que conseguem usar peruca são heroínas, porque não tem cabimento tanto calor!
    Estou começando a comprar algumas peças mais fresquinhas para encarar o verão, mas é sério, para mim o calor do Japão é o pior. É muito quente e úmido demais, a gente transpira o tempo inteiro e sair na rua é como entrar em um forno!
    Essas dicas são muito boas! Tem também aqueles lencinhos (powder sheet) que são super acessíveis e deixam a pele fresquinha e seca. Já vi até um tipo de absorvente de suor para colocar embaixo do braço!

    ResponderExcluir
  7. Ichigo!!! Excelente tradução! Também adorei as sugestões de moda afins com a temática; o bolero é um amor! Beijinhos querida ;-)

    ResponderExcluir
  8. Não me é muito convidativa a idéia de usar luvas e meias no verão. Mas acho que com essas dicas dá ate para levar ^^

    ResponderExcluir
  9. Adorei *-* Ajudou bastante! Porque né, esse calor que tá ultimamente... >_<'

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...