sexta-feira, 9 de julho de 2010

Maneiras: Como e por que


Eu recentemente li um debate sobre "como agir em lolita". Faça uma mesura para todos que encontrar, você deveria ser petulante com o carteiro que lhe traz seus pacotes? Ser lolita requer chá, ou é perfeitamente aceitável se você fizer barulho ao tomar seu refrigerante favorito?

O que se deve lembrar é que lolita não deveria ser restritiva. Ela deve ser divertida de fazer, divertida de usar, e lhe dar um pouco de impulso mental. A maioria das pessoas dizem que usam lolita porque as faz se sentir bonitas. Você nunca deveria se sentir encaixotada ou presa dentro de sua subcultura ou estilo. Se a definição começa a te sufocar, então você precisa redefinir quem você é e como você vê a si mesma.

O problema são as concepções erradas que as pessoas tem sobre "comportar-se como uma lolita". Mesmo lolitas com muita experiência, adeptas do Lifestyle ou não, podem ficar confusas nessa área. Elas se rebelam contra o que elas acham que "deveriam" fazer, quando na verdade ninguém as está moldando dentro de nada. É verdade que as lolitas tentam seguir algumas diretrizes básicas, mas essas são coisas que pessoas educadas deveriam fazer periodicamente. Polidez, cortesia, e ter boas-maneiras - classe - é importante, não importa o que você use. E é sobre isso que estão falando no Lolita Handbook (Importante! Por favor leia se você ainda não leu!). (Traduzi esse artigo há algum tempo, você pode ler a tradução aqui.)

Agir de certa maneira porque você "deveria" não é a razão por trás das maneiras lolita. Maneiras lolita, por mais triviais que possam parecer no mundo moderno, tem se mantido viva porque elas servem a uma proposta. Apenas da mesma maneira que a moda lolita faz com que você se sinta linda e aumente sua atenção para sua aparência - sigamos, detalhando seu outfit cuidadosamente ao invés de jogar uma camiseta -, maneiras nos fazem prestar atenção em como nós agimos. O que nós dizemos, como nós interagimos com os outros, são todas coisas importantes. Em um mundo onde a apatia está em ascensão, voltar nossa atenção de volta para pequenas coisas é quase meditativo.


"Quando você se levanta ereta, você se sente mais vigorosa, e quando você escreve um bilhete gentil de agradecimento a alguém, você realmente se sente como se você estivesse verdadeiramente apta a expressar sua gratidão." - Lolita Handbook

Eu acho que esse é o objetivo por trás das maneiras especiais lolita. Assim como não é necessário usar esses vestidos com babados que parecem com contos de fada, também não é necessário agir como sua noção de lolita perfeita. Mas é divertido fazê-lo, e a sua maneira, compensador! Por exemplo, eu gosto de enviar pacotes com pequenos bilhetes escritos a mão com papel da Sanrio. Terminar o bilhete e deslizá-lo para dentro, tinta rosa em papel rosa, faz com que eu me sinta bem - porque você sabe que você fez o seu melhor para adicionar um pouco de beleza a isso. E esse é o real segredo para o Lolita Lifestyle. Costure babados nas bordas do seu coração!


Créditos:
Original:
Manners: How For & Why For - Lolita Charm
Tradução e adaptação:
Imagem retirada daqui.

4 comentários:

  1. Ah que amor. :) Engraçado que essas boas maneiras e educação e gratidão e respeito, todas as pessoas deveriam praticar né, não só as lolitas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ichigo Hime! Apesar de não me vestir como lolita, tenho uma perspectiva parecida. Acredito que o estilo de vida de princesa requer gentileza e amor para com todas as pessoas... Então, um sorriso é sempre bem vindo. Acho que devemos ser bondosas com todos, inclusive com os animais e a natureza.

    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Amei o texto!
    Adoro essas traduções que você faz..ajudam a enriquecer mais quem curto o lifestyle!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Amei o texto!
    Adoro essas traduções que você faz..ajudam a enriquecer mais quem curto o lifestyle!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...