terça-feira, 13 de julho de 2010

Fairy Kei ♥

Ok, eu pensei em responder um "Pergunte a Ichigo" hoje, mas vi que esse post sobre fairy kei estava na lista de postagens a editar há mais ou menos uma semana e eu tinha prometido escrever meu próprio artigo sobre o estilo (conforme dito aqui), então lá vamos nós ~/o/


Fairy Kei

"Fairy kei" significa "Estilo Fada", provavelmente uma alusão ao aspecto colorido e fantasioso do estilo.
O pioneiro do fairy kei foi o produtor de moda Sebastian Masudea, que em 1996 abriu a 6% DOKI DOKI.
Diferente de lolita, que possui uma silhueta bem definida e regras claras de vestimenta (que muitas pessoas insistem em odiar sem nem saber direito quais são :D), o fairy kei possui mais opções de bottoms (peças de baixo). Lolitas usam saias e vestidos, adeptas do fairy kei podem usar leggings, shorts, saias de diversos comprimentos e formatos, bloomers, calças, anáguas coloridas (provavelmente o mais recorrente), etc.
Outra grande diferença são as cores: embora tenham em comum os tons pastéis, fairy kei utiliza cores brilhantes e fluorescentes, e a mistura e combinação de cores é bem maior do que a de lolita (onde geralmente não são usadas mais do que 3 cores num mesmo outfit).
Acessórios nos cabelos são importantes em ambos os estilos, mas naturalmente há diferença nas cores, temáticas e materiais. Acrílico, glitter, vinil colorido e brilhante podem ser bastante usados. Algumas das temáticas recorrentes em fairy kei são estrelas, arco-íris, pôneis, unicórnios, carrosséis, coelhos, ursinhos, doces (principalmente sorvetes de casquinha!).
Eu diria que fairy kei me lembra decora, só que mais "light", com menos acessórios e mais harmonia de cores.
Não há "regras" para cabelos, mas tons do castanho médio ao loiro e cores "fantasia" são bastantante comuns. Os cortes mais comuns são curtos e com franjas retas.










Mais fotos de fairy kei disponíveis nesse vídeo.


Brands

As brands mais representativas do estilo são a 6%DOKIDOKI e a Spank!. A 6% DOKI DOKI foi fundada em 1996 já com o conceito do que viria a ser o fairy kei e a Spank! surgiu em 2004, originalmente como uma loja de roupas de segunda mão seguindo o estilo "disco pop anos 80" vindo dos Estados Unidos.



6% DOKI DOKI



Spank!


Crossover de fairy kei com lolita

Crossover consiste em misturar elementos de dois estilos mantendo, ainda assim, a identidade de ambos. As características mais cruciais no estilo lolita são a modéstia (roupas recatadas, sem mostrar muita pele), o formato e o comprimento da saia. As características mais marcantes do fairy kei são as cores e as temáticas infantis vintage dos anos 80 e o lúdico.
Vários exemplos de crossovers e outfits fairy kei podem ser encontrados em editoriais e street snaps de revistas de moda japonesa, principalmente a KERA! e a Alice Deco a la Mode. Ambas podem ser encontradas para download na comunidade Japanese Fashion Magazine Scans.








Influência do fairy kei na moda lolita

Assim como no caso do deco loli, a brand que mais sofreu influência do fairy kei foi a Angelic Pretty. A marca tem feito, inclusive, várias peças exclusivamente voltadas para o fairy kei. Ok, não é dito "isso é fairy kei", mas também dá pra ver que não tem como chamar de lolita. Corte e comprimento totalmente diferentes do padrão do estilo.
Em peças realmente lolita a influência do fairy kei é percebida em combinações de cores menos usuais, como rosa e mint, lilás e amarelo, lilás e mint, azul e amarelo, etc.




Ah! Eu separei várias imagens dos produtos fairy kei da Angelic Pretty, mas são várias mesmo e vou deixar pra um post a parte :)

Vocês podem ler outros artigos sobre Fairy Kei nos seguintes sites:
Estilo Fairy Kei - Harajuku Lovers
Fairy Kei on Stage - Harajuku Lovers
Fairy Kei - Lovesick Dreams
Fairy Kei (Pop & Lovely) Fashion - TOKYO NEW TRIBE (em inglês)
NEO Fairy Decora (Decorative Fairy) - TOKYO NEW TRIBE (em inglês)
EDIT 08/03/2011 Pastel Pop Darlings: Fairy-kei guide (em inglês)

As imagens foram retiradas de vários lugares, inclusive os links citados acima, we♥it e scans, principalmente Alice Deco a la Mode.

Espero que tenham gostado ♥ E esperem por eventuais posts sobre fairy kei (estou ficando viciada, confesso) e mais pra frente possíveis outfits e crossovers :D

11 comentários:

  1. Que doce!

    Mas continuo preferindo o gênero classical, acho mais elegante :)
    E cores pastéis nem combinam muito comigo =/


    Ichigo, o que acontece com a Moda Roriita? Antes de ser deletada, era uma das mais ativas, mas agora está um deserto :(

    Para onde as lolitas foram?

    ResponderExcluir
  2. Adoro fairy kei <3 Obrigada pelo artigo Thi, bem completo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo artigo!
    E por ter colocado bastante imagens, isso ajuda muito.

    @Luna
    As lolitas foram quase todas pro fórum, cujo link está na descrição da comunidade Moda Roriita.

    Talvez eu re-comente decentemente quando minha net parar de palhaçada.

    ResponderExcluir
  4. Ai *-*, você escreve tão bem!

    Eu não sou lolita não(mas acho lindo), tá que as vezes eu dou inspirada no estilo, só que eu prefiro mais o "gothic lolita". De qualquer forma me encanta tantos babados e fitas *-*

    E fiz um post comentando so seu site: http://iamfashion.webnode.com.br/blog/ (é o segundo post que chama: Blogs que amo ♥)

    Küss :*

    ResponderExcluir
  5. oiii =D. amei as anáguas coloridas, achei bem parecido com o decora *--* mas é bem mais bonito e menos extravagante é muito fofo mesmo, ainda prefiro o lolita, mas eu usaria xD

    ResponderExcluir
  6. Ficou mto legal, amo fairy kei incontrolávelmente e voltei a me inspirar com seu post <3

    Mto obrigada por linkar o HL, fiquei mto feliz!!!

    =****

    ResponderExcluir
  7. Fico impressionada com todo seu conhecimento nesses estilos!
    Fairy Kei ou Lolita, acho os dois lindos!!!
    Muita inspiração! (*____*)

    ResponderExcluir
  8. nossa, nao conhecia esse estilo direito *-*
    mas ja tinha visto imagens e tal
    que lindos <3
    acho muito fofo

    ResponderExcluir
  9. Adooorei saber sobre Fairy Kei, acho um dos estilos mais legais, porque não é tãããão chamativo e é mais fácil de se usar no dia-a-dia. Além de manter o jeito fofo *-*

    ResponderExcluir
  10. "Linkei" Esse post no meu blog. ^^ ♥

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, acabei de me encontrar na vida! <3
    Obrigada, Princess Ichigo!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...