sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gothic Lolita

Esse pode não ser o subestilo mais popular entre as lolitas, mas com certeza é o mais conhecido entre os leigos. Bem, "conhecido" entre aspas, porque a maioria não sabe realmente o que é gothic lolita. Acham que é o nome do estilo, sendo que é só uma das variantes de lolita, acham que é sinônimo de EGL (EGL é a linha lolita da Moi-même-Moitié, não um subestilo), acham que a Misa é uma representante do estilo, que é originada da moda gótica... enfim. Ao invés de falar o que não é gothic lolita, vou falar logo o que é.

Gothic lolita é um subestilo que incorpora um pouco da estética do estilo gótico, mas mantendo as características básicas que todo estilo lolita possui: comprimento da saia por volta da altura do joelho, saia em formato de sino, recato (roupas comportadas).

São mais sóbrias e elegantes, como o classical, mas mantém uma silhueta mais parecida com o sweet (pelo comprimento do corpo e formato da saia - embora com menos volume).

Quando conheci lolita, gothic era meu estilo favorito, e é realmente maravilhoso quando bem executado ♥


Corsets são comuns em gothic e ero lolita, podendo ser underbust (abaixo do busto) ou overbust (cobrindo o busto, como esse na foto). Um corset apropriado para lolita é curto (termina na cintura, na altura do umbigo) e bem ajustado (não espreme você dentro dele, apenas ajuda a definir um pouco a silhueta). Um dos erros mais comuns que vejo é usarem qualquer corset gótico com gothic ou ero lolita. Acho bizarro porque além de terem um ar fetichista e por vezes serem feitos de materiais brilhantes como vinil ou cetim eles ainda tem um corpo muito longo. Usados por cima da saia criam uma silhueta estranha para uma lolita, afetando inclusive o formato da saia. O corset deve ser usado por cima do vestido ou camisa e não sozinho com a saia.


Corset Skirt Underbust


Jumperskirt com empire waist (cintura império)


Cores mais usadas
Preto (obviamente), branco, cinza, vermelho, vinho, bordô, azul marinho ou royal (marca registrada da Moi-même-Moitié).
Preto e branco é a combinação de cores mais conhecida, mas não é exclusiva e tampouco "oficial" de gothic lolita. Na realidade acho até mais comum o preto ser combinado com outras cores escuras. Preto e branco também é muito comum em sweet e classical, mas pode ser utilizado em qualquer estilo, afinal não são apenas as cores que definem a qual estilo um outfit pertence, mas o uso das temáticas, corte, acessórios, etc. No caso de uma peça com detalhes brancos (principalmente renda) é muito importante tomar cuidado com a combinação e qualidade dos materiais para não ficar ita. Aliás, em qualquer combinação é bom tomar certo cuidado, especialmente preto com vermelho (não usem preto com roxo, ok? Aliás, nem usem roxo aqui, a não ser que seja um tom bem escuro, tipo berinjela).

Temáticas e estampas comuns
Temáticas comuns ao estilo gótico: rosas, caixões, crucifixos, morcegos.
Acho curioso que gothic utiliza temáticas que remetem ao Cristianismo (na imagem abaixo uma estampa de cruz e santos), os símbolos pagãos comuns entre os góticos (pentagramas, triskles, ankhs) não são utilizados.




Acessórios
Os acessórios seguem as temáticas citadas acima. Crucifixos são os mais utilizados, principalmente em colares e gargantilhas. Podem ser usados também camafeus.







Headwear
Os tradicionais headresses retangulares, corsages de diversos tipos (às vezes incorporando plumas, pequenos crucifixos e tule oru organza, lembrando pequenos véus) e, em menor escala, bonnets.







Sapatos
Sapatos gothic são bem mais lisos que os sweet, não possuem detalhes de laços, corações nem nada assim. Uma característica marcante são as plataformas, mas sapatos mais baixos também podem ser usados.





Bolsas
Podem ser simples, como maletas adornadas com motivos góticos, ou, mais extravagantes, aparecerem em formatos de morcego ou caixão.






Maquiagem
Eu não costumo falar sobre isso nos posts sobre subestilo porque não tem bem regras pra maquiagem lolita, embora aconselhe-se que deixe leve (mas olha OTT com cílios postiços, circle lenses e strass no rosto, né? Enfim...). Contudo, eu vejo mais do que gostaria pessoas copiando a maquiagem do Mana e, convenhamos, dificilmente uma pessoa fica bem com batom preto e tanto pancake a ponto de te deixar sem nariz. Eu gosto do Mana, ok? Não me matem. O que quero deixar claro é que a maquiagem que ele usa não é adequada para lolita em geral e não costuma ficar bem em ninguém além dele (e raras exceções, tipo a linda da Ane :~). Fique bem longe do pancake e do batom preto.
Se você não manja horrores de maquiagem é melhor deixar ela simples. Se quer deixar algum ponto marcante aposte nos olhos, usando delineador e cílios postiços. Use blush minimamente (evite o rosa, prefira salmão ou um tom terroso) e um gloss nude ou avermelhado.
Lembrando que isso não é regra, mas uma sugestão, ok? :)



Imagens de referência
Retiradas de diversas edições da Gothic & Lolita Bible.



Brands Gothic & Lolita ("&" porque a maioria tem coisas que são gothic, mas não são lolita)
Moi-même-Moitié
Atelier Boz
Atelier Pierrot
Mille Fleurs
GRAMM Frill
Na+H
despair
MIHO MATSUDA


Mais sobre Gothic Lolita
Lolita Handbook (em inglês)
Hello Lace (em inglês)
Lolita Fashion (em inglês)
Victoria's Dolls


Peço desculpas pelo atraso nesse post e agradeço a quem teve paciência ^^"
Próximo subestilo: Country. Aguardem :)

27 comentários:

  1. Ichi, a Sixh não é nem goth nem lolita o_o nem a gouk, nem a Naoto, no caso o___o"
    Só a Frill que leva um jeito mais old school meio sweetest punk, mas de resto a Sixh toma o estilo Host Kei/onikei; a gouk é um estilo proprio carateristico de usar itens tradicionais da cultura japonesa; e naoto é bem...a naoto é punk o____õ

    nyoro~n o/

    ResponderExcluir
  2. Eu coloquei a listagem pq são as marcas da s-inc, não pq seria gothic ou lolita ^^" Mas beleza, vou mudar o link direto pra Frill, melhor né? :X

    ResponderExcluir
  3. "Acho curioso que gothic utiliza temáticas que remetem ao Cristianismo (na imagem abaixo uma estampa de cruz e santos), os símbolos pagãos comuns entre os góticos (pentagramas, triskles, ankhs) não são utilizados."
    Isso eu sei explicar. O Gothic Lolita não vem tanto da moda gótica, pós punk em si, é pura influência da Era Vitoriana, do período de luto, daquele negócio do recato, a morte da matéria, e também do cristianismo. Na realidade, o luto vitorianos nem foi influência para os góticos dos anos 80. Mas depois que misturaram que todo o mundo que veste de preto era gótico, dai ficou difícil diferenciar. *Acho que você Ichigo já deve saber disso, mas estou só lembrando*

    Meu sub estilo favorito, um RT por menos itas vestindo cosplay de Haruhi e dizendo que é lolita o/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, acho que é o sub estilo mais difícil de se usar porque muita gente confunde as coisas e qualquer coisa preta por aí é gothic lolita, uma pena, porque é tão bonito!
    Se bem feito, acho que é o sub estilo mais bonito, creio eu.

    ResponderExcluir
  5. É algo um tanto quanto curioso o subestilo não mais popular ser o mais conhecido entre os leigos!
    Gosto muito da versatilidade da cor preta, então tento fugir dessas marcas mais góticas e afins senão meu guarda-roupa vira um pretume só!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!
    Adorei o post!
    Adoro o estilo Gothic lolita, com certeza, gostaria de fazer um outfit para mim nessa tematica gotica!
    Como sempre, muito didático seus posts!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bem feito o seu post, Ichigo. Deve ter dado muito trabalho. Eu, pessoalmente, não gosto de Gothic Lolita (e nem do Mana...) mas acho que a Moi Meme Moitie possui uns vestidos bem elegantes e de bom gosto... mas a maioria das coisas Gothic Lolita, acho de mau-gosto, como as coisas de caixão e morcegos. Acho que se seguissem só pelo caminho do luto vitoriano, seria mais bonito. Mas essa é a opnião de alguém que não tem nenhuma peça preta no guarda-roupa, né. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caixões e os morcegos remetem à parte obscura do goticismo, não é de mal gosto, faz parte da vertente.

      Excluir
  8. Fica claro que não é só colocar um vestido preto rodado, uma plataforma e pronto, vc é uma gothic lolita XD

    Belo post, esse é provavelmente o meu subestelo preferido. Muito bom o post ^^

    =*

    ResponderExcluir
  9. junto com classic ,gothic é o meu subestilo favorito ^^.
    é uma pena que muita gente não sabe diferenciar uma gothic lolita de uma "lolita gotica".
    Me lembrei agora quando eu inventei de assistir a temporada de moda capricho,era só uma peça de roupa preta ter uma rendinha ou um frufruzinho e falavam que era gothic lolita D:

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito ! Apesar de seu uma das subcategorias mais conhecidas da moda lolita , pouca gente sabe coordenar direito . Depois de tanto sweet e country, vou tentar gothic da próxima vez ! Obrigada <3

    ResponderExcluir
  11. Adoreii o post super esclarecedor, e realmente as pessoas leigas tem um visaum super distorcida do qe é o estilo em si por isso qe eu amo itas -n
    Cara vou ser sincera agora eu gosto desse sub estilo naun é meu preferido mas eu gosto muito e tals, mas só uma pergunta. Qem asha o Mana bonito? '-'
    Serio eu tenho horror a aqela pessoa e naun é por ele se vestir de mulher por qe sou apaixonada pelo Bou só qe ele é medonhoo, vai me diser qe é mentira '-'
    Ele é horrivel e ponto. Obvio qe é minha opnião tem gente qe adora aqela coisa mas enfim.
    Obrigadinha Ichigoo pelo artigo ficou 10 *--*

    ResponderExcluir
  12. Adorei o artigo, mto informativo e as imagens de referencia foram mto bem escolhidas!

    Acho q Black Peace Now, antique beast e suppurate system também podem adicionadas como brand lolita, a suupurate nem tudo mas grande parte sim xD

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post Ichigo!
    Bem esclarecedor ^^
    Eu me identifico mais com o gothic lolita e com o punk lolita do que com os outros subestilos.
    *_*
    PS = corsages de rosas com cruz *-* Eu querooo xD

    Bjoos

    ResponderExcluir
  14. Quando eu conheci o estilo lolita, a sub-divisão gothic foi a que mais gostei e ainda gosto bastante dessa sub-divisão.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o post. Gothic é o subestilo q dificilmente o pessoal acerta e fica legal.
    Tem algumas coisas no post q olhei e pensei... nossa, nunca percebi XD

    ResponderExcluir
  16. Seus posts são excelentes, Ichigo! Não sei se já comentei antes, mas essas imagens sempre ajudam muito na hora de montar um out.
    Aliás, te indiquei para um meme/selinho! x**

    ResponderExcluir
  17. Uma das minhas subdivisões favoritas :3

    Achei legal a parte de make, pq maquiagem do mana só fica bem nele msm (num fotoshoot). Mas eu tb acho que batom vermelho fica bom , dependendo do caso,

    ResponderExcluir
  18. Post totalmente perfeito, acabou com muitas das minhas dúvidas. Gothic Lolita decididamente é o que eu mais gosto, acho lindo demais e tenho certa tendência para o sombrio do que algo mais sweet.

    ResponderExcluir
  19. http://2.bp.blogspot.com/_gCpEjwXRH58/TUzDl-6Q68I/AAAAAAAABzg/G4fbcN5whQM/s1600/shoes1.jpg


    PRECISO DELES... sabe onde comprá-los, Ichigo?

    ResponderExcluir
  20. Eu queria saber se posso misturar o preto com um rosa pink, e se continuaria sendo um estilo de lolita ?

    ResponderExcluir
  21. (♥_♥)Mana Sama (>///<)' rsrs parei *----* eu adoro lolitas gothic ate pensei em ser uma mais a minha mãe ja não deixou e mandou eu parar de inventar moda (╥﹏╥) ಠ_ಠ

    ResponderExcluir
  22. Rsrs que pena, eu sou gótica que adoro gothic lolita, ainda bem que minha mãe n influência, eu perguntei se podia cortar meu cabelo em estilo scene hair, eu achei que ela n ia deixar mas ai, ela falou que desde que seja estilo ta bom... Kkkk

    ResponderExcluir
  23. O gótico das cruzes não é pela parte sombria, e sim pela época gótica da arte, interpretada pela igreja católica nas igrejas góticas, etc etc

    ResponderExcluir
  24. Hii ! Eu acabei de ver esse post para um trabalho escolar e ja me apaixonei por essa maravilha do Reino de Morango *-* tudo isso é de mais, com certeza vou continuar a ler seus posts s2....
    Adorei tudo isso!
    ps::: Tava vendo sua fotinha, tu é muito linda muie !!!! (♥_♥)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...