sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Construindo um guarda-roupa lolita

Construindo um guarda-roupa lolita


Primeiramente e o mais importante - lolita é um hobby caro, no sentido de tempo e dinheiro. Roupas baratas sem tempo ou pensamento postas nelas, isso não é lolita. Lolita é definida por sua elegância, e elegância não vem facilmente nem é barato. Mas é facilmente possível arcar com os gastos através de muitas diferentes maneiras.

♥ Economize para isso. Isso pode levar uma semana ou um ano, mas pode realmente valer a pena.
♥ Aprenda a costurar.
♥ Passe muito tempo procurando por liquidações, barganhas de segunda mão e lucky packs.
♥ Convença um amigo/pais/cônjuge/pessoa importante/bicho de estimação a comprar isso para você.

Alguns desses métodos são obviamente mais efetivos que outros. De qualquer forma, dentro do básico você precisará começar seu guarda-roupa. Você não precisa ir nessa ordem exata, mas às vezes é útil ter pelo ou menos um de cada um dos primeiros itens quando começar.

Adicionalmente, alguns conselhos realmente ótimos sobre construir um guarda-roupa com pouca verba podem ser encontrados aqui (em inglês).

Saias/jumperskirts/vestidos

Esta peça será a mais fácil de reconhecer como lolita mesmo que misturada com suas roupas usuais. Escolha algo em uma cor e estilo que você ama mas tenha certeza de que você pode combiná-la com coisas que você já tem ou coisas que você planeja comprar em breve. Procure por saias com um bom formato de sino - saias circulares são difíceis de usar sem que você pareça uma dançarina. São boas peças para começar porque são lolita por si mesmas (mesmo se usadas com camisetas) e irão definir o esquema de cores do seu outfit.


Anáguas

Você precisará disso para criar aquela saia com formato de sino perfeito. Uma anágua branca provavelmente será a mais útil já que não aparecerá através de tecidos mais leves, mas se você pretende usar mais saias pretas, uma anágua preta pode ser melhor. Experimente e invista em uma boa anágua porque ela será a base de seus outfits lolita. Se você ainda não pretende comprar uma anágua, sobrepor outras saias (mais curtas) sob a saia que você quer usar está bem para uma substituta temporária. Você também pode querer bloomers se você quer um volume extra ou planeja ser muito ativa.


Sapatos

Um bom par de sapatos boneca preto ou branco irá bem com quase tudo. Evite sapatos coloridos a menos que você pretenda construir um guarda-roupa inteiro em exatamente o mesmo tom.


Blusas

Uma boa blusa é essencial para o seu guarda-roupa lolita, então procure por uma que combine com tudo. Sua melhor aposta é uma blusa branca, levemente off-white (se a renda em suas outras roupas forem off-white), ou preta sem muita coisa nela (sem laços estranhos por todo lado ou qualquer coisa assim). Se você puder encontrar uma com mangas destacáveis é melhor ainda, porque funcionará em qualquer clima. Procure por uma blusa que sirva bem e possa ser usada sozinha ou com outra roupa por cima (então nada muito volumoso) e uma que seja confortável o suficiente para ser usada freqüentemente.



Acessórios de cabelo

Qualquer acessório de cabelo é bom contanto que combine com seu vestido ou saia. Se você é nova em lolita pode ser melhor começar com um laço ou mini-presilhas do que começar com headresses e bonnets. Esses itens não são essenciais, mas são ótimos para criar o coordinate perfeito.



Meias

Outro item tecnicamente não essencial que ainda irá realmente contribuir para a lolitice geral ^_^;;; Novamente, procure por um par em branco ou preto que combine com a blusa que você escolheu e roupas futuras, embora se você gostar de um par colorido que combine com o vestido ou saia que você comprou vá em frente, ou se você planeja comprar mais coisas nessa cor. De novo, uma maneira de facilitar isso é com meias simples, sem a renda, mas isso é totalmente escolha sua.


Bolsas

Não termine como eu carregando por aí uma bolsa detonada do Chococat no sua melhor roupa lolita, encontre uma boa bolsa que combine com todas as outras coisas que você comprou. Se você gosta de ter montes de diferentes volsas vá em frente e compre uma que combine com sua saia ou vestido, do contrário invista em uma bolsa simples branca ou preta que não tenha muita coisa nela (evite aviamentos e apliques que podem contrastar com outros outfits).





Jaquetas

A maneira perfeita de manter-se aquecida e lolificada ao mesmo tempo. Enquanto você pode usar sua saia lolita apenas algumas vezes no mês, um casaco pode ser usado quase diarimente (desde que você o lave :P). E mesmo o casaco lolita mais enfeitado ainda ficará ótimo sobre suas outras roupas. Para casacos longos qualquer cor está boa desde que cubra as roupas que estão por baixo (então não importa se combinar), mas para jaquetas experimente e combine com sua saia ou vestido (por exemplo, não compre uma jaqueta rosa para usar com uma saia de azul vivo).






Acessórios adicionais

Uma vez que você tem os itens básicos você pode começar adicionando coisas como bijuterias e parasols agora que você sabe o que você precisa combinar. É muito mais fácil combinar bijuterias e outros acessórios com o seu vestido do que encontrar um vestido para combinar com acessórios comprados antes.




Créditos:
Texto original: Lolita Handbook
Tradução: Ichigo



Postado às 9:53

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Etiqueta

Antes de mais nada eu gostaria de ressaltar que esse artigo é um ponto de vista (com o qual, por sinal, eu concordo) e não regras. Todavia, embora eu seja a favor de lolitas beberem, fumarem e agir como bem entenderem, afinal vai da personalidade e dos gostos de cada um, também acho que as considerações sobre o respeito são importantíssimas. Você pode agir como quiser, mas por favor tenha um pingo de consideração pelos outros (por consideração não quero dizer que você deve deixar de usar cabelo colorido porque tem gente que acha feio - óbvio -, mas que sua maneira de tratar os outros pode, sim, ser pautada em tolerância e respeito).

O texto a seguir foi traduzido do Lolita Handbook por mim. Fiquem a vontade para copiar aonde quiserem, desde que não se esqueçam dos créditos ^^v Postei esse tópico na comunidade Moda Lolita no orkut e em breve postarei no Brazilian Lolita.



Etiqueta


Por que ser educada?
Eu sei que muitas pessoas vêem a moda lolita como apenas isso - nada mais do que uma moda - e essa é uma maneira válida de vê-la. Mas para muitos há um certo código de etiqueta que vem atrelado a ela. Não é sobre ser educada por se encaixar ou de acordo com um certo conjunto de ideias, é sobre respeitar os outros - especialmente suas companheiras lolitas. Como você age enquanto usa lolita reflete em todas nós. Enquanto o que as pessoas pensam da sua personalidade pode não importar, pense nas pobres lolitinhas por aí sendo atormentadas porque as pessoas tem a idéia errada sobre o estilo. Pessoas que não pertencem a uma subcultura sempre vêem de um certo modo, que ou é certo ou não, mas as pessoas ainda não tem certeza sobre o que pensar sobre lolita. Então se lolitas agora se comportam educadamente, nós seremos vistas como uma subcultura educada. Então ao invés das pessoas pensarem "ugh, ela é uma daquelas lolitas", elas irão pensar "ali está uma daquelas amáveis garotas lolitas". E isso não seria adorável? ^_^;;;


Sobre ser educada
Com isso dito, etiqueta lolita não significa ser toda doce, açucarada e fofa o tempo todo, ou até mesmo seguir os antigos códigos Vitorianos de etiqueta, ela apenas significa que você deve tratar os outros com respeito. Lolitas são criaturas discernentes por natureza, e parece que nós somos tentadas a criticar coisas que sejam menos que perfeitas. Isso está completamente e totalmente bem, contanto que suas intenções sejam a de melhorar a coisa sendo criticada e melhorar o estilo. Essa é a diferença entre chamar o outfit de alguém de monstruosidade horrenda e dizer que poderia ter sido usada uma blusa diferente e talvez uma saia mais longa. Você não tem nem mesmo que lisonjear a pessoa com um elogio primeiro, você apenas precisa deixar que saibam que poderiam melhorar em um tom de ajuda (e não de zombaria). Porque realmente, tudo o que nós queremos é que todas as lolitas sejam o melhor que elas puderem ser então nós teremos algo bonito para olhar <3

Outra situação em que educação importa não é só com suas companheiras lolitas, mas com o mundo exterior. A menos que você viva numa utopia lolita, se você sair vestida assim em público provavelmente te farão esse tipo de perguntas:

"O que você está usando?"
"Por que você está vestida assim?"
"Você está numa peça de teatro ou algo assim?"
"Quantos anos você tem? 12?"
"WTF?"

E muitas variações destas. Agora você poderia responder estapeando-os, verbalmente ou fisicamente, mas isso apenas aumentaria a ignorância deles. Uma resposta melhor seria simplesmente dizer que é uma moda japonesa que você gosta, ou se você tiver tempo pode explicar lolita a eles. Agora você não apenas educou mais uma pessoa sobre lolita (então esperançosamente eles irão parar de fazer perguntas bobas sobre a roupa dos outros) como você também melhorou muito a imagem das lolitas. Se a pessoa está sendo excessivamente rude com você, não se rebaixe ao nível deles, permaneça calma e contida em resposta. Nada desvia um "por que diabos você usaria isso?" tão facilmente como um casual "por que não?" ou "porque eu posso". Se você mantiver suas respostas simples e indebatíveis, lidar com as pessoas se torna muito mais fácil.


Maneiras adicionais
Essa seção é realmente para aqueles que gostam de maneiras antiquadas. Essa não é de maneira alguma uma exigência às garotas modernas, mas se você gosta, aprender os antigos códigos de comportamento pode realmente ser bastante divertido. Você achará que ao invés de parecer um fardo, agir elegantemente fará com que se sinta melhor. Quando você se levanta ereta, você se sente mais vigorosa, e quando você escreve um bilhete gentil de agradecimento a alguém, você realmente se sente como se você estivesse verdadeiramente apta a expressar sua gratidão. A maneira como os outros ao redor a verão irá melhorar, e esperançosamente eles irão se comportar se maneira semelhante com você. Mas infelizmente eu sou pouco qualificada para discurtir maneiras de modo aprofundado, então tentarei fornecer alguns recursos aqui:

- Pierraxryuka's translation of a GLB Manners Guide
- The Super-fun Victorian Etiquette Game
- An Introduction to Victorian Etiquette
- Victorian Etiquette
- Gothic Charm School
(links em inglês)


Créditos:
Texto original: Lolita Handbook
Tradução: ichigo


Postado às 8:26

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lolita Lifestyle

O texto a seguir foi traduzido do Lolita Handbook por mim. Fiquem a vontade para copiar aonde quiserem, desde que não se esqueçam dos créditos ^^v

Lolita Lifestyle

Estilo de vida lolita
Muitas pessoas se perguntam se você precisa viver um estilo de vida lolita para ser lolita, e a resposta é definitivamente não, lolita é uma moda em primeiro lugar. Mas algumas lolitas querem levar uma vida mais bonita e elegante para combinar com suas roupas, freqüentemente usam de maneiras "antiquadas" e até atividades infantis, especialmente quando encontram com outras lolitas. Se você não é boa em ser "antiquada", está tudo bem e isso não faz de você menos lolita do que qualquer um. Mas para aquelas que apreciam fazer coisas extravagantes e fantasiosas com outras lolitas aqui estão algumas atividades que você pode apreciar. Vamos começar com o óbvio.

Tea Parties
Tea Parties ("festas do chá", mas mesmo aqui no Brasil costumamos chamar pelo nome em inglês, então vejo necessidade de ficar traduzindo) são uma das mais comuns, mas elegantes, maneiras de se juntar um grupo de lolitas. O chá pode ser em estilo Inglês ou Japonês, ou pode ser menos formal. Há dúzias de receitas de boas comidas para tea party que podem ser encontradas aqui:
Crazisilverange's recipes
egl_cooking
(Esses links estavam no artigo original e resolvi mantê-los, embora estejam em inglês. Se alguém souber de algum site com receitas boas especificamente para tea parties, compartilhe! :D)

Piqueniques
Como uma tea party, mas um pouco mais informal. A chance perfeita para apresentar suas roupas country lolita e seus parasols para uma diversão lolita esperançosamente sem formigas. Conseguir apenas uma bela cesta de vime e uma bonita colcha e todos trazem petiscos. Sanduíches e bolos são boas comidas para piqueniques e ainda são elegantes, e mesmo coisas como salgadinhos são boas se colocadas em uma vasilha ao invés de um saco.

Apreciando as Artes
Isso pode variar de ir ver Madame Butterfly até apenas ver um filme. Junte um grupo de lolitas ou apenas vista-se sozinha e vá ver uma sinfonia. Apenas não use sua melhor roupa lolita em um show de rock - há chances de que ela seja arruinada ou manchada.

Outras atividades em grupo
♥ Dança de salão
♥ Jogos de garotinha - amarelina, pular corda, esconde-esconde e baombolê
♥ Velejar
♥ Jogar baralho
♥ Karaoke
♥ Xadrez
♥ Ir a um parque de diversões ou circo
♥ Patinação no gelo

Esportes Lolita
♥ Croquet
♥ Andar a cavalo (de lado, é claro :P)
♥ Ciclismo "antiquado" (aquelas bicicletas antigas? 8D)
♥ Bocha
♥ Esgrima
♥ Badminton (peteca + raquete)

Atividades que podem ser feitas por uma ou mais lolitas
♥ Música - violino e piano são especialmente lolita, mas qualquer instrumento serve, na verdade
♥ Arte
♥ Costura
♥ Tricô
♥ Cozinhar
♥ Jardinagem e arranjos de flores

Além disso, a adorável Fatalfille escreveu 101 Lolita Lifestyle Ideas, as quais você deveria checar.
(Pretendo traduzir essas 101 idéias, amo Lolita Lifestyle ♥ Mas... né? São 101, vai demorar um pouco.)


Créditos:
Texto original: Lolita Handbook
Tradução: ichigo


Postado às 10:16

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como não ser uma ita

O post sobre anáguas foi bem aceito aqui e no orkut :D Mais pra frente vou postar um tutorial de como engomar anáguas e saias, ok? :)

Ah! Isso não tem nada a ver, mas... ontem foi meu aniversário ^^"

O texto a seguir foi postado na comunidade Gothic Lolita pela Mixy.
Recomendo com vigor que leiam esse texto e até dêem uma olhada no tópico porque algumas meninas fizeram observações relevantes ^__^

Créditos:
Post original (em inglês): F*** Yeah Lolita
Tradução e adaptação: Mixy (o texto foi adaptado por conter coisas que ela considerou ofensiva - ou, na minha opinião, que foram extremamente exageradas xD)
Agradecimentos: Youran por fornecer o link. Kazi por revisar o texto.


Como não ser uma ita

Ah, as temidas Itas! É o que toda lolita novata teme ser taxada. Se você não sabe ao certo o que o termo quer dizer, Ita significa, basicamente, alguém que erra feio ao tentar usar lolita. Os erros mais comuns entre as Itas são normalmente cometidos por iniciantes, mas é claro que se pode continuar a ser uma Ita por anos.

Antes de começar com essa lista de "sim" e "não", eu gostaria de dizer que você pode vestir o que quiser. Se você gosta de coisas que normalmente são consideradas Ita, use-as! Apenas não chame-as de lolita e estará tudo ok. Mas se o mundo das Itas não te interessa, e você quer distância dele, aqui estão algumas pequenas "regras" para manter você fora do grupo delas.

Não use vestidos feitos inteiramente de cetim ou veludo
Eles dão uma aparência "barata" para a roupa. Cetim se tornou um dos tecidos mais temidos pelas lolitas, por causa dos vestidos baratos das Itas, ou pior, por lembrarem fantasias de sex-shop e de carnaval. Às vezes brands podem produzir peças de cetim, mas normalmente, não importa o quanto agradável e grosso é o cetim, ele vai causar horror para as lolitas. E o veludo é tão ruim quanto.



Fique longe do "Preto & Branco"
Vestidos pretos com laços brancos e rendas da mesma cor se tornaram a marca oficial das Itas. Se você é uma iniciante, e completamente desinformada, é melhor ficar longe desse combo. Porque no geral, se o laço é ainda mais barato e de má qualidade, vai ficar horrível em um vestido preto. Se você tem que usar preto e branco, use uma camisa toda branca com um jumper skirt preto ou uma saia. Misturar peças de uma única cor é muito mais seguro do que misturar laços e tecidos.



Mantenha distância de outros combos de cores "góticos"
Eu estou falando principalmente de preto e vermelho e preto e roxo. Enquanto algumas pessoas misturam um ou outro desses pares de cores com perfeição, muitas iniciantes misturam essas cores, ou até outras, em vestidos que ficariam ótimos completamente pretos. Enquanto um vestido preto com um laço roxo pode ficar bom em um outfit gótico, ele normalmente não ficaria bom em um outfit lolita.



Evite vestidos com muita renda
Rendas feitos de material de qualidade duvidosa é uma das maiores falhas entre as Itas. Simplesmente porque um vestido é barato ou feito de tecido de má qualidade, enchê-lo de renda não o tornará melhor. Então tente evitar vestidos com esse tipo de exagero. Muitos vestidos clássicos de Itas são exatamente assim.



Não tente fazer um outfit lolita com qualquer roupa que você encontrar em seu armário
Pouquíssimas roupas "normais" se encaixam no estilo. Camisas e acessórios podem sim ser achados em lojas comuns, mas é a saia que pode arruinar tudo. Se você tentar encontrar um outfit completo em seu armário comum, você provavelmente irá apenas parecer que está indo para um jantar à fantasia.




Tente evitar acessórios considerados Ita
Existem alguns tipos de acessórios que são comumente associados com Itas, e um dos mais famosos é o headdress retangular. Não que o mesmo não seja usável, muito pelo contrário, mas tem de ser usado da maneira "correta". Outro acessório que também remete a Itas são as mini-cartolas. Não por serem "not roriita", mas sim por muitas vezes serem mal feitas, e nem sequer se parecerem com cartolas reais, normalmente possuíndo um formato que lembra "rolo de papel higiênico com um CD na base forrados com um pano preto". Alguns outros acessórios que podem facilmente serem associados com Itas são: meias listradas, meias com rendas excessivas, meias transparentes, asas de anjo, arm warmers entre outros. Sozinhos, alguns desses acessórios podem sim montar um ótimo outfit, mas se você não sabe ao certo como coordená-los, evite-os por enquanto.



Não exagere na maquiagem
Não é porque você está usando gothic lolita que precisa cobrir seu rosto com traços completamente aleatórios de delineador ou se parecer com uma gótica de verdade. Também evite maquiagens scene e de j-rockers. E não pense que, só porque lolita pode ser descrito como "se parecer com uma boneca" você pode pintar seu rosto de branco, desenhar pequenos lábios de boneca sobre os seus lábios e usar blush excessivo nas bochechas. O ponto não é se parecer com uma boneca barata de porcelana. Quanto mais natural for sua maquiagem, melhor.



Separe seu amor por animê de suas roupas lolita
Como já foi dito diversas vezes, lolita não é cosplay. Isso significa que, pelo menos boa parte do que você comprar em um evento de animê, não será bem aproveitado em lolita. Também significa que as infames orelhinhas de gato, coelho ou qualquer outro animal "kawaii" também devem ficar bem longe. Claro, salvo algumas raras exceções. E sem esquecer dos outros acessórios super "kawaii desu" do seu personagem favorito, como perucas multicoloridas e de material barato, uniformes de empregada entre outros. Deixe-os longe, bem longe.



Separe seu amor pelo Japão de ruas roupas lolita
Não é porque lolita nasceu na terra mágica chamada Japão que você deve usar o máximo possível de elementos japoneses em seus outfits. Sem guarda-chuvas de papel, sem maquiagens de gueixa, sem leques tradicionais. E se você não estiver totalmente segura de que seu wa-loli se encaixa corretamente em lolita, é melhor evitá-lo por enquanto também. Wa-loli é uma subdivisão complicada e que requer um bom conhecimento em lolita, então se você ainda é uma iniciante, tome cuidado.



Saias devem ter o tamanho e corte corretos
É verdade que existe uma certa variedade de tamanhos e cortes para saias lolita, mas alguns modelos simplesmente estão fora disso. Na maioria dos outfits lolita clássicos, a saia deve começar a se alargar na sua cintura. As mesmas, normalmente, terminam nos joelhos ou na proximidade deles.



Não tente imediatamente ser "única"
Você definitivamente não vai conseguir misturar o estilo com coisas variadas, e de forma correta, a menos que saiba muito bem o que está fazendo, e que não se esqueça das "regras" básicas. Mantenha as coisas simples no início. É apenas senso comum, você não pode correr sem antes engatinhar, e você não pode coordenar um outfit interessante e bonito antes que você saiba usar uma anágua e evitar as temidas orelhas de bichinhos.



Não tente ser sexy
Se você gosta de lolita porque é sexy, então você não sabe o principal sobre a moda em si. Não mostre seus seios, mantenha suas coxas cobertas, sua barriga também deve se manter escondida, e por favor, não chupe pirulitos de forma "sensual".



Não esqueça das coisas básicas
Essa talvez seja uma das coisas mais importantes de se lembrar. Muitas Itas se esquecem, por exemplo, das anáguas. Mesmo que você tenha um outfit razoável, não usar uma anágua pode arruiná-lo. Também é comum se esquecerem de meias. Sobre os joelhos, abaixo deles, meias calças, seja o que for, não se esqueça de colocar algo em suas pernas, e algo que não seja transparente.

Não é difícil de se evitar ser uma Ita, o grande motivo pelo qual a maioria acaba caindo sob essa marca é porque, ou não pesquisam corretamente, ou sequer se dão ao trabalho de fazê-lo. Muitas garotas acham que qualquer vestido pode se enquadrar no estilo, enquanto outras acham que o termo também serve para roupas sexy. Independente do erro, todos estão ligados a má informação. Portanto, pesquisem. Ler nunca matou ninguém, e com certeza vai te ajudar muito mais do que você pensa.


Postado às 9:59