sexta-feira, 2 de julho de 2010

Rendas

Uma característica muito importante do estilo lolita é a qualidade dos materiais utilizados. As rendas são um aviamento bastante valorizado entre as lolitas, mas é preciso saber utilizá-las e também saber escolher rendas adequadas.

Peguei esse texto do multiply, ele foi traduzido pela Carol/Valentine :)


Exemplo de renda de boa qualidade:

Veneziana ou grippir



Também boa:

Passa-fita


Renda de algodão


Eyelet ou bordado inglês


Raschel



Exemplo de renda não tão boa:

Raschel de nylon



Coisas para se procurar em boa renda:

♥ Maciez - é uma das características mais importantes, pois você não quer que a renda te arranhe onde encostar. teste a renda em uma parte do seu corpo que seja mais dedlicada que sua mãos, como sua face ou pulso, e tenha certeza de que ela não pinica.

♥ Boas fibras - fibras sintéticas podem ser okay às vezes, mas algodão é a melhor escolha.

♥ Grossura - renda barata parece ter sido cortada com uma forma de biscoitos de um material duro, mas renda de melhor qualidade para algo que foi bordado, e será mais grossa mas mais macia.

♥ Detalhes sólidos - todos os pequenos detalhes da renda raschel podem parecer bonitos quando você a tem em suas mãos, mas esses detalhes ficarão borrados e acinzentados em um tecido escuro, então escolha um design que tenha linhas mais definidas e que não fiquem invisíveis no plano de fundo.

♥ Cor - se você está usando mais de um tipo de renda, tenha certesza que as cores delas batem. Deveria haver apenas um tipo de branco e de preto, mas existem vários e alguns não ficam bem juntos.

♥ Bordado inglês - eyelet com designs bonitos é uma alternativa mais barata à coisas caras como grippir e é quase sempre feita de algodão macio. Procure os estilos mais interessantes.


Coisas a se evitar:

♥ Dureza/pinicamento - se você tem renda que pinidca em uma peça, talvez você acabe usando menos esta peça. Eu já fiz alguns itens muito legais que uso pouco pois são desconfortáveis.

♥ Aparência telada - olhe a foto da renda não tão boa, está vendo a parte cinza? É a área telada da renda, e não fica bem sobre tecidos em geral, além de ficar transparente sobre a pele, dando uma aparência de fantasia.

♥ Renda com glitter/padrão tie dye - esse tipo de renda pode ficar ótimo em alguns projetos, mas talvez elas não sejam as melhores para se usar em lolita.


Outras dicas:

♥ Use mais de um tipo de reda. Se você quer gastar numa renda boa e larga de algodão para a barra da saia, use uma renda melhor em outro lugar. Isos vai te audar a economizar e fazer sua peça ser mais visualmente interessante.

♥ Para sweet lolitas é geralmente mais meigo usar rendas floridas, com corações ou laços. Para gothic lolita, padrões como o da renda boa acima ficam muito elegantes.

♥ Franzir renda pode ficar ótimo dee vez em quando, mas não exagere - especialmente se a renda é bonita quando plana. Use a renda franzida nas barras mais externas da roupa, como a barra da saia, e evite usar renda franzida em tecido franzido.

♥ Não existe só um tipo de renda específica para se usar, você terá que olhar os designs individualmente porque alguns são mais bonitos que outros.


Quando é okay usar renda barata:

♥ Preto no preto ou branco no branco. A renda não chama tanta atenção quando é de cor similar à do fundo.

♥ Renda fina, desde que não toque sua pele. Evite renda larga e barata, já que a má qualidade fica mais evidente.

♥ Renda raschel pode ficar bem quando tem design para passa-fitas e é disfarçada com a fita. beading look fine when threaded with ribbon.

♥ Se você já tem muita renda de boa qualidade em uma peça, não há problema em usar um pouco de renda barata se você gosta do padrão dela. Só não a deixe chamar mais atenção que a renda boa.


Créditos:
Texto original:
Lolita Handbook
Tradução: Valentine

2 comentários:

  1. quando eu for finalmente montar meu visual lolita, vou vir aqui ver as dicas :D
    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi, desculpe mas a renda que vc chamou de Raschel não é raschel. Isso é renda raschel: http://www.gd-wholesale.com/userimg/3/231i1/stretch-raschel-lace-722.jpg

    ResponderExcluir