segunda-feira, 22 de março de 2010

10 dicas para primeiro outfit

Esse artigo foi postado na Moda Lolita pela Yuuko :) Muito digno ♥

1 - Se enturme com suas lolitas locais e faça algumas amizades
Por mais que você possa estar com medo, ninguém vai te morder nem arrancar pedaço porque você é novata. Ir a meetings mesmo que sem estar de lolita apenas pra conhecer as pessoas ajuda muito, porque você irá conviver com essas pessoas nos meetings futuros. Não tenha medo de conhecer gente nova! Muitas novatas pecam pelo excesso de medo em perguntar coisas a pessoas desconhecidas e acabam por jogar a bomba na daily sem nem saber aonde acertou.

1.5 - Se você não tem lolitas locais ou não se sentiria confortável indo em um meeting sem conhecer ninguém, amizades virtuais ajudam bastante. Não tenha vergonha de adicionar algumas garotas que você acha interessantes e começar a conversar com elas e pedir conselhos.

2 - Não tenha medo de tirar suas dúvidas!
É extremamente aconselhável que você tenha alguém mais experiente pra te ajudar, afinal você não vai nascer sabendo coordenar outfits dificílimos. Se você não sabe por onde começar ou tem vergonha de ir ao tópico de dúvidas, vá até a comunidade Madrinhas Lolita. As garotas de lá são todas amorzinhos e elas estão se prestando a tirar dúvidas de suas afilhadas. Não se envergonhe de tirar todas as suas duvidas mais “banais”, porque é justamente aí que se erra.

3 - Não tenha medo de demorar
Não importa se um meeting na sua cidade acontece a cada troca de presidente de cuba ou alinhamento dos planetas. Tenha em mente que pressa é inimiga da perfeição. Se imaginar no meio de alguns estranhos com um “outfit” improvisado e mal feito está na lista dos piores pesadelos de uma novata. Não tenha medo de demorar, caprichar e fazer o seu melhor. Muitas garotas erram quando “pegam uma sainha antiga do guarda-roupa, uma blusinha com babadinhos, uma sapatilha e costuram um lacinho”. Se você se pegar pensando “não está o ideal, mas não tá ruim” você definitivamente deve parar e começar a pensar nos detalhes dos seus outfits com cuidado.

4 - Brand não é o passaporte pra felicidade!
Eu quando iniciante pensava "se eu tiver burando, menos chance de errar e vou ser win logo de primeira". Burando não é tudo na vida, o tópico do WTF BURANDO tá aí pra provar isso. Pra um outfit ser bonito, ele deve estar acima de tudo bem coordenado. Coordenar alguns itens da meta ou algo da famosa BodyLine pode ser um PARTO.

5 - Não tente impor sua opinião a uma lolita mais experiente
Claro que você não deve se submeter, beijar os tea parties dela e muito menos aceitar se ela estiver apenas a fim de trollar você, mas respeito é bom e todo mundo gosta. Quando você pede conselhos, você espera a verdade e ela nem sempre é algo que te agrada. Se ela te disser "a saia pode ser um pouquinho maior, você poderia trocar as rendas ou esta combinação de cores é forte demais e dá um aspecto de fantasia", é uma opinião com fundamento e construtiva que evita que você ouça comentários maldosos no futuro. Se quiser, pode pedir opinião a mais de uma lolita, mas não se recuse a mudar e nem diga: "mas eu achei tão fofo!" , "não dá mais tempo de mudar!" ou até "mas no site x, y e z tá escrito que a saia pode ser assim e assim" porque mesmo que esteja escrito em um site que você leia, pode ser que não seja uma fonte segura.
Além do mais, outfits são como sinfonias. Se algo, mesmo que dentro das regras, estiver destoando, por que não mudar? Lembre-se que você foi apresentada a pouco a moda lolita e que seus conceitos podem estar meio tortos. Se quiser algo mais preciso, pergunte como e as opções que você tem para mudar. E quanto aquilo de “não dá mais tempo de mudar!”, leia o item 3. Não seja indelicada com uma lolita mais experiente porque ela não critica pra te deixar mal, e sim pra te fazer um favor e te ajudar a evoluir cada vez mais.

6 - Comece por uma subdivisão mais simples e outfits mais básicos
Não, não estou dizendo que lolitas tem de ser todas iguaizinhas, nem que iniciantes não podem se aventurar no mundo do erololi e nem de sweet OTT. Há chances de isso dar certo. O problema é que essas chances são de uma em UM MILHÃO. Começando pelo básico você tem a oportunidade de aprender mais e ter mais experiência pra aí sim coordenar e fazer outfits mais difíceis com perfeição. Subdivisões como gothic (principalmente o preto e branco!) , sweet exageradíssimo, decololi, erololi, punkloli e guro são difíceis de acertar logo de primeira. Shiro, Kuro, sweet oldschool e até mesmo um classical mais básico são as maiores apostas pra você.

7- Não ouse muito logo de cara
Eu sei, você ama aquelas suas meias listradas e adora aquela maquiagem pesada, e acha que poderia colocar algumas rendinhas de náilon pequenininhas na barra de uma saia ou até mesmo uns lacinhos de cetim. Mas não faça isso logo de cara, muito menos ao mesmo tempo. Você vai ter muito tempo pra ficar experiente, aprender a coordenar e aprender a ousar na medida certa. Não faz sentido você aprender matemática avançada antes de aprender contas de soma e subtração, não é mesmo? Lembre-se que agora é tudo uma fase de testes e que você terá muito tempo pra fazer o que quer e como quer.

8 - Não faça tudo sozinha: Você, você, você mesma, uma maquina de costura e algumas rendas
Antes de fazer seus handmades você deve aprender o básico e ler bastante. Já perdi a conta de quantas vezes vi meninas com potencial para fazer um bom outfit falharem porque costuraram as pressas os lacinhos na saia ou porque aquela cartolinha que era pra ter saído divina saiu um desastre. Enquanto você pesquisa, pode encomendar algumas coisas de lojinhas especializadas de confiança aqui mesmo no Brasil( Sim, de confiança.Tenha recomendações de lolitas mais experientes antes de comprar numa lojinha, porque o que está descrito como lolita lá pode não ser e isso pode arruinar o seu trabalho inteiro). Eu, pessoalmente, recomendo a Le Carousel (da Keka), a Mad Tea Party store (da Emiru), a Ichigo Hime Store (da Ichigo) e a Cute Way Store (da Nexa e da Yoniko).

9 - Participe mais das comunidades lolita e se inspire nos outfits alheios
A internet é de extrema importância para a divulgação e informação sobre lolita. Leia, assimile e aplique o que leu nos seus outfits e certamente você não irá falhar. Participe aos pouquinhos, poste mais! Olhe a daily e comece a perceber os detalhes dos outfits das outras meninas. A silhueta, formato da saia, como as rendas estão, como ela usa o Alice bow, como e onde as rendas estão, o que ela fez para suprir a falta de alguns centímetros na saia, o que ela fez para a saia ter tanto volume, observe e leia sobre os tipos de tecidos usados, as estampas e os modelos. Com o tempo sua visão de lolita e não lolita vai mudando e se aperfeiçoando. Pouco a pouco subdivisões confusas, classificar outfits e distinguir o que é e o que não é se tornará tão natural pra você quanto respirar ou piscar. Não tenha medo de investir em lolita (em todos os sentidos) , nem de aparecer e ser ativa na comunidade. Pouco a pouco você vai perceber o quanto você já socializa e o quanto seus medos bobos de mitos sobre lolitistas, veteranas mal-amadas e etc. eram bobagem.

10 - Aprenda com o tempo o que fica bem em você e o que não fica em relação a lolita
É essencial saber o que cai bem e o que não, mas isso leva tempo. Observe que tipo de anáguas (em formato de A ou de cupcake) te deixam melhor, se você fica melhor com quais tipos de penteado, com quais cores e estampas, com a camisa pra dentro ou pra fora, se você fica melhor com meias ¾ ou prefere meia-calça ou meia acima do joelho, com ou sem estampas, com que tipo de maquiagem... Um outfit fica diferente em cada pessoa. Alguns outfits podem ser lindos mas a cor não combina com você, ou você não gosta das suas pernas e prefere meias diferentes, pode não gostar dos sapatos usados em você mas em outra menina eles ficarem ótimos, ou alguma estampa não fica bem em você, a combinação de cores pode ficar ótima em você e naquela outra lolita não ficar... a beleza de um outfit sempre pode ser ressaltada pela sua própria, então não tenha medo de testar!



Créditos
Artigo:
Yuuko
Revisão: Emiru e Yoniko

6 comentários:

  1. Post muito util para as novatas no ramo não virarem as temidas itas revoltadas que não aceitam o que a gente fala.
    Amei *-*

    ResponderExcluir
  2. Nossa , muito legal..quero mt me tornar uma lolita e preciso de ajuda...e amigas !
    Ajudou (:

    ResponderExcluir
  3. Esse realmente é meu maior problema, sou novata e tenho muita vergonha de falar com outras lolitas, até por que já me machuquei uma vez. Eu realmente queria muito alguem pra me ajudar, mais tenho medo de falar com outras lolitas por eu saber tão pouco e elas saberem de tudo ou quase tudo. Me sinto mau por isso. To tentando fazer novas amizades, mais isso é meio complicado pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço a Akemi Matsuda, so q eu tenho mt vergonha, minha mae ela é mt ansiosa,ela quer q eu vire lolita log.

    ResponderExcluir
  5. Sei q esse post já tem bastante tempo mas, ei estou pensando em ser uma gothic lolita, e bem, aqui onde moro não é bem um lugar com pessoas assim, já é raro achar emos como eu, lolitas e vitorianos ou steampunks deve ser quase impossível.
    Além do mais, eu não entendo quase nada de roupas e desses nomes DPS acessórios das mesmas.
    Adoraria ter uma ou mais amigas para me darem uma ajudinha basicona ;u

    Ah, e amei seu blog, é bem útil! Continue assim ^^
    Barbie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...